No Sesc, alimentação saudável é uma questão de educação. Há muito tempo a Instituição desenvolve projetos nutricionais e promove uma alimentação de qualidade nas Escolas. Mas, há dois anos o assunto ganhou força e entrou como componente curricular da Educação Infantil, com as aulas de culinária para crianças de 2 a 5 anos, em um projeto que envolve professores, alunos e suas famílias.
“A escola é o local onde as crianças podem ser estimuladas a comer de forma mais saudável e deve ser usada como um espaço privilegiado para a conquista da autonomia e adoção de hábitos saudáveis”, salienta o gerente de Educação do Sesc/SC, Valdemir Klamt.
Desenvolvido em parceria com a área de Saúde do Sesc, o Projeto Culinária, possui uma metodologia específica, com abordagens teóricas e práticas, seguindo as diretrizes da Proposta Pedagógica da Educação Infantil. O objetivo é incentivar os alunos a consumirem alimentos saudáveis, possibilitando o fazer e o experimentar de maneira prazerosa, organizada e segura. Os encontros semanais contemplam conhecimentos sobre nutrição, experiência sensorial, gastronomia nacional e internacional, e preparação de receitas, proporcionando o desenvolvimento de atitudes positivas frente aos diferentes tipos de alimentos.
Para os pequenos, lidar com a preparação da comida pode significar diversão e as aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira, são, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. “Quando a criança tem a oportunidade de testar, se sujar e vivenciar a produção da receita, comer e experimentar alimentos diferentes, a alimentação se torna um grande prazer”, observa Klamt.
Conteúdos trabalhados despertam a curiosidade natural das crianças
A cada mês, um novo tema possibilita que sejam trabalhados diversos conteúdos curriculares correlacionados ao tema alimentação saudável e nutricional. Em setembro, a culinária espanhola foi o assunto desenvolvido. Na Escola Sesc Chapecó, o plano de aula contemplou o estudo científico da cultura do país, como as pessoas se vestem, o que comem, entre outros. “Dentro da proposta, as crianças estudaram sobre os temperos e especiarias e realizaram atividades lúdicas e significativas, num grau de complexidade apropriado para cada turma de Educação Infantil”, conta Daniele Reinke Streicher, técnica de Educação da Unidade.
“Conhecer aquilo que estão preparando e comendo, pesquisar de onde vêm esses alimentos e como chegam às suas mesas são abordagens que ampliam o vocabulário das crianças e aumentam seus repertórios culturais, promovendo desenvolvimento e aprendizagem. A diversão e a riqueza de conteúdo são elementos essenciais para o desenvolvimento do projeto”, reforça o gerente de Educação do Sesc.
Karina Kobos, professora da turma de 3 anos da Escola Sesc Curitibanos, acredita que quando a criança participa do preparo da comida, ela pode estar mais aberta a experimentar novos sabores. “Conhecer o aroma e o gosto de cada ingrediente torna-se parte da brincadeira, na medida em que desperta a curiosidade natural das crianças. Dessa maneira, ela irá crescer com um paladar mais eclético e terá mais chances de manter uma alimentação saudável no futuro”.
Identificando as texturas, cheiros e sabores
Na atividade de análise sensorial, a abordagem foca nos cinco sentidos, tato, olfato, paladar, visão e audição, ampliando as descobertas e utilizando diferentes linguagens. Os alunos experimentam diferentes sabores, texturas, cores, formas dos alimentos, e as turmas mais avançadas elaboram registros coletivos das receitas.
De acordo Taisa Ferretto Ribeiro, técnica de Educação do Sesc Curitibanos, a intenção é proporcionar a familiarização de alimentos crus, cozidos, inteiros ou picados para que elas tenham a oportunidade de manuseá-los e sentir seus cheiros, suas texturas, suas cores, seus sabores.
“Um outro argumento a favor da culinária com as crianças está na oportunidade de conversar sobre a origem dos alimentos. Elas aprendem que o leite não vem da caixinha, que as frutas, verduras e legumes precisam da terra, da água e da luz sol. Essa reconexão com a natureza também favorece sua preferência deles por alimentos mais saudáveis”, destaca Taisa.
Hora de colocar a mão na massa
Por fim, as professoras realizam a oficina culinária, o momento mais gostoso! É hora de vestir a touca e colocar mão na massa para produzir um dos pratos típicos da culinária estudada.
Em um ambiente descontraído, as crianças higienizam os alimentos, cortam, picam, contam e misturam tudo, participando ativamente de todo o processo. A ludicidade em manusear ingredientes e utensílios de cozinha e a prática de cozinhar e preparar seu próprio lanche acabam despertando a curiosidade nos alunos, que passam a experimentar com mais naturalidade alimentos que, por vezes, não comiam. Ao final, os pequenos degustam o prato e levam para casa a receita para compartilhar com a família, em um convite para que os pais preparem a mesma, continuando assim, a construção do conhecimento.
“Como resultado do projeto, as crianças vivenciam e entendem que manter uma boa alimentação é importante para uma vida saudável, que praticar exercícios físicos também faz muito bem à saúde, que é preciso escolher bem os alimentos que serão colocados no prato e que refeições com alimentos bem coloridos são, geralmente, mais gostosas e mais nutritivas. Todos estes conceitos são incorporados no cotidiano da escola e na vida das crianças e, consequentemente, na vida de suas famílias”, finaliza o gerente de Educação.
Colaboração:
Valdemir Klamt, Gerente de Educação do Sesc/SC
Fernanda Mello de Moura, Técnica de Educação do DR Sesc/SC
Daniele Reinke Streicher, Técnica de Educação do Sesc Chapecó
Taisa Ferretto Ribeiro, Técnica de Educação do Sesc Curitibanos
Rede de Escolas Sesc
Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.
Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
A Educação Infantil trabalha com a formação por meio do brincar, da ampliação das potencialidades artísticas e da expressividade, da participação em projetos e a realização de atividades nas quais a criança é a autora dos processos de aprendizagem. A criança aprende em português e também em outro idioma. Participa de projetos, dança, e, ao mesmo tempo, se aproxima do mundo letrado. Realiza atividades motoras e faz amigos para a vida toda. Na Educação Infantil da Escola Sesc, além de tudo isso, a criança cresce feliz e realizada. Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade.
MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019
Até 11/10 as matrículas são voltadas para novos alunos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
A partir de 15/10 as inscrições abrem à sociedade.
Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/.
Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista.
As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.
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