O Multilab é o laboratório criado para atender à demanda do Sesc em Santa Catarina no que tange ao oferecimento e manutenção de laboratórios voltados para o ensino, possibilitando a máxima otimização do espaço físico utilizado. Este espaço foi planejado e está estruturado de forma que diferentes áreas do conhecimento, conteúdos e disciplinas possam ser trabalhados facilitando o diálogo entre eles.
Na educação, há tempo pedagogos e demais estudiosos da área procuraram novos métodos e formas que empoderassem as crianças. Maria Montessori foi uma educadora que procurou estimular as crianças através da criação de ambientes em que elas próprias pudessem se autoestimular e abrir a porta para infinitas possibilidades internalizando o aprendizado.
É dentro deste contexto que se busca desenvolver as atividades no Multilab. Os estudantes do Ensino Fundamental e também da Educação Infantil são estimulados a resgatar seus conhecimentos, compartilhar suas vivências e juntos buscam soluções para diferentes situações que permeiam os conteúdos escolares. Além disso, as atividades realizadas permitem com que os alunos vejam e descubram na prática a aplicação de conceitos vistos em sala de aula. As atividades desenvolvidas são previamente preparadas e discutidas entre os professores e os laboratoristas responsáveis pelo espaço.
Um exemplo disso foram as atividades realizadas com as turmas da Escola Sesc em Jaraguá do Sul. Os estudantes do 5º ano desenvolveram um termômetro com materiais como garrafa de vidro, massa de biscuit, vareta de vidro e água em diferentes temperaturas. Além disso, os alunos identificaram coloides através da passagem de luz e relacionaram com a poluição ambiental e estudaram os fungos, que foram cultivados em frutas como a maçã e o limão e depois foram observados com lupa e no microscópio.
O 2º ano foi até o Multilab identificar: a forma, cor, textura de diversos materiais. O 4º produziu uma bexiga natatória utilizando garrafa pet, canudo e bexiga. Com o 6º a professora realizou um estudo de investigação sobre germinação de plantas, então os alunos plantaram sementes diversas para observação. Além das aulas de ciências, as aulas de matemática ficaram mais atraentes quando os volumes e medidas foram estudados com líquidos coloridos no Multilab. Já na disciplina de história, os alunos, puderam aprender mais sobre as digitais, sendo que para essa atividade foram coletadas as digitais dos alunos com iodo e tinta.
Trabalhando o projeto “Meu corpo por dentro e por fora” o Grupo de 5 anos da Educação Infantil da Escola Sesc utilizaram o Multilab para observar um torso com os órgãos do corpo humano a professora nesta atividade aproveitou para mostrar um coração de porco para os alunos, os quais ficaram admirados. Por sua vez, o projeto Habilidades de Estudo (HE) se divertiu colocando a mão na massa com o fluido não Newtoniano.
Atualmente o Multilab está nas Unidades do Sesc em Palhoça, Itajaí, Joinville e Jaraguá do Sul e em breve estará em funcionamento também em São Miguel do Oeste. Vale a pena conhecer!
Contribuição: Mariane Roblowski, laboratorista Multilab Sesc em Jaraguá do Sul.
0 Comentários