“Com certeza, não vou mais parar de estudar”, confirmou Marcos Martins, radialista de 52 anos, um dos 47 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc em Florianópolis (Prainha) que receberam o tão sonhado diploma do Ensino Médio, na formatura do curso realizada na noite de sexta-feira, 14 de julho. Assim como ele, seus colegas que concluíram essa importante etapa da vida têm muitos planos para o futuro e a mesma certeza de que vale a pena dar sequência aos estudos. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade Senac em Florianópolis e contou com a presença dos familiares e amigos, homenagens aos formandos, professores e equipe.
O eletricista Rodrigo Dutra, 45 anos, também não quer perder o ritmo dos estudos e já se inscreveu em um curso técnico do IFSC. “Comecei a trabalhar muito cedo e tudo mudou tão rápido, eu estava ficando para trás. Minhas filhas estão crescendo, já têm 16 e 13 anos e comecei a perceber a falta que o estudo faz na vida. Um dia fui me inscrever para outro curso no Sesc, mas eu precisava do Ensino Médio completo, daí na central Relacionamento com Clientes me indicaram a EJA e encontrei a oportunidade que precisava. Hoje é um dia de vitória”.
O apoio da família também foi fundamental para Ivani Madalena de Muniz, que 27 anos depois resolveu voltar a estudar. “Meus quatro filhos me deram muita força, brincavam de cobrar boletim e notas (risos). Foi uma experiência incrível e libertadora. Em principio tive medo, mas acabei descobrindo uma capacidade que desconhecia ter”, afirma. “Agora vou fazer o curso técnico de Saneamento no IFSC para trabalhar com o meu marido, mas ainda vou atuar na área de moda e costura.”
“Essa é a primeira de muitas formaturas” garante a estudante Jéssica Mari Coelho da Silva, de 22 anos. Ela ficou dois anos fora da escola, para se dedicar ao trabalho que lhe ocupava muito tempo. “Eu achava que o trabalho era mais importante. Só fui me dar conta de que sem estudo a vida fica limitada, quando comecei a perder oportunidades de crescimento profissional”, conta. “Encontrei no Sesc a superação, resgatei a autoconfiança e vou em busca do meu sonho, que é ser pedagoga”.
A EJA na modalidade Ensino Médio completa dez anos de atividades no Sesc em Florianópolis (Prainha) com mais de 800 alunos formados. A atividade atende gratuitamente alunos com idade que varia entre 18 e 74 anos. As ações educacionais desenvolvidas valorizam o aluno em sua potencialidade e atribuem ao currículo escolar eixos de trabalho voltados ao respeito e ao aprendizado colaborativo. A proposta de trabalho com o EJA procura resgatar a natureza social e humanista da educação no sentido de incluir uma clientela evadida do ambiente escolar e transformá-los em alunos capazes de protagonizar histórias e escrever na linha do conhecimento suas experiências vividas no âmbito cultural e social proporcionados. As inscrições para as turmas que iniciam no segundo semestre estão abertas no Sesc em Florianópolis (Prainha), na Travessa Syriaco Atherino, 100. CLIQUE AQUI para mais informações.
0 Comentários