Colocar a mão na terra, plantar, cuidar e colher hortaliças, frutas, temperos e ervas medicinais, são algumas práticas do projeto Hortas Escolares, desenvolvido nas Escolas Sesc Santa Catarina. Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Projeto Habilidades de Estudo (contraturno) têm acesso a um verdadeiro laboratório ao ar livre, onde vivenciam o ensino através da experiência prática e complementam os conhecimentos da sala de aula.
São trabalhadas questões diretamente relacionadas à boa alimentação, ao cultivo de alimentos, valorização e respeito ao trabalhador do campo, cuidados com o meio ambiente e conteúdos curriculares de diversas disciplinas como matemática, ciências, biologia, geografia, entre outros. Os estudantes discutem temas como saúde, nutrição e ecologia, que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores compartilham responsabilidades com as crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.
De forma simples e efetiva, o projeto tem possibilitado momentos prazerosos, de grande interação e autonomia das crianças, que são protagonistas de todo o processo. Os alunos participam desde o preparo e manuseio do solo e de componentes orgânicos, escolha das espécies, plantio, manutenção e colheita, até a preparação dos alimentos nas aulas de culinária e degustação dos vegetais. Desta forma, a trabalho desenvolvido com as hortas escolares estimula as crianças a adotarem hábitos saudáveis e sustentáveis.
“Para o Sesc, a horta é um importante instrumento de Educação Ambiental permanente, que amplia o olhar das crianças frente às discussões atuais relacionadas ao assunto. Ao oportunizar a exploração da relação dos alunos com a natureza e os impactos de suas ações, conseguimos despertar a consciência ecológica desde cedo”, destaca a técnica de Educação Complementar, Samantha Fillipon, responsável pela condução do projeto no âmbito estadual.
As hortas implantadas pelas escolas podem ser horizontais (hortas tradicionais), verticais ou mesmo em vasos. O projeto tem suporte técnico e conta inclusive com calendários de plantio de acordo com cada região. Também há participação de pais e parcerias locais como o Rotary Clube, Secretaria de Agricultura e Epagri.
Aprendendo a cultivar: é preciso regar, esperar e cuidar
A interação entre família e Escola, muito estimulada pelo Sesc, também acontece através deste projeto. Na Escola Sesc Criciúma, por exemplo, o avô de um dos alunos foi convidado para passar uma atividade especial, em que apresentou seus conhecimentos sobre plantio e deu dicas para que a horta possa prosperar. Nesta Unidade, todas as turmas utilizam a horta como ferramenta de aprendizagem, porém a responsabilidade de cuidar e fazer a manutenção são dos alunos do Projeto Habilidades de Estudo (PHE).
Ao longo deste ano, os estudantes plantaram mudas de diferentes tipos de alfaces, couve folha, cebolinha e salsinha. Em sala de aula, pesquisaram sobre as hortaliças, nutrientes e receitas de saladas que utilizavam estes ingredientes. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental, foram realizados trabalhos voltados às estações do ano e períodos favoráveis a determinados cultivos, entre outros.
“A vivência com as plantas e o manejo com a terra são de suma importância para desenvolvimento da criança. Por meio das práticas, podemos observar o deslumbramento e a ansiedade das crianças em ver crescer o que plantaram”, conta a técnica de Educação Complementar do Sesc Criciúma, Camila Bristot Dassoler.
Além disso, o projeto tem despertado nos pequenos o prazer de comer alimentos frescos e sem agrotóxicos. “A possibilidade de consumir esse produto final é muito interessante, pois trabalhamos com os alunos a educação alimentar, mostrando que é possível cultivar suas verduras e legumes em pequenos espaços de forma fácil, potencializando a importância de uma alimentação mais saudável e segura”, reforça Camila.
Preparando o alimento: a berinjela na pizza fica uma delícia!
Na Escola Sesc Jaraguá do Sul, a turma Dinos, grupo 4 anos da Educação Infantil, realizou o plantio da berinjela e acompanhou todo o desenvolvimento. Os alunos colheram os legumes e ainda prepararam uma deliciosa receita de "Pizza de Berinjela". De acordo com a técnica de Educação Complementar da Unidade, Maria Aparecida Corazza, essas vivências proporcionaram às crianças uma aprendizagem concreta recheada de alegrias e descobertas.
“O projeto Hortas Escolares tem propiciado o contato direto com o meio ambiente, despertando o encantamento, a sensibilidade e a curiosidade da criança pela natureza, possibilitando uma aprendizagem significativa e a melhora dos hábitos alimentares”, salienta.
Multiplicadores: crianças compartilham o que aprendem na escola em casa
Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolares na Escola Sesc Chapecó, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, a influência nas escolhas alimentares das crianças.
“As crianças atuam como multiplicadores, já que compartilham o que aprendem na escola em casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola. Reforça-se a necessidade de uma mudança de postura da sociedade atual com relação ao meio ambiente”. Evandra Cristina Sabedot Schneider
Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.
Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019
As matrículas seguem abertas e ainda há vagas em algumas Unidades.
Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/
Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.
Confira imagens do projeto Hortas Escolares!
0 Comentários