Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc-SC constroem alicerces para o aprendizado, colaborando para a formação de uma sociedade mais humana, esclarecida e crítica. A Instituição proporciona uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social. Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura.
A Rede Sesc de Ensino conta com 27 Unidades de Educação Básica e Contraturno Escolar no Estado, que oferecem Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Criar Sesc.
Veja como acontece a construção do conhecimento em nossas Escolas!
Confira abaixo ações em destaque com relatos compartilhados pelas Escolas Sesc Chapecó, São Miguel do Oeste, Concórdia e Jaraguá do Sul.
Se quiser mergulhar nesse universo, tem muito mais na nossa Mostra Digital de Artes de Ideias, com os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos no primeiro trimestre do ano. O tema "Música" inspirou o trabalho pedagógico e contou com abordagens variadas em cada turma. Clique para acessar e se encantar!
O que tem no fundo do mar?
As turmas de 2 anos da Escola Sesc Chapecó receberam uma visita especial do “nosso amigo peixe” para completar as vivências relacionadas aos estudos sobre o que tem no fundo do mar.
Com olhares curiosos e encantamento, as crianças puderam observar de perto o “objeto” de estudo e pesquisa. Os pequenos descobriram que os peixes dormem de olhos abertos, porque não tem pálpebras, se encantaram com as cores e movimentos, e interagiram com o novo amigo. Uma experiência incrível de observação e construção de conhecimento.
“Momentos assim são fundamentais para o aprendizado da turma e enriquecem o repertório das crianças. São atividades significativas que possibilitam aos alunos explorar e interagirem um com o outro”, salienta a professora Jiovana Grapilha.
Experiência com reação química
No Ensino Fundamental, as turmas dos 4º anos das professoras Janaína e Marianei da Escola Sesc Concórdia, elaboraram uma atividade baseada na proposta do livro de ciências sobre reações químicas.
A atividade multidisciplinar envolve as disciplinas de ciências e artes e foi desenvolvida com auxílio do laboratorista. Dentro da proposta de trabalhar as reações químicas, primeiramente foi realizado um teste de oxidação de metais diversos para identificar as de comportamento de cada metal.
Após identificação dos metais que se oxidam, foi elaborado uma atividade de produção de arte em telas usando a oxidação de itens de aço e ferro. A partir das marcas de oxidação, os alunos usam a imaginação para colorir os quadros
Em busca do arco-íris perfeito para entender a luz
Nossos cientistas do 3º ano da Escola Sesc de Jaraguá do Sul, orientados pela professora Estela Pescharki Borba e a laboratorista Mariane Roblowski, investigaram o comportamento da luz.
Sabemos da importância da luz em nossas vidas e que a luz do sol é essencial para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, além de ajudar no crescimento das plantas
Essa luz parece ser branca, mas na verdade é uma mistura de cores. Os estudantes verificaram isso com o auxílio de um prisma, que decompõe a luz em várias cores, assim como acontece em um arco-íris. Dessa forma nossos olhos conseguem identificar cerca de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
A decomposição também foi visível num "espectrofotômetro caseiro", que consiste em uma pequena caixa escura, que possui em cada lado uma pequena abertura para entrada de luz e um pedaço de CD. O dia ensolarado contribuiu positivamente para execução da prática experimental e nossos cientistas ficaram impressionados com os resultados obtidos.
O livro das músicas das infâncias das famílias
As turmas da Educação Infantil da Escola Sesc São Miguel do Oeste resgataram canções que fizeram parte da infância das famílias, em um projeto que culminou na criação coletiva de um livro.
Confira como o projeto foi desenvolvido através dos relatos das professoras Alini Dassi, Pricila Lovatel, Eduarda Deitos e Veridiane Rucks.
Nesse primeiro trimestre desenvolvemos o projeto “Na Batida do Coração: Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende”. Nosso objetivo foi o de promover através da música o desenvolvimento corporal e cognitivo, estímulo ao convívio social, a harmonia, a criatividade, a imaginação, a percepção aos sentimentos e sensações, abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela.
Uma das atividades desenvolvidas pelas turmas do Algodão Doce, Arco-íris, Balões, Brigadeiros e Estrelinhas foi um resgate de canções que fizeram parte da infância das famílias, estabelecendo uma ponte entre o presente e o passado, oportunizando vivências musicais entre pais e filhos, a fim criar memórias afetivas musicais.
Primeiramente cada família apresentou a cantiga e fotos da sua infância para a criança, proporcionando um momento de reflexão sobre a mesma fase, porém vivida em diferentes épocas. No momento da socialização das músicas, os alunos puderam comparar as cantigas que ainda estão presentes nos repertórios atuais e também resgatar aquelas que estavam no passado. Todo o processo foi registrado e no final virou o “Livro das músicas das infâncias das famílias”, levado para a casa, paras os pequenos compartilharem as vivências com seus familiares.
A Escola Sesc está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas que contribuem com cada ODS. No caso da Escola Sesc é o número quatro: Educação de Qualidade.
0 Comentários