Durante este trimestre, as turmas da Escola Sesc Chapecó iniciaram uma sondagem sobre os meios de transporte. A curiosidade das crianças trouxe questionamentos, indagações e até situações vividas no dia a dia.
Certo dia, um aluno perguntou: “Por que os carros não são de chocolate? Eu ia comer os pedaços”. Outros relataram experiências, como acidentes de trânsito presenciados, ou lembraram regras aprendidas com a família, como não parar em cima da faixa de pedestres.
A partir desse interesse, os estudantes participaram de um passeio nos arredores da escola, onde observaram placas de trânsito e compartilharam o que sabiam.
Ao retornar, surgiu a dúvida sobre o semáforo e suas cores, trabalhada de forma lúdica e criativa por meio da culinária.
Na atividade, cada criança montou um semáforo com frutas: morango (vermelho – pare), manga (amarelo – atenção) e kiwi (verde – siga).
Além de compreender o significado das cores, elas puderam degustar seu aprendizado de maneira deliciosa.
“Percebi que muitas vezes é essencial planejar práticas que possibilitem às crianças compreenderem não apenas as regras de trânsito, mas também sua importância no dia a dia”, destacou a professora Jiovana Grapilha (Pré II).
De forma divertida, a proposta contribuiu para a construção de conhecimentos, a valorização da segurança e o entendimento das formas de locomoção no cotidiano.
Do Papel ao Palco: produções teatrais marcam o estudo do texto dramático
O teatro, quando incorporado ao ambiente escolar, vai além da arte e se transforma em uma ferramenta de desenvolvimento emocional, social e comunicativo. Essa foi a experiência vivenciada pelos alunos dos 9º anos matutino e vespertino da Escola Sesc Chapecó, durante o primeiro trimestre de 2025, na disciplina de Língua Portuguesa.
A professora Marieli Zanotto destaca que, ao vivenciar práticas teatrais, os alunos desenvolvem comunicação oral, empatia, escuta ativa, criatividade e cooperação. Essas experiências fortalecem vínculos, estimulam a imaginação e ampliam o repertório cultural.
A proposta consistiu em adaptar roteiros de diferentes obras: o seriado Chaves, os filmes Alvin e os Esquilos e Toy Story, além do clássico da literatura Alice no País das Maravilhas. A atividade proporcionou a compreensão prática das características do gênero textual dramático, unindo estudo e criatividade.
Segundo a gestora escolar Evandra Schneider, a dramatização amplia o vocabulário, facilita a assimilação de conteúdos gramaticais e literários, além de estimular a leitura e a produção textual de forma lúdica e significativa.
Os alunos do Ensino Fundamental I foram convidados a prestigiar as apresentações, tornando o momento ainda mais especial e reforçando o papel do teatro como experiência coletiva e transformadora no ambiente escolar.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários