É contagiante a animação dos alunos da turma Arco-Íris do Projeto Habilidades de Estudo da Escola Sesc Prainha, em Florianópolis. Com idades entre 7 e 8 anos, eles encaram os dois turnos de estudo com muita alegria e energia. Pela manhã, cursam o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental na escola regular e no horário inverso, frequentam o contraturno do Sesc.
Para atrair a atenção dos pequenos e ampliar os conhecimentos nas quatro horas diárias de aula, as atividades desenvolvidas incentivam a interação, a pesquisa e a curiosidade, por meio de jogos, brincadeiras, leituras e estudos complementares ao conteúdo ministrado nas escolas de origem. Com o apoio da professora Taís Verdade de Godoy, os alunos aprendem a organizar o tempo de estudo, realizam as tarefas escolares ao som de música instrumental, fazem trabalhos em grupo, entre outras atividades rotineiras.
Os estudantes também frequentam outros espaços do Sesc: brincam no parque; praticam atividades físicas no Ginásio de Esportes; visitam semanalmente a Biblioteca, onde têm acesso a um amplo acervo o podem retirar livros; realizam experimentos na Sala de Ciências; aprendem e se divertem na Sala de Jogos de Todo o Mundo, com jogos de diferentes épocas e nacionalidades, que estimulam o raciocínio, a criatividade e a socialização. Além disso, são espectadores assíduos dos espetáculos da programação cultural da Unidade.
Primeiro trabalho concluído
Neste primeiro trimestre do ano, as Escolas Sesc em todo Estado estão desenvolvendo seus projetos pedagógicos dentro da temática "Povos e suas Línguas". A turma do Arco-Íris optou por fazer uma viagem no tempo através da arte, abordando desde a escrita dos homens das cavernas até o uso de emoticons nas redes sociais. “A ideia partiu dos próprios alunos, de forma colaborativa, durante nosso planejamento participativo e estão todos empolgados”, conta a professora.
Eles mostram orgulhosos o resultado do primeiro trabalho concluído, baseado na arte da Pré-História. “Os homens das cavernas desenhavam sua caça, e a proposta aqui foi ilustrar o que cada um gosta de comer”, conta a professora. Este e outros trabalhos do grupo serão apresentados às famílias e comunidade escolar na Mostra de Artes e Ideias em maio, através de uma exposição. “Todos os dias desenvolvemos alguma atividade relacionada ao projeto do trimestre. Usamos muita tinta, trabalhamos com modelagem, argila, recorte, mosaico. Além de ampliar o repertório cultural, essas atividades colaboram para a sensibilidade artística e criatividade”, explica Taís.
Tranquilidade para os pais
Se para os alunos, o Projeto Habilidades de Estudo é uma oportunidade de ampliar os horizontes, para os pais significa tranquilidade para trabalhar sabendo que o filho está em um bom ambiente escolar, seguro, lúdico, educativo e repleto de possibilidades. Jane Maria Pereira, mãe do Vinícius, conta que para seu filho o Sesc é como se fosse sua segunda casa.
“Já tivemos uma ótima experiência na Educação Infantil e agora a oportunidade de continuar no Sesc no contraturno e também em outras atividades como o Clube do Esporte. É muito bom ter essa estrutura completa a nosso favor e a certeza de que ele está bem amparado, se desenvolvendo plenamente, sociabilizando ao lado de amigos e de uma equipe competente. Gosto muito desse lado mais lúdico das atividades e criativo dos trabalhos manuais. Mas o grande diferencial para mim, é o apoio nas tarefas. Quando chegamos em casa, eu reviso o tema com o Vini, a gente conversa sobre o que foi feito no dia e podemos aproveitar o tempo que temos juntos com qualidade”, conta.
+ Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar)
Oferecido em 17 Unidades Sesc Santa Catarina, o Projeto Habilidades de Estudo é uma opção segura, lúdica e educativa para crianças de 6 a 13 anos no contraturno escolar. Com quatro horas de atendimento diário, oferece apoio na realização de atividades escolares de forma planejada e a participação em projetos de arte, ciência e desenvolvimento cognitivo.
O estudante pesquisa e planeja de forma colaborativa, faz tarefas escolares, trabalha a sensibilidade artística e amplia seu repertório cultural. Com apoio de professores qualificados, o aluno é incentivado a desenvolver habilidades de estudo e de pensamento.
0 Comentários