Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Curitibanos protagonizaram um projeto inspirador no ano letivo 2018. Com a coordenação da professora de artes Casia Molin, a turma trabalhou com fotografia e encarou o desafio de realizar o vídeo de animação em stop motion "Ser Criança". A atividade teve como objetivo aliar arte com a tecnologia, proporcionando que o mundo digital seja explorado de forma mais criativa, com um resultado muito especial. (Acesse o vídeo abaixo)
De acordo com a professora, a experiência de criar um roteiro de animação e gravar um vídeo a partir da técnica do stop motion foi marcante e envolvente. “Desenvolvemos uma representação do dia a dia de cada criança em suas brincadeiras, mostrando o quanto a amizade delas é algo especial e marcante nos motivou nessa produção desafiadora”.
A técnica de Educação da Unidade, Taísa Ferretto, conta que com a atividade as crianças puderam se relacionar ativamente, não apenas como consumidoras, mas com a ideia de unir a tecnologia já enraizada na sociedade, com a criação artística, para que desde cedo sejam capazes de produzir conteúdos. O stop motion nasceu em uma época em que só era possível capturar imagens estáticas, graças à fotografia. Para o surgimento do cinema, era preciso que a barreira da estabilidade fosse quebrada. A técnica foi a solução, pois consiste em fotos ou quadros que, em série, dão impressão de movimento. Funciona como uma ilusão de óptica: quando os quadros são apresentados em sequência e em alta velocidade - são de 15 a 24 quadros por segundo -, há a sensação de movimento. A técnica serviu de suporte para a criação de outras formas de animação, como os desenhos animados, e ainda é utilizada para efeitos em filmes e jogos.
Colaboração: Taísa Ferretto Ribeiro (Técnica de Educação Sesc em Curitibanos)
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