O projeto “Viajando pelos planetas” desenvolvido com a turma de 5 anos, matutino, da Educação Infantil da Escola Sesc em Joinville, em parceria com a Sala de Ciências da Unidade, propiciou bons momentos e muita aprendizagem. De acordo com a técnica de Educação Ana Cristina Rathunde, a pesquisa iniciou com foco no conhecimento prévio e comum da turma, ou seja, todos sabiam que o planeta em que vivemos chama-se Terra. “Este consistiu na base dos estudos, destacando a importância de nós, enquanto seres humanos, cuidarmos no nosso planeta, estimulando ações conscientes sobre a sustentabilidade”, conta.
No segundo trimestre, as descobertas foram expandidas para os demais planetas do Sistema Solar. Os pequenos conheceram as principais características de cada um, bem como, os movimentos de translação e rotação e a exploração do instrumento utilizado para observar à grandes distancias, o telescópio.
Para encerrar as investigações sobre o espaço, nos últimos três meses, os alunos exploraram a nave espacial mais veloz do mundo, o foguete e a profissão de astronauta. Uma das grandes conquistas em meio as atividades desenvolvidas foi o contato e a assinatura na cápsula do primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, Marcos Pontes. A cápsula corresponde a uma das partes de um foguete, a única que volta para a Terra, sendo a espaçonave onde ficam os astronautas, possui aproximadamente 2,20 metros de diâmetro, como se fossem a casa deles (escritório, cozinha, quarto, banheiro).
Com o auxílio de textos, vídeos e imagens, os alunos pesquisaram e aprenderam sobre a NASA, os primeiros viajantes para à Lua e o espaço, as partes do foguete, a decolagem (contagem regressiva), a roupa e a comida espacial.
Com o objetivo de complementar esta trajetória de estudos, de forma prática e interativa, resultando em uma atividade pedagógica de campo, o Sesc Joinville contou com a parceria do Professor Doutor José Fernando Fragalli da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.Ele organizou para as crianças e seus familiares, no dia 06/12, uma observação do céu, tendo o auxílio de um telescópio profissional de longo alcance.
Fragalli iniciou a sua fala afirmando: “O que nós vimos nas lentes dos telescópios é o que vimos aos olhos nus”. Apesar das condições climáticas não estarem favoráveis foi um momento bastante envolvente, no qual as crianças e também os seus familiares exploraram significativamente esse instrumento óptico. No início da atividade, a turma estava bastante ansiosa para observar de perto este equipamento profissional. No instante em que se deparam com o equipamento, foi possível ver a felicidade nos olhinhos brilhando.
O projeto, bem como, este estudo de campo proporcionou as crianças, situações das quais elas investigassem, explorassem, criassem e experimentassem conhecimentos relativos ao tema. Todos os momentos, brincadeiras e atividades contribuíram para o conhecimento científico de cada criança.
Colaboração: Ana Cristina Rathunde, técnica de Educação do Sesc Joinville.
0 Comentários