O Hotel Sesc Cacupé celebra 10 anos do Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos e realiza, na terça-feira (19.04) e na sexta-feira (22.04), das 11h às 14h, ações especiais de demonstração dos trabalhos de Educação Ambiental do Hotel, doação de composto, mudas diversas, em frente ao Restaurante do Hotel.
Já no sábado (23.04), das 9h às 12h, acontece a oficina gratuita: "O bê-á-bá do Método UFSC de Compostagem", onde será abordado o histórico desse processo e uma atividade prática para a montagem de uma composteira. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: renato.10440@sesc-sc.com.br.
No dia 28.04 (quinta-feira), as atividades serão para os colaboradores do Hotel, para despertar a conscientização e a importância da separação e reciclagem da fração orgânica dos resíduos.
Meio Ambiente no Sesc em Santa Catarina:
Motivado pela Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos no Brasil, o Sesc atua no descarte ecológico e tratamento dos resíduos orgânicos oriundos da produção dos seus restaurantes. Por meio da compostagem termofílica, o projeto possibilita o tratamento de toneladas de resíduos, convertidos em adubos, que são doados para prefeituras, escolas e comunidade em geral, e usados na recuperação de praças, criação e manutenção de hortas escolares, na agricultura orgânica em auxílio aos produtores rurais e nos espaços verdes da instituição.
O projeto promove ainda ações de educação e conscientização ambiental. Conta com oficinas de sensibilização, de compostagem, tratamento da fração orgânica, capacitação dos funcionários e práticas de sustentabilidade considerando custo/benefício (toneladas de material orgânico compostado, quantidade de adubo e fertilizantes produzidos, redução de sacos de lixo e residuários etc.). Desta forma, o Sesc estabelece uma Política Ambiental voltada ao correto gerenciamento de resíduos, utilizando tecnologia social e ecotécnicas, aliadas a uma mudança de comportamento e atitude, contribuindo para uma sociedade mais responsável e consciente.
+Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos
Fundado em abril de 2012, o pátio de compostagem do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, já reciclou cerca de 1.600 toneladas de resíduos orgânicos. O projeto contribuiu com a multiplicação dessa prática para outras Unidades do Sesc-SC, assim como para inúmeras iniciativas por meio de oficinas, cursos e de visitas mediadas ao espaço de manejo do Sesc Cacupé.
A iniciativa recebeu o 20º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental (Serviços), o 16º Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental. Também foi reconhecida como Boa Prática para o Desenvolvimento Sustentável pela FAO.
A compostagem além de propiciar a destinação correta do resíduo, permite o retorno dos nutrientes ao solo dando continuidade a um ciclo natural. Por este processo se enriquece o solo para novos cultivos, contribui-se com a sociedade e com o meio ambiente na redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, prolongando a vida útil dos mesmos e evitando a abertura de novas áreas para este fim.
O Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Projeto Manejo de Resíduos Orgânicos são os números 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).
0 Comentários