Na área de Educação, nossa equipe compartilha sugestões de brincadeiras educativas e atividades para as crianças. Confira!
Para crianças da Educação Infantil e Fundamental I
- 01: Desenho e pintura usando diferentes suportes (papel craft, cartolina, tela, folhas secas, pedras, jornal, revista, isopor, caixas de papelão) e elementos gráficos (pincel, dedo, esponja, rolha, giz de cera, lápis de cor, canetinha).
- 02: Mistura de elementos para observação e como experiência motora: água, terra, areia, tinta, cola, folhas secas. Dá para usar essas misturas para pintar, desenhar ou simplesmente explorar suas sensações e observar seus efeitos.
- 03: Escrever a rotina do dia e fazer um calendário para ajuda na organização temporal.
- 04: Construir cenários com as crianças, usando objetos como lençol, caixas de papelão, sucata, roupas e acessórios dos adultos, esteira de praia etc. Ideias de cenário: cabaninha, praia, barco, cômodos de casa, castelo, utensílios domésticos (fogão, pia etc.).
- 05: Brincar de faz de conta.
- 06: Imitar animais.
- 07: Fazer som do vento, da chuva, do trovão, do carro, do avião etc.
- 08: Fazer caretas na frente do espelho.
- 09: Explorar os barulhos que o corpo ou objetos podem fazer.
Para crianças de todas as idades
- 01: Encenar histórias.
- 02: Ajudar a cozinhar.
- 03: Ajudar na organização e limpeza da casa.
- 04: Jogo da forca.
- 05: Dançar.
- 06: Cantar músicas lentamente, rapidamente, no ritmo normal.
- 07: Brincadeira de estátua.
- 08: Brincadeira de telefone sem fio.
- 09: Ler livros, poemas, parlendas.
- 10: Piquenique (na sala mesmo!).
- 11: Plantar; cuidar das plantas.
- 12: Mímica.
- 13: Trava-língua.
- 14: Adivinhas.
- 15: Ver fotos antigas.
- 16: Fazer desenhos de observação de pessoas, animais, natureza, alimentos etc.
- 17: Fazer desenhos sobre uma história.
- 18: Escrever: listas, poemas, cartas, livros, sobre seus sentimentos, histórias em quadrinhos etc. Quando a criança não tem domínio sobre o sistema de escrita, o adulto pode ser o escriba.
- 19: Investigar e pesquisar sobre curiosidades das crianças e adolescentes (sobre animais, natureza, história etc.).
- 20: Fazer uma planta de casa e/ ou uma maquete, usando sucata, caixas, tecidos etc.
- 21: Medir os ambientes da casa, pessoas ou objetos, usando instrumentos convencionais (régua, trena etc.) ou não convencionais (palmas, passos etc.).
Colaboração: Fernanda Mello de Moura, técnica de Educação Sesc Santa Catarina – Departamento Regional
1 Comentários
gabriela
15/02/2023 tenho 10 ano mais gostei.Publicado à 1 ano