No dia 10 de novembro as Escolas Sesc de Xanxerê, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, Lages, Rio do Sul, Brusque, Palhoça, Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí e Criciúma realizaram a Feira do Empreendedor. A atividade marca o encerramento do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental I em parceria com o Sebrae Santa Catarina. Ao longo do ano os alunos foram estimulados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios.
Durante a Feira do Empreendedor cada turma pode mostrar em “suas lojas” os produtos que confeccionaram e prepararam, comercializando-os e compartilhando suas experiências e os aprendizados com familiares e amigos. O momento é especial, já que permite que os jovens percebam o impacto do seu trabalho e sejam reconhecidos pela capacidade de gerenciamento, organização e criatividade. Ao mesmo tempo, também orgulham e surpreendem a comunidade escolar.
Neste ano 129 turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Sesc participaram do JEPP, resultando no envolvimento de 2.928 alunos. As feiras mais uma vez foram prestigiadas pela comunidade escolar sendo registrados cerca de 6.080 visitantes. Ao total foram arrecadados mais de R$ 42.000,00 com o aluguel e venda dos produtos. Parte dos valores arrecadados foram divididos entre doações para entidades locais, projetos assistenciais, causa animal, auxílio para crianças doentes e parte será utilizada para confraternização das turmas participantes.
Mudança no comportamento financeiro
O desenvolver do projeto permitiu o amadurecimento de concepções e a visualização de oportunidades no campo do empreendedorismo, destacou a técnica de Educação Juliana da Silva do Sesc São Miguel do Oeste. “As famílias se inteiraram de todo o processo, estiveram ao lado da escola dando todo o suporte, inclusive no dia do evento participaram ativamente, hora sendo caixas das lojas, outrora atuando como clientes, o tempo todo incentivando e parabenizando o sucesso dos filhos. Segundo as famílias a partir do JEPP puderam observar mudança no comportamento financeiro dos filhos, que estão mais conscientes da real função do dinheiro, de onde ele vem e de como melhor fazer uso dele”.
Realidade econômica na rotina das crianças
A técnica de Educação do Sesc Palhoça, Rafaela Paim dos Santos, também relatou o envolvimento das famílias no projeto além da dedicação do professores e alunos: “Percebemos uma grande adesão e entusiasmo por parte dos professores, alunos e familiares, este projeto incentiva e traz a realidade econômica do cotidiano dos adultos para a rotina das crianças. Neste momento o protagonismo dos educandos fica ainda mais evidente, pois assumem a postura de dialogar, ponderar, analisar, planejar, organizar, saber esperar e principalmente tomar decisões sérias que podem trazer consequências positivas ou negativas, o desenvolvimento de estratégias para alcançar o objetivo pautados em ações cooperativas e colaborativas de cada grupo etário vem a fortalecer e enriquecer a habilidade de convívio social e emocional dos alunos”.
Como o Sesc trabalha o empreendedorismo escolar
Trazer conversas e atividades sobre empreendedorismo para dentro da escola é um primeiro passo para promover uma mudança cultural em relação a empreender. Mais do que desenvolver empreendimentos que podem gerar lucro, empreendedor é buscar soluções para problemas que fazem parte da sociedade e que precisam de soluções acessíveis, funcionais e objetivas para melhorar o cotidiano.
Além do conteúdo da base curricular, as Escolas Sesc SC buscam mostrar para os jovens que, por meio da criatividade, inovação, persistência e responsabilidade – características primordiais do empreendedorismo – é possível realizar qualquer sonho e mudar a realidade.
Cada uma das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental realiza oficinas com conteúdos relacionados a temas como temperos naturais, ervas medicinais, brinquedos ecológicos, locadoras de produtos, oferta de serviços, sabores e cores. Para as turmas mais iniciais, o ponto de partida são histórias que ajudam os estudantes a entender etapas de um negócios e, depois, a desenvolverem suas próprias ideias de forma lúdica.
Cada um dos programas é elaborado levando em conta a faixa etária dos alunos. Com abordagem e linguagem acessíveis, o objetivo é familiarizar o aluno com assuntos como:
- Aspectos do mundo dos negócios;
- Etapas de planejamento para concretizar um objetivo;
- Características do comportamento empreendedor;
- Valores éticos, culturais e de cidadania;
- Trabalhar coletivamente para alcançar um objetivo comum;
- Convivência de forma ética e cidadã;
- Potencial criativo para resolver situações;
- Realizar avaliação do planejamento realizado, com foco na qualidade e eficiência;
- Diferentes estratégias para resolver situações problemas.
A Rede de Escolas Sesc Santa Catarina segue com matrículas abertas e ainda há vagas em algumas Unidades. Os editais, bem como as modalidades oferecidas em cada cidade, valores e outras informações estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br/escola. A disponibilidade da vaga pode ser consultada diretamente na Unidade.
As Escolas do Sesc contam com Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola) em 23 Unidades, Ensino Fundamental em 15, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 4 cidades e Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 18 unidades. A Instituição oferece também Ensino Médio Técnico em Programação de Jogos Digitais e o novo Ensino Médio Técnico em Design de Interiores, em conjunto com o Senac, em Palhoça, com edital específico. Para o ano letivo 2020, a Instituição disponibiliza 10 mil vagas em 27 unidades.
As matrículas devem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc. Os pais ou responsáveis legais com interesse em conhecer a estrutura e metodologia da escola podem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
0 Comentários