Escola Sesc Chapecó
A conscientização sobre o meio ambiente, a mudança de hábitos alimentares e o aprendizado interdisciplinar ganharam vida em uma experiência prática e sensorial para os estudantes do 2º ano matutino e vespertino da Escola Sesc Chapecó. As turmas participaram de um passeio pedagógico à Horta Aromas, que proporcionou momentos de interação com a natureza e aprendizado significativo.
Educação que transforma hábitos
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre nutrição e a importância de uma alimentação saudável. Segundo a professora Ana Caroline D. Koslovski, esse aprendizado vai além da sala de aula:
"O conhecimento adquirido pelos estudantes reflete em mudanças nos hábitos alimentares das famílias, já que eles levam esse aprendizado para dentro de casa."
Aprendizado prático e sensorial
Na horta, conceitos abordados em sala, como "dentro-fora", "grande-pequeno", "cheio-vazio", texturas e cores, ganharam vida por meio da observação e interação direta com o ambiente. Um dos momentos mais marcantes foi a atividade conduzida pela Chef Marigilda Dalarosa, que apresentou às crianças como preparar compostagem, além de incentivá-las a plantar sementes de chás.
Os estudantes exploraram o espaço, observaram diferentes plantas — desde ervas aromáticas até flores e frutos — e ficaram encantados com as borboletas e a biodiversidade local.
Oficina de chás: aromas e sabores que ensinam
Para completar a experiência, os pequenos participaram de uma oficina de chás. Eles puderam sentir a textura das ervas, apreciar os aromas e degustar os diferentes tipos de chá, aprofundando a conexão entre teoria e prática.
A visita à Horta Aromas foi um dia repleto de aprendizado, curiosidades e experiências inesquecíveis, reforçando o compromisso da Escola Sesc Chapecó com uma educação que transforma vidas.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários