
Rumo ao final deste ano letivo, compartilhamos alguns projetos realizados na Rede de Ensino Sesc-SC no segundo trimestre. Nas 27 Unidades que oferecem Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar), e Educação de Jovens e Adultos (EJA) as turmas trabalharam com o tema "Astronomia e Natureza”.
Os resultados do processo de ensino-aprendizagem foram apresentados à comunidade escolar nas Mostras de Artes e Ideias (Clique aqui para conferir a cobertura).
Confira abaixo como acontece a construção do conhecimento em nossas Escolas, por meio dos relatos das Unidades de Brusque, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul e Joinville.
Observação astronômica
A Escola Sesc Joinville promoveu um momento de observação astronômica, que contou com a presença de mais de 50 pessoas. Na noite em questão, os participantes puderam contemplar pelo telescópio o planeta Saturno, com seus anéis. O objetivo desse tipo de ação é estreitar a relação entre pais, alunos e escola, bem como estimular em criança e adultos o anseio por novas descobertas, mostrando que nunca é tarde para aprender e se encantar.
Uma viagem ao universo Sesc
Para enriquecer o projeto do segundo trimestre “Astronomia e Natureza”, as turmas de 5 anos da Educação infantil da Escola Sesc Jaraguá do Sul desenvolveram atividades com o tema “Uma volta ao Universo”. A proposta foi construir junto as famílias um foguete com materiais recicláveis. Todos aderiram à ideia e a atividade virou uma fantástica viagem ao Universo do Sesc, com desfile das crianças com seus foguetes pelos espaços da Unidade.
Amiga natureza
No berçário da Escola Sesc Jaraguá do Sul, a temática “Astronomia e Natureza” também possibilitou o desenvolvimento de vários projetos, em que o sol, a chuva, o arco-íris, a lua, as estrelas, o dia, a noite foram coadjuvantes e as crianças foram os protagonistas nas atividades. Ao longo do trimestre foram oportunizados momentos de exploração dos ambientes, interações e experimentação de sensações que o espaço verde da Instituição oferece.
“Nossos campos abertos de grama verde proporcionaram a elas liberdade para se movimentar, explorar suas forças e superar seus limites buscando o domínio das suas ações. A variedade de árvores e substratos encontradas em nossos espaços permitiram as crianças a observação e interação com diversas texturas, formas, cores, sons e luz expandindo seu encantamento pelo mundo e incluindo cada vez mais a sutileza da estética da natureza em seu imaginário. Estes momentos auxiliam no desenvolvimento integral das crianças, estimulam a criatividade e possibilitam o aprimoramento de habilidades como autogestão e resiliência”, reforçam as professoras Sonia Terezinha Momm Oldoni e Sabrina Carvalho Martins.
"Nossas atitudes se tornam reflexos"
A turma de 3 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Chapecó trabalhou com o projeto “Cuidado com o outro”. As crianças se desafiaram a dar ao colega o afeto que gostariam de receber, mostrando o quanto a gentileza está presente em nosso coração.
"Afinal, quem não gosta de receber um carinho e um abraço aconchegante e cheio de amor?", justificou a professora Jiovana. Ela conta que os alunos puderam demonstrar tudo isso, desenhando o reflexo no espelho, tendo carinho consigo mesmo.
"Neste momento, exploramos o esquema corporal ampliando a visão e capacidade de cada criança. Atitudes como essas deixam nosso dia mais alegre. Além de trabalhar usando nosso corpo, também demostramos nossos sentimentos através de gestos e cuidados. É muito importante perceber a pureza das crianças para assim, possibilitar ampliar suas capacidades", explica.
Como é a vida das abelhas?
Na disciplina de Ciências, os alunos do 3º ano vespertino, do Ensino Fundamental da Escola Sesc Criciúma, receberam a visita do apicultor Fernando, que proporcionou uma tarde rica em conhecimentos. O convidado explicou sobre os tipos de abelhas, o ciclo de vida, cuidados necessários para trabalhar com as abelhas, o que elas proporcionam para nós, do que se alimentam no inverno, entre outras curiosidades. Além disso, foi vestido com os EPI's necessários para coletar o mel e levou materiais de uso de um apicultor. Os alunos tocaram em um favo de mel, viram uma colmeia de pertinho, vestiram as roupas que o apicultor utiliza e, por fim, se deliciaram com o mel produzido por Fernando.