Um espaço onde os alunos aprendem na prática o que é estudado na teoria. Onde são conduzidos a instigar, observar e questionar. Assim é o Multilab, laboratório utilizado principalmente pelo Ensino Fundamental das Escolas Sesc e que atende os conteúdos de física, química, matemática, geografia, história e ciências naturais. Neste local, planejado e estruturado para trabalhar as diferentes áreas do conhecimento, os estudantes se tornam cientistas, aplicando o método científico, através da observação, criando hipóteses e realizando a experimentação.
Projeto inovador do Sesc, o Multilab foi criado em 2014 para atender à demanda da Instituição no Estado no que tange ao oferecimento e manutenção de laboratórios voltados para o ensino, possibilitando a máxima otimização do espaço físico utilizado. Foi pensado para que o aluno tenha experiência prática de pesquisa, em consonância com a proposta pedagógica e o conteúdo curricular.
Nos laboratórios, os estudantes são estimulados a resgatar seus conhecimentos, compartilhar suas vivências e juntos buscam soluções para diferentes situações que permeiam os conteúdos escolares. Além disso, as atividades realizadas permitem que os alunos vejam e descubram na prática a aplicação de conceitos vistos em sala de aula.
"Para a execução do trabalho há laboratorista que faz a gestão do laboratório e propõe a melhor solução de experimento para as solicitações dos professores. Caso o educador necessite estudar a qualidade da água de determinado rio da cidade ou a estrutura de uma célula vegetal, cabe ao professor e ao laboratorista planejar e executar a experiência com viés que melhor atenda aos objetivos de aprendizagem", explica o gerente de Educação do Sesc, Valdemir Klamt
Atualmente o Multilab está presente nas Escolas Sesc Palhoça, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste. Em 2019 será oferecido nas novas Escola Sesc em Concórdia, Criciúma e São João Batista.
Neste post, as laboratoristas Michele Magrini e Mariane Roblowski, das Escolas Sesc São Miguel do Oeste e Jaraguá do Sul compartilham alguns experimentos realizados neste ano.
Produções a partir da técnica de cianotipia no Multilab em São Miguel do Oeste
Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc São Miguel do Oeste ampliaram a percepção sobre o mundo fotográfico em atividade realizada no Multilab. A partir da técnica de cianotipia, um dos primeiros processos de impressão fotográfica em papel, os estudantes produziram belas imagens.
Em duas soluções, as substâncias misturadas servem para sensibilizar as matrizes do papel, que ficam com uma cor amarelada. A cópia é obtida por contato em uma prensa exposta ao sol. Após o tempo de exposição, a folha de papel é lavada em água corrente, removendo assim, os produtos químicos que não foram sensibilizados pela luz e, ao secar, a imagem adquire tons azuis. Os alunos puderam avaliar as imagens, contrastes e da cor que o papel adquiriu, em um processo artesanal e cheio de encantamento.
Confira abaixo alguns registros de experimentos realizados no Multilab em São Miguel do Oeste
Dia do Cientista na Escola de Jaraguá do Sul
No Multilab da Escola Sesc Jaraguá do Sul toda a semana acontece o Dia do Cientista, momento em que as crianças apresentam experiências diversas.
Em uma das aulas de ciências do 6º Ano, a aluna Natália Maria Menslim trouxe a experiência "Pasta de Elefante", utilizando os materiais e reagentes: proveta de 500ml, colher, peróxido de hidrogênio, Iodeto de potássio e detergente. A mistura destes reagentes ocasionou uma explosão de espuma. Após a reação os alunos puderam perceber o calor que estava sendo liberado evidenciando uma reação exotérmica.
Confira no vídeo abaixo:
Experimentando e descobrindo com as cores
“Será que conseguimos mudar a cor do suco de repolho roxo?” foi um desafio lançado aos alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Jaraguá do Sul. Tendo como objetivo a percepção, iniciação aos experimentos e conceitos científicos e atribuir mais significado ao momento, foi com substâncias encontradas em nosso dia a dia que os alunos da professora Karine, juntamente com a laboratorista Mariane conseguiram descobrir o que acontece.
O suco extraído do repolho roxo possui substâncias coloridas na sua seiva e o mesmo em contato com ácidos ou bases, apresenta a propriedade de alterar sua cor. Esse foi um momento de descobertas, tentativas e de conhecimentos prévios que alteraram em um piscar de olhos, ou melhor, em um pouco de líquido.
Mariane Roblowski, laboratorista
O laboratório vai além das aulas de ciências, neste ambiente outras áreas do conhecimento podem ser exploradas. Nesse âmbito, semanalmente em horário estabelecido o aluno frequenta o Multilab. Ao comparecerem ano local, eles se sentem mais motivados a estudar pois, de maneira agradável e encantadora, aprendem com maior facilidade e de maneira mais significativa.Confira abaixo alguns registros de atividades realizadas no Multilab em Jaraguá do Sul
Rede de Escolas Sesc
Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.
Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019
Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/.
Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista.
As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.
Michele Magrini, laboratorista
As atividades, quando realizadas no Multilab, dão suporte para o desenvolvimento de habilidades investigativas, ampliando assim a interação entre a laboratorista, a professora e os alunos. É um ambiente prazeroso, e que promove maior aprendizado por ser um espaço dinâmico e que estimula competências e habilidades cognitivas e motoras. É um diferencial em nosso Ensino Fundamental