De 03/09 a 11/10, o Sesc em Chapecó recebe a “Mostra Alimento - da Caça à Capsula, a grande aventura da humanidade”, que integra o projeto Sesc Ciências e já itinerou em outros estados. Em Santa Catarina, a exposição já circulou por Florianópolis, Criciúma e Joinville.
O acervo é composto de cinco estações, que abordam temas sobre alimentação, entre eles: a evolução dos alimentos da pré-história aos dias de hoje, agricultura familiar, solo, água, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), aproveitamento integral de alimentos, insetos, alimentos de laboratório, e alimentos produzidos em Marte.
“A exposição tem gerado muita polêmica e também a descoberta de novas opções de alimentos que não são comuns ao cardápio brasileiro, pois durante a visita é possível degustar insetos comestíveis como a cinéria e tenébrio e plantas alimentícias não convencionais – PANC como Ora pro-nobis, flor de Capuchinha e etc”, declara a técnica de Educação do Sesc Chapecó, Angela Aparecida Gabriel. Lembrando os insetos foram adquiridos em empresa especializada e com certificado da ANVISA.
Além da visitação e da degustação, a programação incluiu oficina culinárias com PANC, palestra sobre alimentação afetiva e PANC. O cronograma de itinerância inclui instituições parceiras, como o IFSC São Carlos), a escola E.B Tancredo Neves e a unidade do Sesc em Chapecó. Até o momento, quase 2.000 pessoas já visitaram a exposição, entre eles alunos do Sesc, clientes, idosos, alunos de outras escolas e visitas espontâneas, da cidade de São Carlos, Chapecó e região.
Colaboração: Angela Aparecida Gabriel - técnica de Educação do Sesc Chapecó
0 Comentários