Dia da Consciência Negra: Alunos da EJA Sesc Prainha apresentam releituras da obra de Valda Costa


17/11/2022 - Atualizado em 17/11/2022 - 963 visualizações

Para marcar o Dia da Consciência Negra, artista visual florianopolitana Valda Costa foi a escolhida pela turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha, para uma reflexão sobre a importância dessa data não só no Brasil, mas no mundo.

Nos últimos dias, os alunos realizaram releituras da obra de Valda, através de desenhos e a imagem da artista. A atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Artes, Filosofia e Sociologia sob a orientação professora Lilyan Fonseca Nascimento, com apoio da professora Melissa Gisele Bencz, de Espanhol.

O resultado poderá ser conferido de perto, na exposição “Valda Costa: outra vez te revejo”, que apresenta os trabalhos dos estudantes. A abertura vai acontecer no hall da Biblioteca do Sesc Prainha, nesta sexta-feira, dia 18/11, às 20h, com a presença de integrantes da família de Valda Costa, alunos e professores.


Alunos em produção

Sobre a artista

Afrodescendente de origem pobre e de pouca escolaridade, Valda Costa obteve ascensão na concorrida e elitista área das artes plásticas quando conquistou espaço e reconhecimento nos mais concorridos ambientes culturais da ilha. Criada no Morro do Mocotó, localidade próxima ao centro da capital, Valda Costa morreu pobre e esquecida.

 O Museu de Arte de Santa Catarina conta com um pequeno acervo de quadro da artista que foi musa inspiradora de Martinho de Haro, enfermeira no hospital da Caridade, cabelereira, e mãe de seis filhos. Foi comparada a Di Cavalcanti e ganhou a admiração de críticos, artistas, marchands e colecionadores que conheceram a grandeza da artista que não pode ser esquecida.

Colaboração: Professoras Lilyan Fonseca Nascimento e Melissa Gisele Bencz, da Eja Sesc Prainha.

+ EJA Sesc Prainha 

Você também quer terminar o Ensino Médio gratuitamente, ou conhece alguém que queira, concluir gratuitamente venha para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha.

A EJA Ensino Médio é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), então não há custo para o aluno. São seis turmas distribuídas nos turnos vespertino e noturno e uma equipe composta por nove professores, todos habilitados nas disciplinas que atuam. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do Histórico escolar, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho (folha de identificação e do último contrato) e 1 foto 3x4.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

A EJA é um dos nossos projetos em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .