Giro pelas Escolas Sesc: Observações e vivências sobre astronomia e natureza


28/09/2022 - Atualizado em 28/09/2022 - 674 visualizações

Rumo ao final deste ano letivo, compartilhamos alguns projetos realizados na Rede de Ensino Sesc-SC no segundo trimestre. Nas 27 Unidades que oferecem Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar), e Educação de Jovens e Adultos (EJA) as turmas trabalharam com o tema "Astronomia e Natureza”.

Os resultados do processo de ensino-aprendizagem foram apresentados à comunidade escolar nas Mostras de Artes e Ideias (Clique aqui para conferir a cobertura).

Confira abaixo como acontece a construção do conhecimento em nossas Escolas, por meio dos relatos das Unidades de Brusque, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul e Joinville.    

Observação astronômica

A Escola Sesc Joinville promoveu um momento de observação astronômica, que contou com a presença de mais de 50 pessoas. Na noite em questão, os participantes puderam contemplar pelo telescópio o planeta Saturno, com seus anéis. O objetivo desse tipo de ação é estreitar a relação entre pais, alunos e escola, bem como estimular em criança e adultos o anseio por novas descobertas, mostrando que nunca é tarde para aprender e se encantar. 

Uma viagem ao universo Sesc 

Para enriquecer o projeto do segundo trimestre “Astronomia e Natureza”, as turmas de 5 anos da Educação infantil da Escola Sesc Jaraguá do Sul desenvolveram atividades com o tema “Uma volta ao Universo”. A proposta foi construir junto as famílias um foguete com materiais recicláveis. Todos aderiram à ideia e a atividade virou uma fantástica viagem ao Universo do Sesc, com desfile das crianças com seus foguetes pelos espaços da Unidade.

Amiga natureza

No berçário da Escola Sesc Jaraguá do Sul, a temática “Astronomia e Natureza” também possibilitou o desenvolvimento de vários projetos, em que o sol, a chuva, o arco-íris, a lua, as estrelas, o dia, a noite foram coadjuvantes e as crianças foram os protagonistas nas atividades. Ao longo do trimestre foram oportunizados momentos de exploração dos ambientes, interações e experimentação de sensações que o espaço verde da Instituição oferece.

“Nossos campos abertos de grama verde proporcionaram a elas liberdade para se movimentar, explorar suas forças e superar seus limites buscando o domínio das suas ações. A variedade de árvores e substratos encontradas em nossos espaços permitiram as crianças a observação e interação com diversas texturas, formas, cores, sons e luz expandindo seu encantamento pelo mundo e incluindo cada vez mais a sutileza da estética da natureza em seu imaginário. Estes momentos auxiliam no desenvolvimento integral das crianças, estimulam a criatividade e possibilitam o aprimoramento de habilidades como autogestão e resiliência”, reforçam as professoras Sonia Terezinha Momm Oldoni e Sabrina Carvalho Martins.

"Nossas atitudes se tornam reflexos"

A turma de 3 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Chapecó trabalhou com o projeto “Cuidado com o outro”. As crianças se desafiaram a dar ao colega o afeto que gostariam de receber, mostrando o quanto a gentileza está presente em nosso coração.

"Afinal, quem não gosta de receber um carinho e um abraço aconchegante e cheio de amor?", justificou a professora Jiovana. Ela conta que os alunos puderam demonstrar tudo isso, desenhando o reflexo no espelho, tendo carinho consigo mesmo.

"Neste momento, exploramos o esquema corporal ampliando a visão e capacidade de cada criança. Atitudes como essas deixam nosso dia mais alegre. Além de trabalhar usando nosso corpo, também demostramos nossos sentimentos através de gestos e cuidados. É muito importante perceber a pureza das crianças para assim, possibilitar ampliar suas capacidades", explica.


Como é a vida das abelhas?

Na disciplina de Ciências, os alunos do 3º ano vespertino, do Ensino Fundamental da Escola Sesc Criciúma, receberam a visita do apicultor Fernando, que proporcionou uma tarde rica em conhecimentos. O convidado explicou sobre os tipos de abelhas, o ciclo de vida, cuidados necessários para trabalhar com as abelhas, o que elas proporcionam para nós, do que se alimentam no inverno, entre outras curiosidades. Além disso, foi vestido com os EPI's necessários para coletar o mel e levou materiais de uso de um apicultor. Os alunos tocaram em um favo de mel, viram uma colmeia de pertinho, vestiram as roupas que o apicultor utiliza e, por fim, se deliciaram com o mel produzido por Fernando.


Representação das camadas do solo

No Multilab da Escola Sesc Criciúma, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental conheceram de perto as cinco camadas que constituem o solo. O professor de Geografia Daniel Paim e o laboratorista Patrick Alecsander, desenvolveram uma dinâmica para simular materiais encontrados nas camadas do solo. Os estudantes receberam pequenos recipientes para reproduzir as camadas do solo organizados grupos de cinco alunos. A explicação do conteúdo e a atividade experimental serviram para visualizar e manusear na prática componentes do solo, tais como, rochas, minerais, areia, terra com matéria orgânica, etc. Após, todos alunos replicaram as camadas em um vaso grande, que será utilizado na Feira de Ciências da Escola.


Passeio pedagógico

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Brusque visitaram o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú. O objetivo do passeio pedagógico foi sensibilizar sobre a importância da preservação da natureza, aliando a teoria adquirida em sala de aula com a prática, estimulando o aprendizado e despertando o interesse sobre o modo de vida dos animais, alimentação, além de conhecerem curiosidades de várias espécies.

Segundo a professora Joelma, da turma 1º ano C, os alunos ficaram encantados. "Apaixonados pelos animais, o passeio ao zoológico oportunizou ricas experiências aos alunos. Os mesmos foram incentivados a realizaram tentativas de leitura em placas como, informações sobre a vida dos animais e com autonomia foram compartilhando das suas experiências e conquistas de forma significativa com a professora. Foi uma aula marcante para toda a turma!"

A professora Christine, das turmas A e D conta que durante as aulas de ciências, os alunos compreenderam a diferença entre animais silvestres e domésticos, e com o passeio pedagógico tiveram a oportunidade de vê-los de pertinho. “Com a visita, as crianças também puderem compreender de forma prática, como a conservação da natureza é importante para preservação de todas as espécies de animais".

Para a professora Marilene, do 1º ano B “a turma participou de um momento maravilhoso visitando um lugar diferente. Apreciaram a natureza, conhecendo um pouco mais sobre os animais e os cuidados que devemos ter com os mesmos. Estavam encantados"

Fluxos de energia e as cadeias alimentares 

A turma do 4° ano C da Escola Sesc Brusque estudou sobre os fluxos de energia e as cadeias alimentares na disciplina de Ciências. As atividades relacionadas incentivaram e ensinaram as crianças sobre a importância da preservação. Confira o relato da professora:

“Juntos, estamos aprendendo que, a principal fonte de energia da Terra é o Sol. Ele envia energia para os organismos produtores (plantas), e ela flui para os consumidores (animais) e decompositores (microorganismos, fungos e bactérias), que junto com pequenos bichinhos, como minhocas, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica, liberando na natureza sais minerais e outros nutrientes.

Sendo assim fomos até a horta observar de perto como tudo acontece. Vimos diferentes tipos de plantas e suas características, insetos consumidores, cheirinhos diversos, cores e recebemos a energia poderosa do Sol. Foi um dia especial!” 

Skate na Educação Física 

Na Escola Sesc Brusque, os alunos do 5º ano participaram de uma aula de Educação Física diferenciada. O professor Jean Paul Piccoli utilizou o Skate como ferramenta e os estudantes puderam conhecer sua história; experimentar diferentes estímulos motores, desenvolver a socialização e aprender palavras do idioma Inglês utilizado no vocabulário dos skatistas. 

Gênero textual receitas

Os alunos do 1º ano A e D aprimoraram a habilidade EF03LP11 do componente curricular de Língua Portuguesa ao estudarem o gênero textual receitas. Após as atividades teóricas direcionadas, realizaram a prática de uma receita de doce de biscoito. Com isso, compreenderam que a receita é um texto instrucional e é dividida em etapas. O resultado foi encantador. Além de trabalharem em grupo, os alunos se divertiram e aprenderem em cada etapa.


Matrículas abertas para o ano letivo 2023

Para o Sesc, aprende melhor, quem aprende feliz!

Nas Escolas da nossa Rede de Ensino, as crianças crescem felizes e realizadas, em um ambiente acolhedor, repleto de afetividade, alegria, criatividade e inovação, que desperta o prazer pelo aprender. Desde a primeira infância, nossos alunos contam com atividades lúdicas significativas desenvolvidas por profissionais qualificados, atendimento humanizado, em um espaço seguro que estimula o aprendizado.

Trabalhamos com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.

Clique aqui para mais informações!

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .