No último final de semana, dias 30 e 31 de agosto, aconteceu a segunda Farinhada do Hotel Sesc Cacupé, em parceria com o Engenho de Farinha artesanal do Beto Andrade, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. Na ocasião, as mandiocas plantadas na roça do hotel foram colhidas e passaram pelo processo de produção da farinha, desde o descascar, até a moedura e torração.
A atividade integra os trabalhos de Educação Ambiental e Agricultura Urbana do Hotel e conta com a cooperação da comunidade local.Desde 2012, o Hotel gerencia os resíduos orgânicos produzidos pelo restaurante, através do processo da compostagem, que retorna ao solo nutrientes, através dessa rica matéria prima, o composto orgânico.
Um dos principais objetivos do plantio da mandioca e posterior preparo da farinha, é demonstrar na prática a sustentabilidade proporcionada pelo ciclo da matéria orgânica e a produção de alimentos dentro dos espaços urbanos. A farinhada, por sua vez, é uma tradição herdada pelos povos nativos e incorporada pelos colonizadores açorianos, que a mantém viva há mais de 200 anos, através dos engenhos de chão batido e fogão a lenha. Muitas vezes ainda sua força motriz é o boi, como o caso do engenho do Beto.
Portanto, essa atividade aproxima a comunidade dos trabalhos ambientais realizados no Hotel Sesc Cacupé e fortalece os laços para valorizar essa cultura tradicional local. Mais informações sobre esse trabalho podem ser obtidas pelo e-mail renato.10440@sesc-sc.com.br.
Colaboração: Renato Barreto Barbosa Trivella - Educação Ambiental / Hotel Sesc Cacupé
II Farinhada do Hotel Sesc Cacupé valoriza a cultura local
03/09/2020 - Atualizado em 03/09/2020 - 554 visualizações
0 Comentários