Durante o segundo semestre de 2024, as turmas do 4º e 5º ano da Escola Sesc Araranguá se reuniram para o desenvolvimento do Projeto Startup Escola, uma iniciativa inovadora com o objetivo de introduzir no cotidiano escolar os conceitos básicos de programação como uma ferramenta de aprendizagem.
As atividades foram realizadas de forma interdisciplinar, abordando temas como raciocínio lógico, leitura e interpretação de comandos, planejamento, estratégia, trabalho colaborativo e sustentabilidade.
No decorrer do projeto, os alunos exploraram a tecnologia como uma aliada do meio ambiente, entendendo seu uso para além do entretenimento. Sob a orientação das professoras Gisele Soares Anastácio, Juliana Teixeira da Silva e Karolini Fontana Garcia, os estudantes participaram de diversas atividades voltadas ao desenvolvimento do pensamento tecnológico. Eles também aprenderam sobre o conceito de circuito simples e experimentaram plataformas digitais como o Tinkercad.
A proposta surgiu a partir de uma problemática identificada na escola: a irrigação da área verde. Como solução, as turmas construíram uma horta inteligente que utiliza programação para monitorar a necessidade de irrigação, evitando o desperdício de água, um recurso natural essencial.
O projeto culminou em uma exposição de trabalhos na Mostra de Artes e Ideias, que teve como tema norteador a tecnologia verde. Essa iniciativa destacou o protagonismo dos alunos e demonstrou como a programação pode ser uma poderosa ferramenta para soluções sustentáveis, promovendo o aprendizado de maneira criativa e engajada.
Sobre o Startup Escola
O Projeto Startup Escolas é uma iniciativa que promove a educação empreendedora entre estudantes, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo. Com foco na criatividade e inovação, o projeto estimula habilidades como resolução de problemas, tomada de decisões, comunicação eficaz e pensamento crítico, além de incentivar os alunos a criarem soluções para problemas reais.
Por meio de atividades práticas, colaborativas e gamificadas, como o uso de jogos de tabuleiro, o Startup Escolas transforma o aprendizado em uma experiência motivadora, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa abordagem não apenas fomenta o desenvolvimento de competências essenciais, como autoconfiança e mentalidade adaptativa, mas também promove o engajamento dos estudantes em um ambiente que valoriza o aprendizado contínuo e o espírito empreendedor.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários