A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) tem como propósito estimular o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e áreas afins, promovendo a difusão de conhecimentos científicos de forma lúdica, investigativa e colaborativa.
Nas escolas do Sesc, a educação é entendida como um instrumento de transformação social, pautada na formação de estudantes críticos, participativos e protagonistas de seu processo de aprendizagem.
A participação em olimpíadas científicas amplia competências, valores e experiências que dialogam diretamente com a proposta pedagógica da instituição, enriquecendo o repertório dos alunos e fortalecendo seus projetos de vida.
Na Escola Sesc Joinville, a equipe formada pelos estudantes do 9º ano, Gabriel Moreira Alves, Luiz Gustavo Lemes de Souza e Pedro Henrique Sellmer, acompanhados pelo professor Cléverton Augusto Batista Ramos, conquistou o segundo lugar na OBAFOG 2025, que reuniu cerca de 90 equipes de diferentes regiões.
O professor Cléverton Augusto Batista Ramos, declara como foi a experiência de acompanhar os estudantes na competição: “Participar da OBAFOG 2025 no Rio de Janeiro foi uma experiência simplesmente incrível! Levar meus alunos para esse evento foi como abrir uma janela para o futuro. Cada lançamento, cada experimento e cada troca de conhecimento despertaram ainda mais a paixão deles pela ciência. Ver o brilho nos olhos deles ao compreender, na prática, os conceitos que estudamos foi algo indescritível. A aprendizagem vivida lá vai muito além dos livros — é inspiradora, transformadora e, sem dúvida, fora de série!”
“A experiência que tive nessa viagem foi incrível, pois, além de conhecer pessoas novas, adquiri conhecimento e pude evoluir a partir dos aprendizados que tive na competição. A viagem não exige apenas competitividade, mas também esforço, estudo, companheirismo e trabalho em equipe. Nas vezes em que participei da competição, sempre voltei com novas curiosidades e histórias que ficarão marcadas na minha vida. Concluindo, é uma experiência incrível e que vale muito a pena viver.”, relata o estudante Pedro Henrique Sellmer.
Tanto o professor quanto o estudante participaram da competição pela segunda vez consecutiva, reforçando o compromisso da escola com a continuidade de projetos que valorizam a ciência, a cooperação e o protagonismo juvenil.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários