Diversão, experimentação e aprendizado nas aulas de culinária da Educação Infantil


04/10/2018 - Atualizado em 12/12/2018 - 14172 visualizações

No Sesc, alimentação saudável é uma questão de educação. Há muito tempo a Instituição desenvolve projetos nutricionais e promove uma alimentação de qualidade nas Escolas. Mas, há dois anos o assunto ganhou força e entrou como componente curricular da Educação Infantil, com as aulas de culinária para crianças de 2 a 5 anos, em um projeto que envolve professores, alunos e suas famílias.

“A escola é o local onde as crianças podem ser estimuladas a comer de forma mais saudável e deve ser usada como um espaço privilegiado para a conquista da autonomia e adoção de hábitos saudáveis”, salienta o gerente de Educação do Sesc/SC, Valdemir Klamt.

Desenvolvido em parceria com a área de Saúde do Sesc, o Projeto Culinária, possui uma metodologia específica, com abordagens teóricas e práticas, seguindo as diretrizes da Proposta Pedagógica da Educação Infantil. O objetivo é incentivar os alunos a consumirem alimentos saudáveis, possibilitando o fazer e o experimentar de maneira prazerosa, organizada e segura. Os encontros semanais contemplam conhecimentos sobre nutrição, experiência sensorial, gastronomia nacional e internacional, e preparação de receitas, proporcionando o desenvolvimento de atitudes positivas frente aos diferentes tipos de alimentos. 

Para os pequenos, lidar com a preparação da comida pode significar diversão e as aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira, são, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. “Quando a criança tem a oportunidade de testar, se sujar e vivenciar a produção da receita, comer e experimentar alimentos diferentes, a alimentação se torna um grande prazer”, observa Klamt.

Conteúdos trabalhados despertam a curiosidade natural das crianças

A cada mês, um novo tema possibilita que sejam trabalhados diversos conteúdos curriculares correlacionados ao tema alimentação saudável e nutricional. Em setembro, a culinária espanhola foi o assunto desenvolvido. Na Escola Sesc Chapecó, o plano de aula contemplou o estudo científico da cultura do país, como as pessoas se vestem, o que comem, entre outros. “Dentro da proposta, as crianças estudaram sobre os temperos e especiarias e realizaram atividades lúdicas e significativas, num grau de complexidade apropriado para cada turma de Educação Infantil”, conta Daniele Reinke Streicher, técnica de Educação da Unidade.

“Conhecer aquilo que estão preparando e comendo, pesquisar de onde vêm esses alimentos e como chegam às suas mesas são abordagens que ampliam o vocabulário das crianças e aumentam seus repertórios culturais, promovendo desenvolvimento e aprendizagem. A diversão e a riqueza de conteúdo são elementos essenciais para o desenvolvimento do projeto”, reforça o gerente de Educação do Sesc.

Karina Kobos, professora da turma de 3 anos da Escola Sesc Curitibanos, acredita que quando a criança participa do preparo da comida, ela pode estar mais aberta a experimentar novos sabores. “Conhecer o aroma e o gosto de cada ingrediente torna-se parte da brincadeira, na medida em que desperta a curiosidade natural das crianças. Dessa maneira, ela irá crescer com um paladar mais eclético e terá mais chances de manter uma alimentação saudável no futuro”. 

Os alunos estudam conteúdos curriculares correlacionados ao tema alimentação saudável

São 2 horas de atividades de culinária semanais, contemplando teoria e prática 

Identificando as texturas, cheiros e sabores

Na atividade de análise sensorial, a abordagem foca nos cinco sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição, ampliando as descobertas e utilizando diferentes linguagens. Os alunos experimentam diferentes sabores, texturas, cores, formas dos alimentos, e as turmas mais avançadas elaboram registros coletivos das receitas.

De acordo Taisa Ferretto Ribeiro, técnica de Educação do Sesc Curitibanos, a intenção é proporcionar a familiarização de alimentos crus, cozidos, inteiros ou picados para que elas tenham a oportunidade de manuseá-los e sentir seus cheiros, suas texturas, suas cores, seus sabores.

“Um outro argumento a favor da culinária com as crianças está na oportunidade de conversar sobre a origem dos alimentos. Elas aprendem que o leite não vem da caixinha, que as frutas, verduras e legumes precisam da terra, da água e da luz sol. Essa reconexão com a natureza também favorece sua preferência deles por alimentos mais saudáveis”, destaca Taisa.

Atividade sensorial com o tema "Gastronomia Espanhola" na Escola Sesc Chapecó

Crianças sentem os aromas das especiarias e temperos na Escola Sesc Curitibanos


Hora de colocar a mão na massa

Por fim, as professoras realizam a oficina culinária, o momento mais gostoso! É hora de vestir a touca e colocar mão na massa para produzir um dos pratos típicos da culinária estudada.

Em um ambiente descontraído, as crianças higienizam os alimentos, cortam, picam, contam e misturam tudo, participando ativamente de todo o processo. A ludicidade em manusear ingredientes e utensílios de cozinha e a prática de cozinhar e preparar seu próprio lanche acabam despertando a curiosidade nos alunos, que passam a experimentar com mais naturalidade alimentos que, por vezes, não comiam. Ao final, os pequenos degustam o prato e levam para casa a receita para compartilhar com a família, em um convite para que os pais preparem a mesma, continuando assim, a construção do conhecimento.

“Como resultado do projeto, as crianças vivenciam e entendem que manter uma boa alimentação é importante para uma vida saudável, que praticar exercícios físicos também faz muito bem à saúde, que é preciso escolher bem os alimentos que serão colocados no prato e que refeições com alimentos bem coloridos são, geralmente, mais gostosas e mais nutritivas. Todos estes conceitos são incorporados no cotidiano da escola e na vida das crianças e, consequentemente, na vida de suas famílias”, finaliza o gerente de Educação.

Colaboração:
Valdemir Klamt, Gerente de Educação do Sesc/SC
Fernanda Mello de Moura, Técnica de Educação do DR Sesc/SC
Daniele Reinke Streicher, Técnica de Educação do Sesc Chapecó
Taisa Ferretto Ribeiro, Técnica de Educação do Sesc Curitibanos

Aula prática de culinária na Escola Sesc Curitibanos

Aula prática de culinária na Escola Sesc Curitibanos

  

Aula prática de culinária na Escola Sesc Chapecó

Aula prática de culinária na Escola Sesc Chapecó         

Rede de Escolas Sesc 

Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.

Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.

A Educação Infantil trabalha com a formação por meio do brincar, da ampliação das potencialidades artísticas e da expressividade, da participação em projetos e a realização de atividades nas quais a criança é a autora dos processos de aprendizagem. A criança aprende em português e também em outro idioma. Participa de projetos, dança, e, ao mesmo tempo, se aproxima do mundo letrado. Realiza atividades motoras e faz amigos para a vida toda. Na Educação Infantil da Escola Sesc, além de tudo isso, a criança cresce feliz e realizada. Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019

Até 11/10 as matrículas são voltadas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
A partir de 15/10 as inscrições abrem à sociedade.

Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/. Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .