Neste segundo trimestre do ano letivo, os alunos das Escolas Sesc Santa Catarina interagiram com os livros, com maior profundidade e despertaram a paixão pela leitura. O tema gerador “Animais, livros e conhecimento” propiciou trabalhar a literatura de forma integral, aliando as intenções pedagógicas ao prazer de ler ou de ouvir histórias.
O acervo temático foi disponibilizado em caixas ou baús, construídos pela unidade e decorados de acordo com a história criada para a chegada na escola. Após este primeiro momento, as turmas da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Habilidades de Estudo (contraturno escolar), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio elaboraram seus projetos baseados nos interesses, faixa etária e curiosidade dos alunos.
Os trabalhos realizados serão apresentados nas Mostras de Artes e Ideias, que acontecem nos domingos de setembro (clique aqui para consultar a data do evento em cada unidade). As famílias e a comunidade estão convidadas a prestigiar os trabalhos e conhecer os resultados do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
“Os livros e os animais compõem um universo que permeia o imaginário e realidade das crianças. A literatura desperta diversos sentimentos, desenvolve a sensorialidade e a linguagem verbal. O primeiro contato com os livros tem presente a ludicidade e o encantamento pelas imagens e pela história que é contada”, salienta o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.
As atividades desenvolvidas em sala de aula ofereceram aos alunos condições para desenvolverem um olhar mais apurado em relação aos livros, observando as palavras usadas pelo autor, a cadência de sua escrita, as fontes escolhidas, as ilustrações e seus traços, cores, formas e densidade, entre outras questões. Também foram promovidos momentos de discussão e de argumentação sobre o enredo. “O objetivo é despertar a observação e permitir que os alunos interajam com os livros com mais profundidade. Além disso, queremos que eles se apaixonem pelo ato da leitura e que se torne um hábito em suas vidas”, destaca Klamt.
Visite as Mostras de Artes e Ideias nas Escolas Sesc SC e encante-se!
Confira abaixo alguns projetos realizados:
Animais da literatura no momento bilíngue
As turmas de Educação Infantil da Escola Sesc São João Batista desenvolveram o projeto "Animais na Literatura Contemporânea". No momento bilíngue, a professora realizou paralelamente o projeto das mascotes, abordando diversos valores, como o cuidado com os outros, companheirismo, amizade, responsabilidade e a participação da família. Cada turma teve sua mascote representando um habitat: animais da fazenda, aquáticos, domésticos e selvagens. Respectivamente: turma 2 e 3 anos matutino: pig; 2 e 3 anos vespertino: turtle; 4 e 5 anos matutino: cat; e 4 e 5 anos vespertino: lion. A cada dois dias um aluno recebia a visita da mascote da sua turma, juntamente com o livro da história relacionada e o caderno para o registro desta visita. Em sala de aula, os alunos compartilharam com seus colegas como foi a estadia da mascote em sua casa, mostrando as fotos que os pais anexaram no livro de registro.
Viagem ao fundo do mar
Os alunos do grupo de quatro anos da Educação Infantil da Escola Sesc Jaraguá do Sul embarcaram em uma viagem para o fundo do mar. A turma está desenvolvendo o projeto "Segredos do Mar" que emergiu por meio das brincadeiras, das curiosidades das crianças e da literatura. Elas aprenderam mais sobre a importância do respeito ao meio ambiente e ampliaram os conhecimento sobre a biodiversidade marinha. O projeto instigou a postura de pesquisa que envolve a observação, o registro, a experienciação, a formulação de hipóteses, a ampliação e construção de novos conhecimentos. No decorrer do trimestre, foram propiciadas diferentes ações, vivências e experiências concretas que possibilitam o conhecimento sobre vida marinha, aguçando a curiosidade das crianças ao investigar e descobrir os diferentes animais que vivem no mar, suas características e a importância para o meio ambiente.
Vida no campo
A turma de 2 e 3 anos da Escola Sesc São Bento do Sul trabalhou com o projeto "A Fazenda Maluca", com o objetivo de reconhecer através da vida no campo, ensinamentos, valores, costumes e curiosidades sobre os animais e as pessoas que vivem lá, bem como a valorização e preservação do meio ambiente. As crianças construíram animais com materiais recicláveis, manusearam terra, folhas, gravetos e lama, conheceram animais de verdade, exploraram a textura através de livros táteis, bem como manuseando penas e lã de carneiro. Desfrutaram de muitos momentos de imaginação com as contações e dramatizações de histórias.
Metamorfose da borboleta
Na Escola Sesc Concórdia, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam com atividades referentes à metamorfose da borboleta. A primeira atividade foi pautada no livro de literatura infantil "O caso da lagarta que tomou chá de sumiço", de Milton Célio de Oliveira Filho. No Multilab, as professoras e laboratorista mediaram a construção de um terrário com lagartas e ovos de borboleta para acompanhamento de todas as fases da sua transformação. Os alunos acompanharam e anotaram todo o processo, além da pesquisa e produção escrita para apresentação na Mostra de Artes e Ideias.
Campanha em prol dos direitos dos animais
Na Escola Sesc Joinville, os alunos do Projeto Habilidades de Estudo trabalharam com o tema “Animais – Maus Tratos e Abandono” e estudaram sobre os direitos, bem-estar, proteção e guarda responsável dos animais. Ao longo do trimestre, as turmas desenvolveram ações para contribuir com essas questões: criaram logotipo e slogan do projeto por meio de votação; confeccionaram uma cartilha sobre os direitos dos animais para a veiculação na Mostra de Artes e Ideias; fizeram campanha de arrecadação de rações e alimentos para os animais e produtos de limpeza para entrega no dia da visita ao Abrigo Animal; estão organizando uma feirinha de adoção de animais no dia da Mostra, etc.
Festa literária abre os trabalhos
As turmas da Educação Infantil da Escola Sesc Tubarão vivenciaram diferentes momentos que oportunizaram uma aprendizagem rica e cheia de significados. Iniciaram esse projeto com a Festa Literária, destacando a importância dos livros para a aquisição de novos conhecimentos e fomentar os que já existiam. Foi um dia cheio de emoções, com entrada triunfal dos livros infantis e momentos de muito aprendizado com leituras e contações de histórias.
O que tem no ovinho?
Durante uma gostosa manhã, enquanto ouviam uma contação sobre Dino, o dinossauro, eis que da curiosa Turma da Amizade, da Educação Infantil da Escola Sesc Criciúma, surgiu um questionamento: "Os dinossauros nascem do ovo?" Com a resposta afirmativa iniciaram as comparações e investigações. A partir disso, foi desenvolvido o projeto “O que tem no ovinho?!”, trazendo experiências com outros animais que nascem através do ovo. O projeto transpassa as várias áreas do conhecimento, estimulando a curiosidade, criatividade, interação, construção do saber, potencializando o desenvolvimento integral dos pequenos.
Sítio do Seu Lobato
O projeto realizado com a turma de 2 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Laguna surgiu do grande interesse do grupo pelos animais em específico pela música: "O Sítio do Seu Lobato", por essa razão decidiram explorar o tema com os animais da fazenda e animais domésticos. Através dos livros, jogos, brincadeiras e histórias, as crianças vivenciaram momentos incríveis e tiveram contato direto com alguns dos animais trabalhados, tornando os momentos ainda mais prazerosos e de grande aprendizado. O grupo também trabalhou com a releitura da obra “O Cachorro” de Romero Britto, que foi um dos animais que mais se destacou no projeto, fazendo com que os alunos entrassem em contato com o universo da arte de forma participativa após apreciar e ter informações sobre a determinada obra.
No ninho das aves
Os alunos de 3 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Joinville estudaram as aves, a partir da curiosidade sobre o sabiá que todos os dias bate no vidro da janela com o seu bico, provocando alvoroço entre as crianças. Além dos sabiás, os quero-queros procuram as dependências do Sesc para colocar seus ovos. Nas idas ao parque as crianças se deparam com essas aves que protegem seus ninhos e, quando se sentem ameaçadas chegam a atacar os intrusos. Os alunos ficam atentos aos movimentos dos quero-queros, principalmente quando observam que suas famílias tem novos membros. Em rodas de conversas foi realizada a leitura do livro “Cocô de Passarinho” da escritora Eva Furnari e as professoras aproveitaram para abordar com as crianças suas vivências com as aves e os pássaros e estes espontaneamente nos relataram diversos momentos que em companhia dos seus familiares tiveram a oportunidade de estarem próximos as aves e aos pássaros. Relatos repletos de carinho e amor por essas espécies tão frágeis que nos ensinam a sermos pacientes e perseverantes.
Curiosidades sobre os animais de estimação
Os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Sesc Jaraguá do Sul estão desenvolvendo atividades interdisciplinares sobre os animais, com produção textual acerca dos bichinhos de estimação, pesquisas sobre os cuidados e curiosidades dos mesmos. Os alunos levaram seus animais de estimação para escola, possibilitando que seus colegas conheçam a sua história. Em uma das atividades, foi desenvolvida a parte artística, com pintura facial, feita pela aluna Juli Camilli Jopen, que caracterizou os colegas havendo uma ótima aceitação e interesse por parte dos mesmos.
Contos de Fadas
As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc São Miguel do Oeste optaram por trabalhar os contos de fadas. Após viajarem por todos os clássicos, relembrando fatos épicos, cenas e personagens eternizados, cada turma tinha como tarefa recontar uma história. Nesse sentido e após grande exercício de cidadania, elencou-se os principais títulos e cada um votou em seu preferido. A turma do matutino reescreveu a história da Rapunzel e a do vespertino, a Bela Adormecida. Para ambas as turmas, o exercício de escrita foi vivenciado coletivamente, sendo que cada um pode descrever um pedaço da história, ora mantendo informações originais, ora deixando sua criatividade e imaginação fluir. Para finalizar esse lindo e mágico percurso, cada criança construiu seu castelo, fortaleza essa que abriga o mais valioso tesouro: a rescrita de cada história.
0 Comentários