Projeto Ágora
O Projeto Ágora tem como objetivo conscientizar os educandos sobre o bullying escolar, fortalecendo a cidadania e promovendo vivências educativas orientadas para a vida em coletividade e a cultura da paz. Com esse propósito, a Comissão do Projeto Ágora da Escola Sesc de Araranguá criou estratégias para enfrentar o bullying no ambiente escolar. Em abril, foi realizado o I Encontro do Projeto Ágora na sala de multiuso, com a participação das turmas do 4º ao 9º ano.
Na ocasião, os estudantes acompanharam a apresentação do projeto feita por membros da comissão, explicando através de slides o que é o Projeto Ágora e sua importância. Também foi apresentada a APÓS (Associação das Pessoas Seguras e com Opinião Própria), criada com o objetivo de acolher todos os que sofrem bullying escolar, oferecendo apoio e ajudando a enfrentar cada situação.
Em seguida, estudantes com estudantes com condição neurodivergente deram seus depoimentos sobre as dificuldades e bullying enfrentados diariamente em sala de aula.
Foi um momento emocionante, onde os colegas perceberam que nem sempre as "brincadeiras" são bem-vindas.
Durante o encontro, os participantes compreenderam coletivamente a importância de acolher, ajudar e compreender as necessidades de cada colega da escola.
Em seguida, foi exibido um vídeo disponível no YouTube, "Bullying na Escola", que reforçou as mensagens-chave compartilhadas na atividade.
Foi possível esclarecer os tipos de bullying existentes no âmbito escolar, sendo eles: verbais, físicos, psicológicos e cibernéticos (cyberbullying).Os estudantes participaram de dinâmicas em grupo que promoveram a reflexão para compreender que o bullying, mesmo quando seguido de desculpas, deixa marcas visíveis por toda uma vida.
Depoimentos de famílias e professores presentes no Encontro:
"Meu nome é Alamir, sou pai do Davi Cesar Pezente. Ele é autista, e por esse motivo, tinha muito receio em trocar de escola. Ele estudou em uma escola pequena até o ano passado, com no máximo 10 alunos por sala de aula, e todos já estavam acostumados com o jeitinho dele. Este ano, iniciou no Sesc. Estava muito preocupado com como seria o tratamento com ele, mas depois de participar da apresentação do Ágora, fiquei muito tranquilo, porque vi a preocupação da escola e dos próprios alunos com respeito às diferenças e ao bullying. Fiquei muito contente com essa iniciativa da escola de disponibilizar esse espaço para os alunos relatarem qualquer tipo de abuso ou constrangimento que estiverem passando. Fiquei muito feliz e grato por participar!"
"Me chamo Cristiell, sou professora de matemática, e o Projeto Ágora foi um momento de reflexão e sensibilização. Ouvir relatos e experiências sobre o impacto avassalador do bullying nas vidas das pessoas, especialmente das crianças e jovens, é profundamente comovente. A oportunidade de compreender a dor, o medo e as cicatrizes emocionais deixadas por esse comportamento cruel nos desafia a agir, a ser agentes de mudança em nossas escolas. O projeto Ágora fez repensar nossas atitudes, a cultivar empatia e compaixão, e a promover ambientes mais seguros e acolhedores para todos. É um chamado para nós educadores, alunos, pais, e toda a sociedade se unirem na luta contra o bullying, para garantir que nenhuma criança ou jovem tenha que enfrentar o tormento do isolamento e da humilhação. Foi um momento de conscientização e inspiração para todos os presentes. Parabéns, professora Cheila, Escola Sesc e todos os envolvidos."
"Sou a Milene, professora de Inglês, tive a oportunidade de participar, junto dos alunos, de uma conversa sobre bullying. O objetivo era abordar o tema e apresentar o grupo de alunos que se uniu com intuito de enfrentar situações de bullying, dentro e fora da escola, sobretudo, a partir de uma ótica de acolhimento. No decorrer do encontro, muitos alunos, corajosamente, pediram a fala para partilhar vivências de bullying sofridas por diferentes razões. Momentos como esse tornam ainda mais evidente as marcas que certas atitudes nos deixam ao longo da vida, ainda que sejam vistas, de modo simplista, como uma brincadeira entre colegas. Na partilha, dialogamos sobre a importância de não normalizar essas práticas na rotina escolar e nos vínculos entre colegas e professores, compreendendo que o modo como o outro se sente é a resposta para continuarmos ou não adotando certos comportamentos, como o uso de apelidos, por exemplo. O desconforto do outro é uma razão mais que suficiente para pararmos. Considero muito positiva essa troca de vivências entre professores e alunos, sobretudo, porque trazemos um retrato de outra geração e de como não podemos seguir repetindo padrões que já deveriam ter sido considerados inaceitáveis à época. Se reeducar para um convívio mais saudável é um começo."
Nós, da Escola Sesc Araranguá, esperamos que o eco deste encontro ressoe como um compromisso inabalável: juntos, combatemos o bullying, erguendo pontes de empatia e construindo um futuro onde cada criança e jovem possa florescer livre de medo e intimidação.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários