Nos laboratórios Multilab das Escolas Sesc os estudantes são estimulados a resgatar seus conhecimentos, compartilhar suas vivências e juntos buscam soluções para diferentes situações que permeiam os conteúdos escolares. As atividades realizadas permitem que os alunos vejam e descubram na prática a aplicação de conceitos vistos em sala de aula.
O Multilab é utilizado principalmente pelo Ensino Fundamental e atende os conteúdos de física, química, matemática, geografia, história e ciências naturais. Neste local, planejado e estruturado para trabalhar as diferentes áreas do conhecimento, os estudantes se tornam cientistas, aplicando o método científico, através da observação, criando hipóteses e realizando a experimentação.
Confira abaixo alguns projetos desenvolvidos pelo 1º, 2º, 3º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Jaraguá do Sul.
Meu Corpo, meu amigo
Os alunos do 1º ano estudaram sobre o corpo humano: sistema respiratório, circulatório e digestório. Para isso, de forma de divertida, eles construíram modelos para representar cada sistema. Para o aparelho digestivo, as crianças contaram com a presença de uma amiga: a Bernadete (fantoche), que explicou como é o funcionamento desde a boca até o intestino.
Do que as minhocas precisam para sobreviver?
Com o intuito de descobrir na prática o que os animais precisam para sobreviver, os alunos do 2º ano construíram um minhocário, junto com a professora Tatiana K. E. Rodrigues. Com o auxílio da família realizaram a coleta de terra e minhocas e posteriormente, no laboratório Multilab, montaram o minhocário em garrafa PET. Através da observação diária, os alunos puderam determinar que, assim como outros animais, as minhocas precisam de água, comida, repouso e espaço para se locomover e crescer.
Explorando a diversidade das plantas
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Mariana Duarte Machado e a laboratorista Mariane Roblowski, estudaram as características e funções de cada parte da planta. Investigaram os diferentes tipos de raízes (fasciculada e tuberosa), como a do milho e da mandioca. Observaram no microscópio o interior de caules e folhas, acompanharam o crescimento do broto do feijão e puderam verificar a sensibilidade e periculosidade que algumas plantas podem ter, como a urtiga e dorme dorme.
Extração do DNA Humano
Alunos do 9º ano, orientados pela professora Natália C. Kitamura realizaram a extração do DNA humano através do bochecho. Foram preparadas três misturas com os seguintes materiais: detergente incolor; etanol 96º GL (gelado); sal de cozinha; corante azul, becker de 1000 ml e de 150 ml, água, colher, proveta e bastão de vidro. Após o repouso os alunos observaram o DNA com êxito e puderam entender as funções do sal, do detergente e do etanol na obtenção do DNA. Neste caso, o detergente desnatura as membranas lipídicas e as proteínas, o sal neutraliza o DNA que precipitará com etanol gelado.
Colaboração: Mariane Roblowski - Laboratorista Escola Sesc Jaraguá do Sul
O Sesc é referência em Educação, com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade e a reflexão por meio de conteúdos curriculares que dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. As Escolas do Sesc atendem desde início da vida, formando para o futuro.
A Rede de Ensino do Sesc contempla 22 Escolas de Educação Infantil (creche e pré-escola), 13 de Ensino Fundamental, projetos de contraturno escolar Habilidades de Estudo em 17 Unidades e Projeto Horizonte em duas. Oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades e Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em conjunto com o Senac, em Palhoça.
Clique aqui para mais informações.
0 Comentários