Neste sábado, dia 5 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema a “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”. A data também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. As hashtags oficiais são #GeraçãoRestauração e #DiaMundialdoMeioAmbiente. As celebrações em todo o mundo acontecem com um híbrido de eventos digitais e presenciais.
E o Sesc não está de fora!
Entre as ações de sensibilização nas Escolas da Rede Sesc de Ensino, a Unidade Brusque realizou uma programação especial durante essa semana, que envolveu alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Na horta escolar as crianças plantaram sementes de verduras, de mudas de flores, tiveram orientações sobre compostagem e explicações sobre o benefício das verduras e frutas na alimentação, com monitoria doa alunos do 5º ano. Também assistiram a uma contação de histórias sobre os cuidados com o planeta, participaram de brincadeiras com o minigolfe e de um piquenique muito divertido.
Para a professora, Julliana Rodrigues, foi a participação das crianças na organização do evento, com a responsabilidade de atender os participantes, motivou ainda os menores. “Vejo que, de diversas maneiras, o evento cumpriu perfeitamente com seus objetivos de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do nosso planeta e de fazer com que todos repensem suas rotinas passando a incluir nelas práticas voltadas para a preservação do meio ambiente”, salienta.
Os alunos do 5º ano curtiram a experiência de monitoria. “Gostei muito de poder explicar para as crianças menores e incentivá-las a cuidar do nosso planeta”, comentou o aluno João Paulo Bovee.
A aluna Beatrice Sophia Santana Simas ficou muito feliz por conseguir explicar para as outras crianças o que aprendeu. “Foi muito bom ver que os pequenos me olhavam com atenção enquanto eu falava. Acho que conseguimos fazer todos entenderem o quanto é importante cuidar do meio ambiente”, destacou a aluna Beatrice Sophia Santana Simas.
“Acho que esse tipo de evento é muito importante pois parece que quando as crianças pequenas olham que são outras crianças que estão explicando e mostrando os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, elas se interessam mais e ficam mais motivadas a querer cuidar do nosso planeta também. Quero poder fazer isso novamente”, destacou o aluno Leonardo de Amorim Knabben.
+ Atuação do Sesc em prol do meio ambiente com ações que visam a sustentabilidade e a educação ambiental
Gestão de Resíduos Orgânicos é um trabalho permanente
Pelo projeto Manejo de Resíduos Orgânicos, 42.770,08 kg de resíduos foram compostados no Hotel Sesc Cacupé no ano passado, que resultaram em aproximadamente 17.108 kg de composto orgânico produzido. Destes, cerca de 13 mil kg, foram doados à comunidade para incentivo da agricultura urbana de Florianópolis e o restante utilizado nas áreas internas de paisagismo e áreas de cultivo. Desde 2012, o hotel gerencia os resíduos orgânicos produzidos pelo seu restaurante, através do processo da compostagem, que retorna ao solo nutrientes, através dessa rica matéria prima, o composto orgânico. A iniciativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de qualidade), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), 12 (Consumo e produção responsáveis), e 15 (Vida terrestre).
Educação Ambiental é o caminho para a preservação dos recursos naturais
Com o objetivo de formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, o Sesc promove atividades de Educação Ambiental e Agricultura Urbana no Hotel Sesc Cacupé. A programação conta com visitas mediadas, rodas de conversa, vivências e oficinas, seguindo os protocolos sanitários. As ações atendem aos ODS 4 (Educação de qualidade) e 15 (Vida terrestre).
0 Comentários