A pergunta era simples: “O que te inspira na Escola Sesc?” E as respostas, surpreendentes e emocionantes, chegaram de todos os cantos do Estado e pautaram a nova campanha de matrículas do Sesc em Santa Catarina. A ideia foi lançada nas Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino da Instituição e mobilizou estudantes e colaboradores, que gravaram vídeos contando suas inspirações. Foram aproximadamente 400 depoimentos, destes 19 selecionados para estrelar as peças.
O grande momento aconteceu no dia 29 de julho em um feliz encontro no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Os estudantes e suas famílias participaram da primeira edição do evento “Aprendizado que inspira”. Na ocasião, os alunos, professores, e colaboradores das Escolas Sesc, compartilharam suas paixões pelo ensino e também participaram de sessões fotográficas. O resultado pode ser conferido a partir deste mês, em audiovisuais, cartazes, fliers, cards nas mídias sociais, entre outras peças divulgadas no período de matrículas, e que também estarão disponíveis no site do Sesc.
E as inspirações e paixões são muitas e diversificadas.
Isadora Tasior, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc em Lages ama esporte, pratica karatê no Sesc, e exibiu orgulhosa sua faixa azul. A aluna do Habilidades de Estudo em Tubarão, Bianca Favanati Oliveira, de 7 anos, conquistou todos ao falar da descoberta de sua primeira fruta favorita, o morango. No Sesc, ela começou a gostar de frutas e aprendeu mais sobre o valor nutricional dos alimentos.
De Concórdia, a pequena Isadora Müller, aluna da Educação Infantil, arrasou ao cantar em inglês. Ela adora o momento bilíngue na Escola e vibra sempre que conhece uma nova palavra. Já Alice Caetano, do 4º ano do Fundamental em Palhoça, quer ser chefe de cozinha e aprendeu sobre pesos, medidas e divisão, nas oficinas culinárias.
O lageano Arthur Köche, de 7 anos, aluno do 2º ano do E.F. mostrou a força das raízes serranas e encantou a todos ao tocar com maestria a gaita ponto, instrumento que foi incentivado a aprender no Sesc, onde é aluno do projeto social Fábrica de Gaiteiros.
Elas destacam que na Escola Sesc os filhos vivenciam o ensino na prática. O Mathias mostrou seu aprendizado no violão e contou que adora matemática. Ele aprendeu a calcular sem decorar, por meio das atividades e brincadeiras e nas ações do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e vendia os produtos sem calculadora. Luísa faz balett e já foi narradora de uma peça apresentada para um público de mil pessoas. Entre suas inspirações, destaca as viagens de estudo e passeios que a escola proporciona. “Aprendi sobre pedras na cidade de Ametista do Sul e sobre plantas em visita a floricultura. Graças ao Sesc, eu sou o que sou.”
E a equipe Sesc também ganhou destaque. Ivone de Oliveira, serviços gerais da Unidade em Joinville teve a oportunidade de viajar pela primeira vez. “A felicidade motiva e o amor ensina. Todo o dia deixo tudo limpinho e pronto para receber os alunos e seus sorrisos. Trabalhar numa escola cheia de crianças, em um ambiente de alegria é uma realização. Zenilda Cardoso, auxiliar de cozinha de Joinville também considera gratificante contribuir com a saúde dos pequenos. “Ajudo na preparação dos lanches e auxilio nas oficinas culinárias. Estou muito feliz em poder contar o que me inspira no Sesc. Se eu cheguei até aqui para dar o meu depoimento, significa que meu trabalho é reconhecido”. O professor de história, Natan Alves, do E.F. do Sesc em Palhoça também enfatizou sua motivação. “No Sesc o conhecimento não é unilateral, os alunos são protagonistas e a forma com que cada um compreende o mundo dialoga com o nosso conteúdo. É uma educação participativa, colaborativas com resultado coletivos.”
De acordo com o gerente de Educação do Sesc, Valdemir Klamt, as Escolas do Sesc trabalham com metodologias que almejam criar interesse nos alunos, aprender por meio de projetos e ter autonomia na vida. Estratégias que não buscam só ensinar, mas inspirar. “Durante o processo de criação da campanha, discutimos como fazer com que essa essência chegasse ao público. Muitas pessoas falaram da palavra paixão, e é isso mesmo, fazer com o coração. Assim o mundo se transforma, assim nascem os filhos, assim as mudanças acontecem, então esse evento traduziu isso. Mostrou uma educação de relevância, que inspira alunos, pais, professores, merendeiras e outros profissionais da área. Esperamos que essa campanha também possa inspirar as pessoas que estão no Sesc e as que vão vir para o próximo ano estudar conosco.”
Referência em Educação, o Sesc abre rematrículas e matrículas em suas Escolas no Estado, para o ano letivo 2018. De 18 a 29/9, são voltadas para alunos veteranos, já de 02 a 16/10, para novos alunos dependentes de comerciários. A partir de 17/10, as inscrições abrem à sociedade. A Instituição possui uma rede de ensino que atende Educação Infantil de quatro meses a um ano em três unidades, de 2 a 5 anos em 20 unidades, Ensino Fundamental (6 a 14 anos) em onze, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar - de 6 a 13 anos) em 22 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar - de 6 a 14 anos) em duas unidades. As inscrições podem ser realizadas no espaço Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades podem ser consultados no local. O Edital 2/2017 de inscrições para provimento de vagas no programa de Educação 2018, fichas de matrícula e entrevista estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/
0 Comentários