Com as mãos na terra: Nas Escolas Sesc, as hortas são verdadeiros laboratórios ao ar livre


22/11/2018 - Atualizado em 26/11/2018 - 804 visualizações

Colocar a mão na terra, plantar, cuidar e colher hortaliças, frutas, temperos e ervas medicinais, são algumas práticas do projeto Hortas Escolares, desenvolvido nas Escolas Sesc Santa Catarina. Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Projeto Habilidades de Estudo (contraturno) têm acesso a um verdadeiro laboratório ao ar livre, onde vivenciam o ensino através da experiência prática e complementam os conhecimentos da sala de aula.

São trabalhadas questões diretamente relacionadas à boa alimentação, ao cultivo de alimentos, valorização e respeito ao trabalhador do campo, cuidados com o meio ambiente e conteúdos curriculares de diversas disciplinas como matemática, ciências, biologia, geografia, entre outros. Os estudantes discutem temas como saúde, nutrição e ecologia, que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores compartilham responsabilidades com as crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

De forma simples e efetiva, o projeto tem possibilitado momentos prazerosos, de grande interação e autonomia das crianças, que são protagonistas de todo o processo. Os alunos participam desde o preparo e manuseio do solo e de componentes orgânicos, escolha das espécies, plantio, manutenção e colheita, até a preparação dos alimentos nas aulas de culinária e degustação dos vegetais. Desta forma, a trabalho desenvolvido com as hortas escolares estimula as crianças a adotarem hábitos saudáveis e sustentáveis.

“Para o Sesc, a horta é um importante instrumento de Educação Ambiental permanente, que amplia o olhar das crianças frente às discussões atuais relacionadas ao assunto. Ao oportunizar a exploração da relação dos alunos com a natureza e os impactos de suas ações, conseguimos despertar a consciência ecológica desde cedo”, destaca a técnica de Educação Complementar, Samantha Fillipon, responsável pela condução do projeto no âmbito estadual.

As hortas implantadas pelas escolas podem ser horizontais (hortas tradicionais), verticais ou mesmo em vasos. O projeto tem suporte técnico e conta inclusive com calendários de plantio de acordo com cada região. Também há participação de pais e parcerias locais como o Rotary Clube, Secretaria de Agricultura e Epagri.

Aprendendo a cultivar: é preciso regar, esperar e cuidar

A interação entre família e Escola, muito estimulada pelo Sesc, também acontece através deste projeto. Na Escola Sesc Criciúma, por exemplo, o avô de um dos alunos foi convidado para passar uma atividade especial, em que apresentou seus conhecimentos sobre plantio e deu dicas para que a horta possa prosperar. Nesta Unidade, todas as turmas utilizam a horta como ferramenta de aprendizagem, porém a responsabilidade de cuidar e fazer a manutenção são dos alunos do Projeto Habilidades de Estudo (PHE).

Ao longo deste ano, os estudantes plantaram mudas de diferentes tipos de alfaces, couve folha, cebolinha e salsinha. Em sala de aula, pesquisaram sobre as hortaliças, nutrientes e receitas de saladas que utilizavam estes ingredientes. Na Educação Infantil e Ensino Fundamental, foram realizados trabalhos voltados às estações do ano e períodos favoráveis a determinados cultivos, entre outros. “A vivência com as plantas e o manejo com a terra são de suma importância para desenvolvimento da criança. Por meio das práticas, podemos observar o deslumbramento e a ansiedade das crianças em ver crescer o que plantaram”, conta a técnica de Educação Complementar do Sesc Criciúma, Camila Bristot Dassoler.

Além disso, o projeto tem despertado nos pequenos o prazer de comer alimentos frescos e sem agrotóxicos. “A possibilidade de consumir esse produto final é muito interessante, pois trabalhamos com os alunos a educação alimentar, mostrando que é possível cultivar suas verduras e legumes em pequenos espaços de forma fácil, potencializando a importância de uma alimentação mais saudável e segura”, reforça Camila.

Hora de plantar...

  

Hora de colher...

  

Preparando o alimento: a berinjela na pizza fica uma delícia!

Na Escola Sesc Jaraguá do Sul, a turma Dinos, grupo 4 anos da Educação Infantil, realizou o plantio da berinjela e acompanhou todo o desenvolvimento. Os alunos colheram os legumes e ainda prepararam uma deliciosa receita de "Pizza de Berinjela". De acordo com a técnica de Educação Complementar da Unidade, Maria Aparecida Corazza, essas vivências proporcionaram às crianças uma aprendizagem concreta recheada de alegrias e descobertas.

“O projeto Hortas Escolares tem propiciado o contato direto com o meio ambiente, despertando o encantamento, a sensibilidade e a curiosidade da criança pela natureza, possibilitando uma aprendizagem significativa e a melhora dos hábitos alimentares”, salienta.

Colheita da berinjela

  

Legume entra no lanche

  

Multiplicadores: crianças compartilham o que aprendem na escola em casa

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolares na Escola Sesc Chapecó, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, a influência nas escolhas alimentares das crianças.

“As crianças atuam como multiplicadores, já que compartilham o que aprendem na escola em casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola. Reforça-se a necessidade de uma mudança de postura da sociedade atual com relação ao meio ambiente”. Evandra Cristina Sabedot Schneider


Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.

Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019

As matrículas seguem abertas e ainda há vagas em algumas Unidades.

Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/

Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.

Confira imagens do projeto Hortas Escolares!


Hora da colheita na horta da Escola Sesc Itajaí

4Palhoça 4.jpgAlunos da Educação Infantil da Escola Sesc Palhoça plantam árvores frutíferas

Alunos da Educação Infantil da Escola Sesc Palhoça plantam árvores frutíferas

Alunos da Educação Infantil da Escola Sesc Palhoça plantam árvores frutíferas

Alunos da Educação Infantil da Escola Sesc Palhoça plantam árvores frutíferas

Alunos da Educação Infantil da Escola Sesc Palhoça plantam árvores frutíferas

Colheita na horta da Escola Sesc Xanxerê

Horta da Escola Sesc Xanxerê

Horta da Escola Sesc São Bento do Sul

Alunos do Ensino Fundamental cuidam da horta em Chapecó

A alface vai da horta da Escola Sesc Criciúma direto para o lanche das crianças

Couve pronta para ser colhida na horta da Escola Sesc Criciúma

Projeto contribui para a melhora dos hábitos alimentares

Plantação de alface na horta da Escola Sesc Criciúma

Estudantes cuidam da horta da Escola Sesc Criciúma

Horta da Escola Sesc Criciúma germinando

Aprendendo a cultivar: horta da Escola Sesc Chapecó

Manejo da terra: horta da Escola Sesc Chapecó

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