OBMEP Mirim
Durante o ano letivo de 2023, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Sesc de Ensino participaram da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim.
O evento é dirigido aos estudantes dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas localizadas no território brasileiro.
Nesta edição, os estudantes da Rede Sesc conquistaram 30 medalhas de ouro, 86 medalhas de prata e 107 de bronze, totalizando 223 medalhas.
Escola Sesc Chapecó
Na Escola Sesc Chapecó, a professora da turma do 3º ano, Daniela Paula Schiavini Muller, relata satisfeita o desemprenho de uma das alunas que participaram da olimpíada:
“Gabriela Cortina é uma ótima aluna, dedicada, comprometida e sempre com muita vontade de aprender!
E aí está o resultado, medalhista de ouro na OBMEP mirim! Parabéns a essa aluna, que venha muitas conquistas e muitas medalhas!”.
Já a aluna do 4º ano, Anna Clara Menezes Pinheiro, conta sobre a sensação de fazer as provas: " Eu me senti muito especial por ter passado na OBMEP.
Eu me senti um pouco nervosa quando estava fazendo a prova, mas acho que vou passar".
Professora da turma do 3º ano, Daniela Paula Schiavini Muller, e a estudante Gabriela Cortina.
A professora regente do 4º ano, Janete Ajala da Silva, comenta que "é muito satisfatório ver a oportunidade de nossos alunos participarem da OBMEP Mirim. Fica meus parabéns a todos os alunos pelo empenho e meus parabéns aos alunos finalistas! Sempre disse a vocês: acredito no potencial de vocês!", conclui.
Estudantes da Escola Sesc Chapecó.
Escola Sesc Itajaí
Em Itajaí, a Escola Sesc também conquistou um resultado expressivo no quadro de medalhas. O estudante Daniel Hess, do 5°, fala sobre a sua experiência na OBMEP Mirim:
“Adorei participar, porque matemática é comigo; a dificuldade deixa a competição interessante.
As questões são muito desafiadoras, porque algumas tentam te enganar... E achei muito legal também porque todos do 2º ao 5º podem fazer. Poderia ter a olimpíada o ano todo e todo ano!”
" Incentivar a participação da turma do 5º ano na OBMEP Mirim é o primeiro passo, pois matemática é o grande desafio da galera.
Vi uma turma envolvida, ansiosa pelos resultados da 2ª fase e brilho nos olhos quando receberam o certificado. Amei saber que agora a olimpíada estendeu-se aos alunos de 2º e 3º anos. Que venham mais desafios como esses!", declara a professora Marlen Cruz, do Sesc Itajaí.
Escola Sesc Palhoça
Professor Gean Rodrigo Espinianoe turma da Escola Sesc Palhoça.
O estudante Miguel Bugança, da Escola Sesc Palhoça destaca a relevância da competição para instigar a busca por mais conhecimentos na disciplina:
" É importante participar, porque consigo aprender mais coisas sobre Matemática, que é a disciplina que eu mais gosto.
Achei interessante a emoção de poder fazer a prova e receber a notícia de que fui aprovado para segunda fase, e mais legal ainda foi receber a notícia de que irei receber uma medalha de prata, a primeira medalha da minha vida.
Minha mãe ganhou a primeira medalha dela quando já era adulta e eu já ganhei a minha com 7 anos.”, relata.
O professor de matemática, Gean Rodrigo Espiniano, reforça “A participação dos estudantes na OBMEP é muito importante, pois os estudantes conseguem colocar em prática tudo que aprenderam durante as aulas.
Também é importante a interação entre turmas e, principalmente, porque aprendem desde cedo a competirem de maneira saudável.
Claro, a premiação para eles é muito gratificante, para nós professores também, mas como trabalhamos muito a questão socioemocional, eles se alegram e vibram com a conquista dos amigos.”, conclui o professor.
Escola Sesc Palhoça.
A equipe do Sesc se orgulha dos resultados e parabeniza a todos os estudantes que participaram desta edição da OBMEP.
Mais informações sobre a Olimpíada acesse o site.
Confira o quadro de medalhas
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários