Alunos, professores, pais e profissionais das diversas áreas tiveram que se adaptar ao “home office”, com a presença do novo Coronavírus (Covid-19). Um tempo de aprendizagem para todos. Conversamos com três gestoras da Rede de Escolas Sesc de Criciúma, Lages e Joinville para saber como os conteúdos estão sendo conduzidos.
Descubra, a seguir, como orientar os estudos e propor atividades que tornem a rotina dos filhos mais produtiva.
Na Rede de Escolas Sesc Santa Catarina, estão sendo trabalhados conteúdos curriculares, com auxílio de plataformas de ensino, e transversais através de recursos tecnológicos, desde 03 de abril (que contam como dias letivos). Os professores encaminham videoaulas acompanhados de atividades, que devem ser realizadas pelos alunos, com auxílio dos responsáveis. “As atividades encaminhadas possuem diferentes formatos e propostas, procurando sempre envolver recursos que as famílias tenham em mãos, já que o objetivo é que permaneçam em suas casas”, conta Mariana Ferreira de Araújo, gestora da Escola Sesc Criciúma.
O aluno faz a devolutiva para o professor dentro da própria plataforma, encaminhando a respostas de questionários, interagindo nos fóruns, fotografando ou filmando os processos de construção de sua atividade. “É importante destacar que os professores estão on-line diariamente nas plataformas, dentro de horários preestabelecidos, para realizar o atendimento dos alunos e seus familiares”, enfatiza Mariana.
Ensino em casa: qual o limite da cobrança com os estudos no isolamento
Qual o objetivo das atividades propostas nesse momento? Dar continuidade ao conteúdo escolar programado para o ano e ajudar no desenvolvimento das crianças durante o período de isolamento. “É bom que os responsáveis organizem uma rotina de estudo, juntamente com o aluno, definindo o horário que será destinado aos estudos e acesso as plataformas. É necessário considerar também que estar em casa, todos juntos, é uma oportunidade de convivência muito rica e que deve ser valorizada, brincar com os filhos, cozinhar juntos ou realizar outras atividades juntas, além de favorecer os vínculos afetivos, trazem aprendizagens significativas para nossas crianças”, destaca Mariana.
Obtenha o melhor da Educação a Distância (EaD)
O engajamento dos alunos é um dos principais desafios da educação a distância. E se os pais/responsáveis demonstrarem real interesse no que os filhos estão aprendendo, o gesto pode fazer toda diferença.
É importante utilizar a EaD para incentivar a interação familiar. Nesse modelo, o ambiente é seguro e conhecido, e há liberdade para acessar recursos digitais. Os pais ou responsáveis devem participar com os filhos do momento de explorar a plataforma escolhida.
“Encaminhamos atividades interativas, que contemplam o desenvolvimento de habilidades sociais e de vida para a formação de um bom caráter, pois quando desenvolvidas em parceria com as famílias nos proporcionam a superar a porcentagem máxima de sucesso”, revela Maria Luiza Vieira Alves, gestora da Escola Sesc Lages.
“É um desafio. Sabemos, no entanto que quanto menor a faixa etária, mais recursos visuais são necessários por parte do profissional para o envolvimento do aluno. Como o uso de fantoches, contações de histórias, fantasias podem ser recursos utilizados”. O ideal é acompanhar a navegação, sempre estimulando que eles extraiam sozinho o melhor desta ferramenta. “À medida que a faixa etária vai se tornando maior possibilita meios que eles possam interagir em tempo real com o seu professor. Uma boa pedida são os fóruns, desafios, blogs, que são bem aceitos por essa faixa etária. O planejamento do professor, nesse momento, sempre trará a preocupação inicial de atender a faixa etária para qual o seu plano de aula se destinará”, relata Mariana.
Para os pais e responsáveis uma dica é montar um cronograma organizando os horários de estudo e as entregas de trabalhos e avaliações. “Se a parte da manhã é dedicada para o estudo, uma parte da tarde pode ser separada para brincadeiras em família, preparo de receitas, gincanas, sessões de cinema, varia de acordo com a criatividade de cada um. Planejar uma rotina de estudo com o aluno, torna o dia mais organizado e tranquilo”, registra Mariana. Ainda, é possível estabelecer momentos durante o dia para a resolução de dúvidas e acompanhamento das tarefas, podendo combinar a pausa das suas atividades de “home office” com o intervalo dos filhos.
Ideias para garantir a produtividade e a organização
Ações simples são capazes de fazer a diferença nos estudos e no dia a dia em casa. Confira algumas sugestões para enfrentar esse período com leveza e planejamento elaborado pela equipe de profissionais da Rede de Escolas Sesc, encaminhadas às famílias dos estudantes Sesc:
Continue se comunicando: a comunicação através de soluções tecnológicas entre pais, aluno e escola é essencial. As ferramentas de videoconferência podem ser uma ótima oportunidade de socialização virtual, evitando que a criança não se sinta sozinha.
“Usufruir, sempre que necessário, dos horários do chat para atendimentos e esclarecimentos direto com a professora regente ou equipe pedagógica. Peçam ajuda, lembre-se que a maioria dos pais não são professores e executam outras atividades no dia a dia”, salienta Maria Luiza.
Mantenha uma rotina: o aluno deve acordar no horário habitual, vestir-se com a roupa que fique confortável, alimentar-se de maneira saudável e então se dedicar ao estudo dos conteúdos que seriam trabalhados em sala de aula. Preparar um ambiente adequado para realizar as atividades. Desligar a televisão e o celular. Destinar horário diariamente para a realização das atividades encaminhadas pela escola.
Fazer intervalos. Assim como na escola, o recreio ou o tempo para relaxar e brincar são fundamentais.
Cumprir com as datas e formas de devolutivas sugeridas pela escola em cada bloco de atividade, pois através das mesmas serão feitas mensurações de frequência e de pareceres e notas avaliativas.
Explore a criatividade: “A pandemia do Coronavírus nos permite uma chance de experimentar novas maneiras de fazer as coisas e questionar a sabedoria dos velhos hábitos. Aproveite a oportunidade e procure ajudar seu filho a estudar melhor, aprender mais, conhecer outros recursos. Logo, tudo isso vai passar e teremos aprendido muitas coisas. Vamos enfrentar esse período com leveza e planejamento, sejamos resilientes”, pontua Maria Luiza.
Tudo pode ser transformado. O momento também é ótimo para dar um novo destino às revistas, jornais velhos e materiais recicláveis. Fazer colagens, origamis, barco de papel, avião...
Uma dica bacana é assistir o quadro "Quarentena Criativa" do jornal Bom Dia SC (NSC TV), que todos os dias pela manhã, traz opções da gestora escolar do Sesc Brusque, Eliomara Rodrigues das Neves, de atividades para fazer com os pequenos. Não assistiu ainda? Acesse os vídeos da primeira semana e desta segunda semana.
Estimule o movimento: no período de isolamento social, é importante que as famílias se mantenham saudáveis, alimentando-se bem e praticando exercícios mesmo dentro de casa. Os pais podem organizar desafios de dança e mímica dentro de casa, trabalhando a percepção corporal, a flexibilidade e a coordenação motora.
Uma dica são as aulas ao vivo realizadas pelos instrutores das Academias Sesc no Instagram @sesc_sc (de segunda a sexta-feira, às 9h), e as videoaulas publicadas no YouTube Sesc Santa Catarina.
Inspire-se com outras famílias
Dayane, mãe do Bernardo Oliveira, de 4 anos da Escola Sesc Lages, afirma que as propostas enviadas pela Escola Sesc estão sendo muito gratificante. As atividades são bem direcionadas e bem explicativas. O Bernardo tem se dedicado bastante e feito tudo bem caprichado, para quando voltar mostrar para a professora, que fez tudo direitinho”, escreve em um aplicativo para a professora.
Estou surpresa com minha filha, pois está conseguindo fazer as atividades sem a gente ajudar tanto. Talvez seja porque ela interage melhor no computador. A dificuldade inicial foi matemática, mas as coisas já estão entrando nos eixos. Acredito que tudo seja adaptação e agora está tudo tranquilo. Só reclama que está com saudades da escola”, registra Cleópatra Zanette Machado, mãe de Helena Machado Guessi, de 13 anos da Escola Sesc Criciúma.
Queremos deixar registrado que apesar das dificuldades que estamos atravessando nesse período, é muito bom poder contar com a escola, auxilia-nos a prosseguir na educação dos nossos filhos. Obrigada professora Sabinka, coordenadora Maria Luiza e Sesc pelo empenho em construir conhecimento e envolver os pais no aprendizado, é um desafio para nós também. Parabéns pelo trabalho! Um abraço virtual!”, pontua Ângela Carla Ghizoni, professora da Uniplac, mãe do Lucas, de 4 anos, do Sesc Lages.
Toda mudança gera certo desconforto, seja ela por uma situação permanente ou por uma pandemia a qual estamos vivendo. Acredito que a EAD é algo novo para nós pais, porém é algo que devemos nos acostumar, pois a tecnologia vem tomando o seu espaço gradativamente. Acredito que este momento requer adaptações, porém está nos aproximando ainda mais dos nossos filhos e provando que o ensino vai além das salas de aula”, explica Sirlene Sellmer, mãe do Pedro, da Escola Sesc Joinville.
Não se cobre
Com o home office”, é difícil ter tempo livre para gerir trabalho, estudo dos filhos, almoço, banho, lazer, tudo no mesmo ambiente. É preciso se reinventar, mas sem pressão. Pense, reflita e observe que são muitas pessoas envolvidas nesse processo, que como um furacão caiu em nossas mãos. Se tem culpado, não sabemos, apenas sabemos que precisamos nesse momento dar continuidade ao processo ensino aprendizagem de melhor maneira possível. Momento esse de comprometimento de todos, buscando ajuda mútua que só assim iremos conseguir passar por esse momento de uma maneira leve e criativa”, destaca Magali Larson, gestora da Escola Sesc Joinville. A profissional complementa manter uma rotina de estudos organizada e a parceira entre todos os envolvidos com muito carinho, compreensão e paciência que enfrentaremos esse período”, finaliza.
O dia foi tão corrido? Tudo bem. Não se cobre tanto. Todos nós estamos em uma situação muito nova, de muito desafio. É tempo de se conectar ainda mais com os filhos. Fique junto. Aproveite o isolamento para criar uma conexão, cumplicidade dentro de casa. Treine a empatia com as crianças, tentem se colocar no lugar de outras pessoas. Uma dica é explicar como você se sente. Façam planos, planejem o futuro, para quando tudo isso terminar, quando finalmente for superado. Estamos vivendo um momento sem precedentes e precisamos buscar o equilíbrio.
Sobre a Rede de Escolas Sesc Santa Catarina
A Rede de Escolas Sesc Santa Catarina conta com mais de 9 mil alunos matriculados na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) em 23 Unidades, no Ensino Fundamental em 15 Unidades e no projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 18 unidades. A Instituição oferece também Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Técnico em Programação de Jogos Digitais em conjunto com o Senac, em Palhoça
0 Comentários