As estudantes Arlete Tchimuku e a Rosinete Pinheiro da Silva celebram a conquista da vaga em uma universidade pública. Um sonho que começou a ser trilhado há dois anos, quando decidiram voltar a estudar e encontraram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha, em Florianópolis, a oportunidade.
Nem mesmo os obstáculos da pandemia as tiraram do caminho e no final de 2020 receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio. Todo o esforço valeu pena, pois com as boas notas conseguiram passar no vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que nesta edição também levou em conta a média final do Ensino Médio e notas dos últimos anos do ENEM no processo seletivo.
Arlete passa a cursar Pedagogia e Rosinete, Artes Visuais. Nos depoimentos abaixo as ex-alunas contam sobre suas trajetórias e inspiram quem ainda está para tomar essa decisão de retomar os estudos. Como diz a Rosinete "nunca é tarde para recomeçar, o tempo passa, mas só envelhecemos quando paramos de sonhar. Acredite em você".
Quer dar uma virada na vida, e avançar mais uma etapa pelo conhecimento?
O Sesc Prainha oferece gratuitamente a EJA Ensino Médio, para pessoas com mais de 18 anos, distribuídos em seis turmas. Na trajetória do curso, mais de 1.300 alunos conseguiram mudar sua condição de escolarização incompleta para completa, tendo assim a chance de continuar sua formação em cursos técnicos e de graduação.
Neste ano, devido a pandemia da Covid-19 os alunos têm a opção de frequentar o curso de forma presencial no turno vespertino, ou remoto no horário noturno. Dos 100 inscritos no primeiro semestre, 80% escolheram a forma remota e 20% o presencial.
As máscaras, o distanciamento social e o álcool em gel são cuidados diários que fazem parte do "novo normal" da sociedade. As aulas remotas são realizadas pela plataforma Microsoft Teams, com atividades postadas e temas trabalhados com a interação do professor nos horários de aula.
"O trimestre contou com muitos desafios e muitas superações e continuamos com a certeza de que muitas coisas estão por vir e muito há de ser feito para a conclusão do período letivo. Presencialmente ou de forma remota, o encanto, a curiosidade e a persistência são itens importantes para o aprendizado e a conquista do tão sonhado Ensino Médio", destaca Josiane Santos da Silva, técnica de Educação do Sesc Prainha, responsável pela EJA.
Vagas gratuitas para o segundo semestre
As inscrições para as turmas da EJA que iniciam no segundo semestre no Sesc Prainha estarão abertas a partir do dia 7 de junho. Clique aqui para mais informações sobre as matrículas e garanta a sua vaga.
Arlete Tchimuku
"Me chamo Arlete Tchimuku e sou de Angola. Eu fiquei 11 anos sem estudar, mas depois que me mudei para Florianópolis, meu irmão, que também está se formando, conversou seriamente comigo sobre a possibilidade de eu voltar a estudar. Logo ele me falou da EJA e eu corri atrás e consegui concluir o meu Ensino Médio no ano de 2020.
O Sesc tem uma escola maravilhosa, que abriu minha visão para o futuro. Eu só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de estudar, de conhecer os professores, empenhados em ensinar e ensinar com qualidade. E a equipe toda, que é nota mil.
Nesse ano de 2021 resolvi me inscrever no vestibular da Udesc, no curso de Pedagogia. A verdade é que eu sempre tive dois sonhos, ou ser cozinheira ou ser professora, e na graça de Deus eu passei no curso de Pedagogia. Por causa das notas que tirei na EJA eu consegui entrar para a faculdade.
A faculdade para mim era um sonho que ficou adormecido durante anos da minha vida, mas aí eu lembrei de tudo o que os professores nos falaram no dia da formatura. Nos perguntaram o que queríamos ser! E eles sempre nos falavam da importância de fazer uma faculdade! E hoje esse sonho se tornou realidade, graças a Deus e aos queridos professores.
Quero dizer a todos que nunca é tarde para recomeçar. Corram, venham fazer parte da EJA, pois aí está o seu futuro. Agradeço ao Sesc por me abrir as portas. Hoje me vejo uma futura professora.
Minha nota de agradecimento vai para todo o núcleo da EJA, mas especialmente aos professores, que se dedicam dia após dia para passar todo o seu conhecimento, com todo amor pela profissão e que formam alunos dispostos a lutar por um futuro melhor.
Professores, meu muito, muito obrigado por tudo o que fizeram por mim e que sei que estarão fazendo por outras pessoas mais. Que Deus abençoe grandemente vossas vidas, vossas famílias e vosso trabalho".
Rosinete Pinheiro da Silva
"Fiquei 29 anos sem estudar e com muita força de vontade e incentivo de uma amiga (Gaby) voltei à escola. Ela fazia a EJA e um dia me levou para assistir a uma aula e eu amei como os professores eram atenciosos.
Comecei a trilhar meu futuro em 2019, na EJA do Sesc Prainha e fui muito bem recebida por todos os professores. A cada tarefa eu me aprofundava mais, confiante que entraria para uma faculdade, um sonho que foi interrompido por muitas coisas da vida, casamento, filhos, etc.
No início de 2020 começaria o 3° ano e veio a pandemia. Com isso, tivemos que estudar a distância, confesso que não foi fácil. Porém com incentivo dos professores segui em busca do meu objetivo.
Quando estava para concluir peguei Covid e, mesmo com as limitações dos sintomas, encerrei todas as atividades. Mas fiquei bem triste por não participar da formatura.
Em 2021 me inscrevi no vestibular de verão da Udesc e fui aprovada em Artes Visuais (licenciatura).
Eu quero agradecer a cada professor que entrou no meu caminho e sempre me fez acreditar que eu seria capaz de chegar aonde eu cheguei. Sem vocês, mestres queridos, eu não teria conhecimentos para ser aprovada no vestibular, meu sentimento é só gratidão.
Nunca é tarde para recomeçar. O tempo passa, mas só envelhecemos quando paramos de sonhar. Acredite em você".
Leia mais
Da EJA Sesc Prainha para o curso de Fisioterapia da Udesc