Brincar é uma das coisas mais naturais do ser humano na sua fase do desenvolvimento. Vários estudos apontam a importância do brincar para a aprendizagem.
“Mesmo sem intenção de aprender, quem brinca, aprende, pois se aprende brincando. Como construção social, a brincadeira é atravessada pela aprendizagem, uma vez que os brinquedos e o ato de brincar, a um só tempo, podem contar a história da humanidade e dela participar diretamente, evidenciando algo aprendido”. (OLIVEIRA, 2000, p.99)
Para Vygotsky (1998), “o brinquedo e a brincadeira influenciarão no desenvolvimento das crianças”. Portanto brincar com liberdade, exercitar as habilidades de criar, imaginar, recriar e reinventar irão aprimorar cada vez mais as competências e habilidades dos alunos.
Momentos lúdicos na Escola Sesc
Na Escola Sesc Jaraguá do Sul, tocos de madeiras, pedrinhas, folhas de árvores e cipós transformam as brincadeiras dos alunos do Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar). Com criatividade esses elementos são usados para brincar de amarelinha, pular corda, cabo de guerra, reloginho, escorregador de papel Kraft, para amarrar brinquedos, entre outras atividades.
E assim, as crianças aprendem brincando, desenvolvem a inteligência emocional e física, estimulando ainda mais a sua imaginação. Também constroem a autonomia, criatividade e laços de amizades através da brincadeira.
Nos momentos lúdicos proporcionados nas Escolas Sesc, é possível trabalhar a compreensão sobre o que as crianças sabem, conseguem e aceitação diante de um desafio. Com isso, os alunos adquirirem habilidades, sendo capazes de aprender a aprender.
Muito mais que diversão, o objetivo é proporcionar aos alunos diferentes habilidades como: raciocínio, desempenho físico, estimular a criatividade e facilitar o convívio social. Além disso, oportuniza aprender o valor da colaboração no desenvolvimento das atividades lúdicas, compreendendo a importância de ajudar e receber ajuda.
Clique aqui para mais informações sobre a Rede de Ensino Sesc-SC e matrículas para o ano letivo 2022.
Referências:
VYGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 6. Ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.
OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Colaboração: Professora Sônia Pereira do Santos Jurck, Escola Sesc Jaraguá do Sul
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
0 Comentários