O projeto Horta Escolar objetiva estabelecer uma nova relação com o meio ambiente, sensibilizando para as práticas ambientais equilibradoras e de sustentabilidade, desenvolvendo o sentimento de partilha e colaboração dentre os alunos, buscando a melhora dos hábitos alimentares. É desenvolvido pela Educação complementar, com os alunos do Projeto Habilidades de Estudo na Escola Sesc em Jaraguá do Sul, duas vezes na semana.
Os alunos fazem a preparação do terreno, com adubo natural, preparado por eles, utilizando o processo da compostagem, onde utilizam as garrafas pets como composteiras. Depois de preparado os canteiros, fazem o plantio. Algumas espécies são semeadas diretamente no canteiro, outras são germinadas em copos descartáveis (reutilizados) e depois transferidas para o solo e outras ainda, plantadas através de mudas adquiridas no comércio. Depois do plantio, fazem a manutenção dos canteiros, arrancando as ervas daninhas e acompanhamento do desenvolvimento das mesmas.
O momento da colheita é sempre festivo. Alegria e empolgação acompanham esse processo. Depois de colhido os legumes e verduras, é encaminhado para a cozinha escolar, onde são preparados sucos e saladas para degustação. Além dos legumes e verduras, há ainda o plantio de ervas aromáticas, que servem como tempero para os pratos preparados na cozinha da escola.
A produção deste ano foi bastante diversificada. Foram plantados e colhidos: rúcula, couve, alface, tomates, beterraba, salsinha, cebolinha e orégano. Plantados para uma colheita próxima, temos ainda repolho e berinjela, legumes que precisam de um tempo maior para se desenvolver, além daqueles já colhidos que foram replantados, quase prontos para uma segunda colheita no ano.
Colaboração: Maria Aparecida Corazza, Sesc em Jaraguá do Sul.
Horta Escolar na Escola Sesc em Jaraguá do Sul
18/09/2017 - Atualizado em 29/09/2017 - 548 visualizações
0 Comentários