História em versos: Ex-aluno do Sesc Ler Caçador inspira reportagem da RBV Notícias


13/10/2021 - Atualizado em 10/06/2022 - 950 visualizações

A poesia vinda da alma revela a história:

“Vou falar um pouco da minha história

Não tive estudo
Não tive mãe
Não tive pai
Nem liberdade.

A minha infância foi no cabo da enxada
A minha vida foi sofrida
Por esse mundo jogado.

Depois que entrei no Sesc
Minha vida mudou, minha mente clareou
Encontrei uma grande prô
Que com carinho me ensinou.”

Luiz Pacheco traz no sotaque a sua origem, o sertão da Bahia, onde teve uma infância longe da escola. Mudou-se para Caçador em busca de oportunidades melhores, e na cidade em que escolheu para viver, também foi atrás de um sonho: aprender a ler e escrever.

Na Educação de Jovens e Adultos do Sesc Ler Caçador, o seu Baiano, como é carinhosamente chamado pelos colegas, encontrou essa oportunidade. Aos 56 anos de idade, ele entrou em uma sala de aula pela primeira vez.

Começou pelo básico, a alfabetização. Aprendeu as letras, depois a escrever o próprio nome e formular frases. Chegou a abandonar o trabalho para se dedicar 100% aos estudos. Hoje ele está com 63 anos, já se formou no Ensino Fundamental e está cursando o Ensino Médio no Sesi. O seu Baiano segue frequentando o Sesc para outras atividades.

Para a técnica Dayane dos Santos e as professoras Alana Goelzer e Cleidiane Twardowski, a história do seu Baiano serve como incentivo para outras pessoas, de que nunca é tarde para começar ou voltar a estudar.

O seu Baiano confessa que se sentia inútil, a “pior” pessoa do mundo por não saber ler e escrever. Quando via uma pessoa pegar um livro, um jornal, ficava olhando e pensava que um dia chegaria lá. “Se eu me sinto feliz? Não, eu me sinto MUITO feliz, de poder ver e enxergar. Quem não sabe ler é cego. Com persistência eu venci, obrigado família Sesc”, agradece.

Os versos acima, escritos pelo seu Baiano, com o apoio das professoras, traduzem parte desta história de determinação e superação. O poema também inspirou uma reportagem do jornalista Murilo Roso, na RBV Notícias, veículo de comunicação que atende o Meio Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina. 

Clique aqui para acessar a matéria!

Sesc Ler: alfabetização que incentiva a vontade de aprender

Com o objetivo de elevar a escolaridade dos trabalhadores, o Sesc atua ao longo de sua trajetória com Educação de Jovens e Adultos, no intuito de atender as necessidades de uma clientela que por diferentes motivos não conseguiu completar o ensino regular em idade estabelecida por lei. A EJA é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), garantindo a inclusão social.

Santa Catarina possui três Unidades do Sesc Ler: em Caçador, Canoinhas e Tijucas, que estão com matrículas abertas para o ano letivo 2022 (clique aqui para + infs.). O projeto, criado em 1998, nasceu da necessidade de contribuir para a diminuição dos índices de analfabetismo, levando para jovens e adultos não-alfabetizados ou que deixaram a escola muito cedo o mundo das letras, números e palavras. 

O Sesc Ler oferece a alfabetização e escolarização do 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a todos que tiverem interesse de iniciar ou retornar seus estudos. Oferece também aos alunos ações de saúde, cultura e lazer complementando o desenvolvimento integral do indivíduo. O trabalho desenvolvido é norteado pela busca de uma alfabetização que incentive a criatividade, o raciocínio, a vontade de aprender e mais que isto, a responsabilidade com o autodesenvolvimento dos alunos e com o desenvolvimento social.

“A preocupação do programa é garantir que os conteúdos ganhem significado a partir das experiências vivenciadas, sendo um meio para ampliação do universo dos alunos. Mais que o domínio básico da língua oral e escrita, do cálculo e das representações numéricas, o aluno desenvolve a consciência crítica em cima de sua própria realidade”, declara Valdemir Klamt, gerente de Educação do Sesc Santa Catarina.

Assista à reportagem: 



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .