Após quase sete meses de afastamento, nesta semana os alunos da Educação Infantil do Sesc Blumenau puderam voltar às aulas presenciais, começando pelas turmas de cinco anos, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança. Conforme a portaria 778, que regulamenta a reabertura das escolas em Santa Catarina, está autorizado o ensino presencial nas regiões com risco moderado ou alto no mapeamento estadual. Para isso, cada escola precisa ter seu plano de ação homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19.
Localizadas em regiões aptas, as Escolas Sesc de Brusque, Curitibanos e Jaraguá do Sul também tiveram suas diretrizes aprovadas e voltam às aulas nos próximos dias. Em outras cidades, a Instituição aguarda o retorno e as determinações dos órgãos competentes locais.
A retomada está acontecendo de forma gradativa, escalonada e cuidadosa, começando pelos alunos maiores aos menores. As famílias podem escolher entre a continuidade dos estudos a distância ou o retorno às aulas presenciais, com a possibilidade de alteração de um modelo para o outro. Na modalidade presencial, parte das aulas também acontecerão no modelo remoto, para que seja possível o cumprimento das normas. O novo formato híbrido, com rodizio, está sendo apresentado aos pais, que estão livres para decidir se querem que o filho retorne ou continue em casa.
Abaixo destacamos mais informações sobre o plano de ação para o retorno seguro na Rede de Ensino Sesc-SC e capacitação das equipes escolares para esse momento.
Felicidade do reencontro em Blumenau
Quer saber como foi o retorno na Escola Sesc Blumenau? Confira o relato da educadora Janice Schmitt.
"A Escola estava diferente, cheia de cartazes informativos e adesivos dispostos nos espaços, para ninguém esquecer todas as orientações para ficar nos espaços coletivos. Os alunos foram chegando, sabendo de todos os procedimentos de segurança que teriam que passar. De forma natural, aceitavam higienizar as mãos com álcool, passavam pelo tapete sanitizante, estendiam o braço para a aferição da temperatura, sempre esperando para conferir o resultado apresentado pelo termômetro. A máscara já faz parte do cotidiano, e todas as crianças utilizam esse recurso de forma natural, permanecem com ela, durante todo período que ficam no ambiente escolar, e fazem a troca, quando a professora solicita. Nossos pequenos sempre nos surpreendem, com sua capacidade grandiosa de adaptação, inserindo em seu “mundo”, todas as novidades necessárias. Estamos muito felizes com o retorno".
Plano de ação para o retorno seguro e capacitação das equipes escolares
Na Rede de Ensino Sesc-SC o plano de ação para a volta das aulas presenciais com segurança foi elaborado há alguns meses, de forma colaborativa, por representantes das 27 unidades escolares, a partir de muitos estudos, discussões e planejamento. As equipes de trabalho definiram as estratégias em quatro eixos: comunicação, saúde, pedagógico e formação.
Cada Escola tem suas diretrizes, considerando a estrutura física, os recursos humanos e realidade local. Em cada cidade, o plano de ação deve ser submetido à aprovação do Comitê Municipal de Contingenciamento da Covid-19, e após a homologação está autorizado o retorno.
Os protocolos sanitários e operacionais adotados seguem as orientações do Departamento Nacional do Sesc e dos órgãos competentes, para que as escolas possam receber os alunos e colaboradores com segurança. Entre as medidas preventivas elencadas no plano de ação estão: instruções de saúde e segurança, protocolos de limpeza e desinfecção, configuração física adequada de salas de aula e áreas de trabalho, plano de circulação, entrada e saída dos alunos, entre outros procedimentos que evitem a disseminação do vírus. A prioridade continua sendo preservar o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade escolar, assim como o compromisso com a proposta pedagógica e a parceria com as famílias.
Para o retorno, as equipes de Educação de toda a Rede de Ensino Sesc-SC participaram de uma formação on-line, conduzida pelos profissionais responsáveis pelo plano de ação, com o apoio da equipe de Educação do Departamento Regional (DR). Em três encontros, via plataforma Teams, foram compartilhadas informações sobre as estratégias para a retomada, medidas preventivas e de segurança, protocolos sanitários e operacionais, entre outras orientações.
“Sabemos que não é uma retomada de onde paramos, todos voltaremos diferentes de como éramos há alguns meses. Estamos empenhados em criar condições que garantam segurança às famílias no processo de retorno à escola, atendendo às necessidades de saúde e o acolhimento emocional dos alunos, assim como de um espaço para a reconstrução dos vínculos”, salienta o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.
+ Sobre a Escola Sesc
Rede de Ensino Sesc-SC está com matrículas abertas para novos alunos.