A música na escola tem sido discutida em vários estudos no campo da pesquisa em Educação Musical, principalmente no que diz respeito à sua contribuição como o fazer musical na Educação Básica. Na escola, o foco da Educação Musical não é a formação de um músico profissional, mas sim oportunizar a vivência da diversidade de práticas e manifestações musicais como um todo.
É nesta perspectiva que a Escola Sesc iniciou na última semana a primeira etapa do projeto Música da Gente. O objetivo é potencializar o processo de Educação Musical nas Escolas do Sesc por meio de processo pedagógico musical, que envolve criação/utilização de instrumentos musicais não convencionais, a composição de músicas e a interpretação das mesmas em espetáculos locais com a intenção de ilustrar a diversidade expressiva, a regionalidade estética e a originalidade criativa dos alunos das diferentes escolas do Sesc no Estado.
O projeto terá três fases e envolverá cerca de 3.800 alunos do Sesc em Santa Catarina. A primeira etapa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março no Hotel Sesc em Blumenau, com a formação dos professores de artes que conduzirão o projeto no Ensino Fundamental das Escolas do Sesc. A formação foi conduzida pelo professor Carlos Kater, renomado educador, musicólogo e compositor, juntamente com o assessor do Departamento Nacional do Sesc, Leonardo Moraes.
A segunda etapa constitui-se do trabalho em sala de aula onde os estudantes, com ajuda dos professores, descobrirão novos sons e novas formas de vivenciar a música, confeccionarão instrumentos a partir de materiais alternativos e criarão suas próprias composições. A fase final será a apresentação das composições feitas pelos estudantes da Escola Sesc no final do ano, onde uma composição de cada escola será gravada e um videoclipe será produzido.
“Entendemos que o projeto tem sua potência por coadunar com a proposição institucional em reafirmar que música decorre de vivência, percepção, produção, criação e reflexão, para a construção de vivências e experiências sonoras mais elaboradas", comenta Leonardo Moraes Batista, assessor do Departamento Nacional do Sesc.
O Música da Gente vem para potencializar a construção de novos saberes e conhecimentos e propiciar aos alunos da Escola Sesc a imersão no universo dos sons através do debate, da cultura, da arte mas principalmente através da descoberta da música de cada um.
Colaboração: Samantha Filipon, educadora do Sesc em Santa Catarina.
0 Comentários