Gratidão: um sentimento poderoso e transformador que contagia a comunidade escolar


11/11/2020 - Atualizado em 20/11/2020 - 711 visualizações

Estamos próximos do final de um ano tão atípico e desafiador, em que muitas pessoas tiveram que mudar suas rotinas, rever seus valores, e até mesmo se reinventar. No meio escolar, as mudanças também foram significativas. As aulas presenciais foram interrompidas, como medida para conter a propagação da Covid-19, e precisaram ser substituídas pelo ensino a distância, sem abraços e brincadeiras no parque. Mas mesmo assim, na Rede de Ensino Sesc-SC conseguimos manter o vínculo afetivo com os alunos, sem perder o carinho e a interação.

Somos gratos a todas as famílias da nossa comunidade escolar, pela confiança, carinho e compreensão. Por não desistirem, mesmo diante de tantas dificuldades, se adaptarem a este momento e permanecerem presentes. A parceria e participação dos pais e responsáveis foram primordiais nesse processo de ensino remoto.

Nós agradecemos e acreditamos neste sentimento poderoso e transformador. Por isso, neste último trimestre do ano letivo, convidamos nossos alunos e seus familiares a exercer a gratidão, reconhecer e valorizar o que realmente é importante para uma vida plena e feliz. As turmas de todas as Unidades estão organizando ações neste sentido, que serão compartilhadas no “Murais da Família” na próxima Mostra Digital de Artes e Ideias, que ocorre de 19 e 20 de dezembro, para fechar 2020 de forma mais leve e positiva.

Nesta série de posts, vamos publicar alguns dos depoimentos recebidos, como fonte de inspiração.

Você também pode se conectar a essa corrente de emoções positivas. Liste tudo que considera bom na sua vida: família, amigos, saúde, trabalho, lar, conquistas, feitos e agradeça. Ao acreditar que tudo é um presente da vida, é possível ter uma perspectiva de mundo mais feliz. Se quiser, compartilhe conosco nos comentários.


Depoimentos da Laura (mãe) e da aluna Maria Cecília Salerno Adam (6 anos)
Educação Infantil
Escola Sesc Prainha, Florianópolis

“Aqui em casa, procuramos sempre lembrar como é bom termos uma casa aconchegante para morar, comida gostosa para comer, e muita saúde e amor na nossa família. Costumamos pensar, também, que é sempre importante agradecermos as coisas boas de nossas vidas, pois a gratidão nos torna mais feliz e faz com que queiramos ajudar os outros também”. Laura Salerno Adam (mãe)

“Grata por comer arroz, feijão e ovo, eu sou grata pelo meu cérebro, eu sou grata pela minha caminha”. Maria Cecília Salerno Adam (aluna, 6 anos)


Depoimento da família do aluno Matheus Corrêa Vieira, turma 3 anos B
Educação Infantil
Escola Sesc Laguna

"Estamos vivendo um momento bastante delicado, onde as pessoas se veem de mãos atadas diante de uma pandemia que se alastrou pelo mundo todo de forma muito rápida. De repente, nossas famílias precisaram aprender a lidar com situações de risco, reajustando suas rotinas e se adaptando a essas mudanças repentinas da melhor forma possível. Todos fomos pegos de surpresa, porém, graças a era da tecnologia, foi possível nos adaptar mais facilmente às situações. Afinal, hoje é possível realizar praticamente qualquer atividade pelo computador ou até mesmo pelo celular. A relação entre família e escola pode ser estreitada ainda mais devido a essa tecnologia de ensino remoto, onde os pais podem participar de forma mais direta das atividades, dos encontros virtuais, tirar dúvidas e aprender brincando junto com seus filhos. Nesta modalidade de ensino, sinto que a participação da família é ainda mais necessária, já que não temos a sala de aula física e a presença do professor e dos colegas.

Tem sido algo bastante desafiador para nós como família. Entretanto, podemos dizer que o sentimento que define este momento é GRATIDÃO. Isto é, este novo “cenário” fez com que nos voltássemos ainda mais para a família e pudéssemos rever nossas prioridades. Nos permitiu ter mais tempo e mais momentos juntos. Apesar de os passeios serem bastante restritos e de quase não poder sair com as crianças, somos gratos por estar com saúde, por aproveitar os momentos de lazer em casa e em família, por ter mais brincadeiras, mais diversão, mais histórias para contar... Somos gratos pela oportunidade de poder continuar com o ensino e aprendizagem dos nossos filhos através das atividades e encontros virtuais, pela dedicação e empenho da escola e dos professores em tentar nos proporcionar momentos que nos lembram nossa infância e que nos aproximam ainda mais das crianças através da educação afetiva. Momentos esses que se tornarão lindas lembranças para nossos filhos. Enfim, apesar de toda dificuldade que possa surgir, sejamos sempre gratos, pois a gratidão é o que nos faz ter esperança de que dias melhores virão".


Depoimento do Gabriel Luckas de Amorim, aluno do 7º ano
Ensino Fundamental
Escola Sesc Palhoça

"Primeiramente sou grato a Deus por ter saúde, pelo ar que respiramos, pela natureza que Ele nos dá e por tudo de bom que acontece na minha vida. Sou grato por ter uma família e por ela estar no meu lado em todos os momentos. Sou grato também, pela minha escola porque ela é muito boa e me ensina muitas coisas, aprendo as matérias, mas também a estar preparado para a vida. É na escola que agradeço por ter amigos, eles me ajudam muito. Tenho muitas coisas na minha vida para ser grato, mas mesmo se tivesse pouco, continuaria sendo grato porque o pouco que tenho pode ser o muito ou o tudo de alguém".


Depoimento do Kauan Rafaele Oliveira Silva, 5º ano
Ensino Fundamental
Escola Sesc Lages

"Há sete meses um Vírus mudou o mundo! Nos tirou os abraços, escondeu nossos sorrisos atrás de máscaras e quase tudo passou a acontecer na tela do computador. O medo pairava nossos pensamento, a imunidade era o melhor tesouro que o ser humano possuía.

E a escola??? A escola se reinventava, professores abriam a intimidade de seus lares e através de uma tela, traziam de volta a alegria e o entusiasmo de um novo normal.

A GRATIDÃO é a palavra que resume nosso sentimento neste momento. Agradecemos a Vida! Agradecemos toda Escola Sesc, todos os professores, em especial nossa amada Prof Kelly. Seu sorriso é garantido, sua espontaneidade, seus conselhos e sua presença todos os dias, mesmo longe se faz tão próxima".

Confira abaixo algumas imagens de uma ação realizada na Escola Sesc Lages, com as turmas de 5 anos:


Família do aluno Mathias Ribeiro Wolff.

O aluno Lucas da Silva Araújo expressa suas emoções.

Aluna Nallu de Liz Almeira com a mãe Naice.

Aluna Antonella Hebel Bettu, com os pais.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .