
Com o objetivo de fortalecer a conscientização e contribuir para o enfrentamento da dengue em nível local e estadual, os "Detetives" do primeiro ano da Escola Sesc Xanxerê, juntamente com suas professoras, desenvolveram ações práticas nas proximidades da escola para combater o mosquito Aedes aegypti.
O engajamento dos alunos e seus familiares ficou evidente desde o momento em que o tema foi debatido em sala de aula. As crianças trouxeram sugestões e ideias sobre como enfrentar o problema e atuaram ativamente na elaboração de soluções.
O Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, deposita seus ovos em locais com água parada, independentemente de ser limpa ou suja. Com as altas temperaturas e condições climáticas favoráveis, esses ovos eclodem e as larvas se desenvolvem rapidamente até se tornarem mosquitos adultos, aumentando os riscos de propagação da doença.
Diante disso, os Detetives iniciaram seu trabalho com a elaboração de um panfleto educativo, contendo dicas sobre como eliminar os criadouros do mosquito dentro e ao redor das residências.
Em seguida, partiram para a ação! Percorreram o bairro onde a escola está localizada, conversando com os moradores e alertando sobre a importância da prevenção.
"Eu aprendi que devemos cuidar para não deixar água parada. No passeio, vi objetos que podiam acumular água, mas os Detetives, de luva, recolheram tudo e nem deram chance para o mosquito", relatou a aluna Paola Martarello.
Durante a atividade, os alunos puderam observar e recolher diversos materiais com água acumulada, promovendo reflexões sobre o descarte correto do lixo e a preservação do meio ambiente.
A experiência prática reforçou a importância do trabalho coletivo na luta contra a dengue e despertou a consciência cidadã em cada um dos pequenos detetives.
.
Com essa iniciativa, a Escola Sesc Xanxerê demonstra que a educação vai além da sala de aula e que pequenas ações podem fazer grande diferença na comunidade
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários