Neste último trimestre do ano letivo, conectamos a comunidade escolar em uma corrente de emoções positivas, pautada no exercício da gratidão. As turmas estão organizando ações neste sentido, que serão compartilhadas na próxima Mostra Digital de Artes e Ideias, que ocorre de 19 e 20 de dezembro, para fechar o ano letivo 2020 de forma mais leve e positiva.
No post de hoje reforçamos a importância da Educação Afetiva do Sesc e como faz a diferença na vida das famílias, ainda mais neste ano atípico e desafiador. Quando as aulas presenciais foram interrompidas, como medida para conter a propagação da Covid-19, foram substituídas pelo ensino a distância, mantendo o vínculo, o carinho e a interação.
Inicialmente, o vírus afastou alunos e professores, mas em seguida uniu ainda mais a escola e as famílias em torno do ensinar e aprender. A parceria e participação dos pais e responsáveis foram primordiais no processo de ensino a distância. Todos se tornaram aprendizes ao mesmo tempo, vivendo essa situação que nunca poderíamos imaginar que passaríamos.
Publicamos abaixo mais depoimentos desta série de posts especiais, como forma de inspiração.
Professora Eunice Klauberg, Educação Infantil Escola Sesc Prainha, Florianópolis
"Diariamente me encanto e me sinto grata por poder apreciar a riqueza nas devolutivas das crianças, encaminhadas através de relatos, fotos e vídeos. Sou grata pelas famílias que, apesar do distanciamento social, não medem esforços para manter os laços afetivos e conexão com as propostas pedagógicas, num elo de apoio e incentivo mútuos".
Edmar Martendal e Tatia Dias de Souza, pais do Vicente e Lourenço
3º e 2º ano
Ensino Fundamental
Escola Sesc Joinville
"O ano de 2020 irá ficar para a História. Confessamos que não tem sido um ano fácil, pois com ele surgiram muitos desafios. Como professores, precisamos nos reinventar para que atingíssemos nossos objetivos, e como pais, a tarefa 'desafio' de fazer o papel da escola. Por vezes pensamos em desistir, pois trabalhar em home office em tempo integral e ao mesmo tempo ter a tarefa de ensinar o conteúdo aos filhos foi bastante árduo. Foram necessárias muitas conversas e reflexões. Chegamos à conclusão de que naquele momento desistir seria a pior decisão, mesmo sabendo e tendo a clareza de que a educação não se restringe ao espaço da sala de aula e que família e escola precisam prosseguir e aceitar os desafios do dia a dia. Por outro lado, estamos passando momentos maravilhosos com nossos filhos. Podemos acompanhar ainda mais de perto todo esse processo e ficar mais tempo com eles. Em nenhum momento desse período de pandemia deixamos de ser gratos por tudo o que temos, pela nossa família, amigos, trabalho, pela nossa saúde. Em especial nossa gratidão a cada professor que passou pela vida de nossos filhos e à professora Camila".
Depoimento da Kelly e do Robson, pais da Geovanna Debiazi Virissimo, aluna da turma de 3 anos
Educação Infantil
Escola Sesc Palhoça
"Somos gratos por tudo de maravilhoso que nos aconteceu neste ano. Sim tivemos um ano diferente, mas foram tantos momentos de cumplicidade e alegria que podemos compartilhar por estarmos juntos mais tempo, que só temos a agradecer. Com certeza a Escola teve seu papel fundamental, pois através de várias atividades propostas, vivenciamos experiências únicas e acompanhamos a evolução da nossa filha. Somos gratos pela Escola que escolhemos e por toda a parceria”.
Ana Paula e Ricardo Augusto Felssner, pais do aluno Vitor Moreira Felssner
Ensino Fundamental
Escola Sesc Joinville
"2020 foi um ano diferente. Quando começamos o estudo e trabalho em casa, pensamos que logo isso passaria e a vida voltaria ao ‘normal’... mas não foi bem assim.
Nosso início foi conturbado! Não somos educadores, não entendemos sobre o ritmo de aprendizagem de uma criança. E as crianças não viam seus pais como professores. Precisamos de um tempinho para nos adaptar e entender como as coisas se encaminhariam. E foi aí que lembramos que não estávamos sozinhos, tínhamos a Escola para nos auxiliar.
A ajuda da professora nos dando total abertura, nos mostrando estar sempre disponível fez a completa diferença. Não foi apenas um apoio pedagógico, foi também um apoio psicológico cercado de carinho. Vejo que a evolução do meu filho nesses meses foi imensa, e isso só foi possível com a parceria e sintonia entre pais e professores.
Esse ano foi incomum, diferente de tudo que podíamos imaginar, um ano de distanciamento e poucos abraços. Porém mesmo assim nosso sentimento é de gratidão pela vida, saúde e família unida. E gratidão também por todo o apoio recebido de cada professor, que mesmo de longe se mostraram tão presentes nas nossas vidas.".
Família da aluna Lívia Barreto
Turma de 2 anos
Educação Infantil
Escola Sesc Laguna
"Considerando as adversidades da vida, neste momento em que estamos vivendo, de isolamento da convivência social, podemos perceber o quanto é importante a relação família e escola. Nossa filha Lívia teve o primeiro contato com o ambiente escolar nesse ano, que veio cheio de surpresas e superações. Momento em que a professora Michele e as demais, precisaram se reinventar e, nós pais nos dedicar ainda mais, para suprir o que a escola não poderia ofertar, que era a convivência com amigos, professoras e corpo técnico. Contudo, podemos dizer que Lívia manteve acesa a ideia de estar inserida na escola, pois através das atividades que foram realizadas em casa e das aulas virtuais, ela se conectava com o Sesc.
Percebemos durante esse processo, que através das atividades, nossa filha se sentia pertencente a um grupo (Sesc), que através das atividades manuais, como montar sua própria massinha, as descobertas sobre os insetos, quando precisou utilizar a tinta guache para construir sua abelha e se aproximar da natureza para confeccionar um formigueiro, bem como, fazer uso da tesoura para construir seu robô; e com a lupa perceber o quanto as coisas podem se tornar maiores, avaliamos que sua evolução cognitiva está sendo desenvolvida. Além disso, não podemos deixar de mencionar contação de história, onde ela pode fantasiar conhecer e imaginar e, claro as canções através das aulas virtuais deixaram mais leve esse momento de isolamento.
Para tanto, estamos agradecidos pela dedicação e comprometimento das professoras e escola, por terem nos proporcionado essa vivência, auxiliando na construção do saber de nossa filha. Estamos imensamente gratos e felizes e por fazer parte da família Sesc".
Karlene Wasem e Elpidio Ecco, pais da aluna Amabile
Turma de 4 anos
Educação Infantil
Escola Sesc Lages
"Gratidão. O sentimento mais presente nesses últimos meses. Gratidão a Deus, à vida e às pessoas que fazem parte dela. Hoje nosso agradecimento vai aos professores e a toda equipe Sesc Lages, pelo empenho, dedicação e carinho proporcionados aos nossos filhos em tempos tão adversos. Grata pelos momentos de cumplicidade, desafios e aprendizados!"
Eduardo e Graciele, pais do aluno Lucas
Turma 4 e 5 anos
Educação Infantil
Escola Sesc Prainha
"Gratidão pela minha família, amigos, trabalho, casa, o alimento de cada dia, saúde. Sejamos luz no caminho de quem nos rodeia, vamos fazer o bem sem olhar a quem. Também quero expressar nossa enorme gratidão e dizer que somos gratos pela escola Sesc, por todo apoio que sempre nos tem dado, à coordenação, aos professores que têm um papel importante na educação e crescimento pessoal de nossas crianças. São primordiais para que eles se sintam confiantes e sigam em frente diante de tantas mudanças. Agradecemos pelo acolhimento, pois assim que nos sentimos, acolhidos pela escola".
Assista ao vídeo especialmente produzido pela família das alunas da Escola Sesc Palhoça, Beatriz e Leticia (Educação Infantil - 4 anos; e da Liz (Ensino Fundamental - 6º ano B), pelos pais Karla Cristina Rosa e Luiz Henrique Melo, que reflete este momento.
Confira a primera matéria
Gratidão: um sentimento poderoso e transformador que contagia a comunidade escolar.