Trocas de conhecimento
A Rede de Ensino Sesc se estrutura a partir de uma proposta pedagógica interacionista, potencializando o ensino por meio das interações e das trocas de conhecimento, ou seja, é favorecido o compartilhamento de saberes - entre professores e alunos, alunos e seus colegas, escola e família.
No cotidiano escolar, o ensino é voltado para suprir as necessidades dessas características individuais de cada criança, bem como os fatores que operam na coletividade. As competências a serem desenvolvidas nas crianças são trabalhadas nos dois âmbitos, o individual e o coletivo.
Confira algumas atividades que acontece na Escola Sesc em Chapecó, Jaraguá do Sul e Xanxerê!
Na Escola Sesc de Chapecó, a professora Jiovana Grapilha percebeu a inquietação da turma em um momento de brincadeiras, algumas crianças começaram a questionar, e conversar entre si.
Esse momento aconteceu durante a brincadeira entre Cecilia e Lívia, de 3 anos, as duas sentadas no chão davam comidinhas para suas bonecas, até que uma delas colocou a colher na boca da boneca e disse: “come, filha, seu macarrão verde”.
Lívia estava ao lado atenta as palavras e falou: “mas o macarrão não é verde, é vermelho!”.
Foi então que a professora teve a ideia de realizar uma atividade envolvendo texturas e cores com o ingrediente presente na brincadeira: macarrão. Afinal, qual é a cor do macarrão?
“É importante para a criança que se perceba enquanto sujeito, é através do contato com diferentes texturas e estímulos, que elas aprendem a lidar com suas emoções e sensações e a expressá-las de maneira adequada.”, relata a professora Jiovana Grapilha.
Essas atividades também podem ajudar no desenvolvimento da empatia e da amizade, uma vez que as crianças aprendem a reconhecer e respeitar as diferenças entre si e entre os outros. Ao mesmo tempo que as crianças experimentavam através do toque, aproveitaram para provar o gosto.
Para essa situação de aprendizagem, foi utilizado corante colorido e na medida em que as criaças misturavam surgia uma nova cor, o que as motivava ainda mais. Após um longo tempo, as crianças foram percebendo que o macarrão pode ser de diversas cores, para isso, basta misturar os ingredientes e deixar ainda mais colorido.
Explorando o mundo dos animais na Escola Sesc de Jaraguá do Sul
Os alunos do 3º ano da Escola Sesc de Jaraguá do Sul - juntamente com a professora Daiane Raquel Rita, laboratorista Mariane Roblowski e auxiliar de classe Jéssica Francine Pereira, estudaram sobre ciclos da vida.
Ao chegarem no tópico desenvolvimento dos ovíparos, os alunos Alice Thomsen e Luca Bakun comentaram que seus pais tinham criação de galinhas e “chocadeiras” (incubadora de ovos), sendo assim, as famílias se prontificaram a vir na escola para mostrar e explicar como funciona o processo para chocar os ovos de galinha.
Para proporcionar essa vivência à turma, a mãe do estudante Luca, Bruna Bakun, disponibilizou sua incubadora para observação do processo, que acontece quando a galinha bota ovo fecundado por um galo, durante o desenvolvimento dentro do ovo o embrião se alimenta das substâncias nutritivas que estão na gema, esse processo leva cerca de 21 dias para a formação completa e eclosão do pintinho.
A turma cuidou e aguardou ansiosamente para o grande dia do nascimento. Depois de quatorze dias de incubação, foi feita a primeira ovoscopia (método que usa uma fonte de luz sobre o ovo para mostrar detalhes através da casca) e, entre os 6 ovos que estavam na chocadeira, foi possível observar quatro embriões formados e se mexendo.
Com vinte e um dias, os embriões (pintinhos) começaram a quebrar a casca, foi uma grande emoção. Como a chocadeira ficou no laboratório Multilab a escola toda pode observar o processo, inclusive, a educação infantil. Após o nascimento, os estudantes analisaram as asas, e puderam observar que eram dois pintinhos e duas fêmeas e, como a experiência acabou envolvendo toda a escola, os terceiros anos selecionaram nomes para os bichinhos.
Foi elaborado um questionário (via Forms) para votação através de QR CODE, que estava distribuído pela escola, e com a maior votação foram escolhidos: Lua e Meg para as fêmeas e Pikachu e Saturno para os machos.
“O acompanhamento do desenvolvimento dos pintinhos foi uma experiência educativa gratificante, através desse projeto aprendemos não apenas sobre o ciclo de vida das aves, mas também a importância do cuidado, responsabilidade e trabalho em equipe. Esse processo ilustrou vividamente como a ciência e a prática se unem na criação dos animais. Esperamos que nosso projeto tenha transmitido lições valiosas e inspirar outros a explorar o mundo fascinante da vida animal. ", relata a professora Daiane Raquel Rita.
Escola Sesc Xanxerê: Jornal do quinto ano
Para informar os alunos e familiares sobre as atividades e projetos que vem sendo desenvolvidos na escola, os alunos do quinto ano da Escola Sesc Xanxerê publicaram o “Jornal Oficial Escola Sesc”.
De acordo com a professora da turma, Viviane Gavaço, a ideia de publicar o jornal surgiu após trabalhar em sala os gêneros textuais notícia e entrevista. Os alunos agendaram um horário e conversaram com as professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental sobre as atividades desenvolvidas até o momento.
As famílias gostaram da ideia, pois é uma forma de conhecer o trabalho desenvolvido da escola. Foram publicadas duas edições e a ideia é de todo mês tenha uma nova publicação, contemplando todas as turmas e setores da escola.
Matrículas 2024
Em setembro o Sesc Santa Catarina iniciou o processo de rematrículas e matrículas nas Escolas da sua Rede de Ensino. A Instituição divulgou o Edital com o calendário e as orientações necessárias aos pais e responsáveis, documento que deve ser lido minuciosamente pelos interessados.
Para o ano letivo 2024, são mais de 10 mil vagas nas atividades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 26 Unidades no Estado.
Os valores das mensalidades podem ser consultados no site da Instituição ou diretamente nas Escolas. Para conhecer melhor a estrutura, metodologia e proposta pedagógica, é possível entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
Cronograma de inscrições
- Matrícula de novos alunos na categoria dependentes de trabalhadores do comércio: 4 a 20 de outubro
- Matrículas novos alunos categorias público em geral e trabalhadores do comércio: a partir de 23 de outubro
Top Dicas: Metodologias ativas na educação
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários