Ampliando conhecimentos
Ao longo do semestre letivo, a Escola Sesc Chapecó promove uma série de atividades especiais que enriquecem a experiencia e o desenvolvimento dos alunos. Confira os registros.
A procura de um tesouro
Os pequenos, da turma formada por alunos de 2 anos, demonstraram curiosidade e interesse na atividade dinâmica, que tinha como proposta descobrir o universo do fundo do mar. A professora de Educação Infantil, Jiovana Grapilha, relatada como a atividade foi desenvolvida:
“Iniciamos o projeto “O que tem no fundo do mar?”. As crianças ficaram encantados com a possibilidade de poder descobrir através de histórias, músicas, brincadeiras tudo o que se pode encontrar submerso a água.
Aprendemos que os peixes não possuem pálpebras, isso mesmo! Um pouco curioso, não é? E a água também tem oxigênio, a partir disso, passamos a descobrir por onde os peixes respiram. Esse momento foi um verdadeiro tesouro.”, declara.
Aprendendo com o outro
As turmas de 3 anos da Educação Infantil receberam uma visita especial, a colaboradora Gesimara Bollis, que atua no setor Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc.
“Esse momento surgiu a partir da observação da necessidade de trabalharmos com as crianças sobre a “colaboração”. Para colaborar com os outros, precisamos estar bem conosco. Assim, também colaboramos com nossos colegas na sala, com as professoras e com nossos familiares.
Aproveitamos para aprender algumas técnicas que são usadas na meditação, e como aplicar no nosso dia a dia, seja em casa ou na escola. A meditação pode ser utilizada para proporcionar um estado de relaxamento físico e mental, para desenvolver a consciência das crianças. Esse momento além de prazeroso nos proporcionou muitos aprendizados.”, relata Jiovana Grapilha.
Desafio de Matemática
Não é só os pequenos que são convidados a desenvolveram suas habilidades e conhecimentos.
Para incentivar a participação na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática - (OBMEP), a professora Raquel Cerbaro Barella desafiou os alunos, familiares e pessoas que passavam pela escola com atividades de matemática, durante todo o mês de maio.
Nas terças-feiras, foram realizados dois desafios fixos, mais um desafio surpresa. Um desafio ficava no espaço da escola, e somente os alunos poderiam responder. O outro, ficava no hall de entrada da escola, onde familiares e público em geral poderiam participar. Cada desafio acertado, gerava pontuação para a turma que participava.
“A intenção foi envolver os alunos e alunas de forma divertida, para que percebessem que a Olimpíada pode ser realizada de forma tranquila.
Envolver os pais e o público em geral foi um modo de desmistificar a ideia de que a matemática é ruim, difícil ou chata.”, comenta a professora Raquel Cerbaro Barella.
As atividades trouxeram mais engajamento para realização da 1ª fase da OBMEP, que aconteceu no dia 30 de maio.
A gestora escolar Evandra Schneider salientou a importância da atividade, uma vez que a mesma proporcionou alegria, entusiasmo, interação, trabalho em equipe e aprendizagem ao espaço escolar como um todo.
“Alunos e alunas ficaram ansiosos para o resultado da primeira fase. Além disso, todos ficaram com a certeza de que é possível aprender matemática de forma divertida e também participar da olímpiada com mais tranquilidade.”, afirma a gestora.
As turmas que somaram mais pontos ainda desfrutaram de um piquenique, com brincadeiras e passeio até a praça do bairro.
Rede de Escolas Sesc-SC
Para o Sesc, aprende melhor, quem aprende feliz!
Nas Escolas da nossa Rede de Ensino, as crianças crescem felizes e realizadas, em um ambiente acolhedor, repleto de afetividade, alegria, criatividade e inovação, que desperta o prazer pelo a+ Rede de Escolas Sesc-SCprender. Desde a primeira infância, nossos alunos contam com atividades lúdicas significativas desenvolvidas por profissionais qualificados, atendimento humanizado, em um espaço seguro que estimula o aprendizado.
Trabalhamos com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.
Oferecemos Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 27 Unidades em Santa Catarina.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Escola Sesc que está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4 (Educação de qualidade). A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
0 Comentários