Libras: conhecendo a Língua Brasileira de Sinais


12/04/2019 - Atualizado em 15/04/2019 - 580 visualizações

De que forma você entende seu amigo? Será que só podemos nos comunicar através da fala? Ou será que existem outras formas de linguagem? Essas foram as perguntas que abriram o projeto “Música, uma linguagem que permite dançar, cantar e ouvir os sons do coração”, na turma de 4 anos (matutino), da professora Jussara Zandonai, da Escola Sesc Chapecó.

Os alunos questionavam: “Professora, podemos falar com as mãos?”; “Também podemos falar cantando, as músicas falam muito!”; “É difícil falar com as mãos?”; “Se não falamos com a boca, como falamos?”. E chegaram a conclusão, que existem várias formas de linguagem e todas são importantes. As crianças também entenderam que a comunicação permite utilizar todas as partes do nosso corpo, mãos, olhos, braços, sorriso.

A partir desta rica roda de conversa, Libras foi a língua escolhida para ser trabalhada em forma de música. Para esse momento, a professora convidou a colega de trabalho Amanda, que é surda para contar para turma um pouco sobre sua vida, suas dificuldades e sobre tudo o que aprendeu!

Amanda interpretou a música de Roberto Carlos, “Como é grande meu amor por você”. As crianças ficaram fascinadas com a facilidade que ela interpretou. Que grata experiência. Agora em vários momentos, observa-se as crianças fazendo os sinais que aprenderam com a Amanda.

Colaboração: Daniele Reinke, Sesc Chapecó.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .