O Brincar e a Infância andam de mãos dadas nas Escolas Sesc-SC


07/10/2021 - Atualizado em 08/10/2021 - 1401 visualizações

Na Escola Sesc-SC, o Brincar é coisa séria e está presente no dia a dia. A Instituição compreende a brincadeira como parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, que propicia às crianças o desenvolvimento de um percurso criativo e aquisição de novas experiências.

Em nossa Rede de Ensino, “o Brincar e a Criança andam de mãos dadas pelos corredores, pátio, salas de aulas, refeitório, enfim em todo tempo, materialidade e espaços internos e externos”, afirma Berenice Sant'Anna Cota, Gestora Escolar da Escola Sesc Tijucas.

A educadora Janice Schmitt, Gestora Escolar do Sesc Blumenau, destaca que no Sesc todos os dias as crianças têm a oportunidade de inventar um mundo próprio, com os efeitos que acharem interessantes. “A imaginação ganha asas e é contagiante, envolvendo a todos numa grande teia de diversão, interação e criação”.

A partir do ato de brincar se aprende, se explora, descobre e se vivencia coisas novas. Ou seja, o brincar é necessário para que a aprendizagem também aconteça!

“É durante o brincar que a criança adquire habilidades para se tornar capaz de aprender a aprender”, salienta a educadora Claudia Alexandre de Souza Amâncio, do Sesc Tubarão.

“Seja por relações com o meio, com objetos ou com os pares, é partir de diferentes estímulos que a criança faz descobertas, escolhas, exerce a autonomia, desenvolve capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, a curiosidade, proporcionando a ela o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, sociabilidade e criatividade”, reforça Claudia.

Conforme Maluf (2003, p. 17), brincar é: Comunicação e expressão, associando pensamento e ação; um ato instintivo voluntário; uma atividade exploratória; ajuda às crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social; um meio de aprender e viver e não um mero passatempo.

“Como Escola Sesc, nosso principal objetivo é a aprendizagem significativa e levar a criança a aprender para a vida, portanto o brincar favorece em todos estes aspectos e está totalmente atrelado à nossa prática cotidiana”, explica a Gestora da Escola Sesc Joinville, Magali Larson.

Na brincadeira, a criança consegue estabelecer uma relação com o mundo, consegue resolver seus problemas de uma forma muito peculiar. “A brincadeira atrai, a brincadeira estimula, a brincadeira constrói, depois ela se desfaz e se refaz, de formas cada vez mais significativas, utilizando para isso um pouco da cultura e da essência de cada criança”, acrescenta Janice, de Blumenau.

A Proposta Pedagógica Sesc-SC e as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular legitimam o direito da criança de Brincar.

"A criança aprende brincando. No brincar a criança tem a possibilidade de reconstruir elementos do mundo que a cerca e de atribuir-lhe novos significados, elaborar sentimentos e situações vividas, além de apropriar-se e produzir cultura” (Sesc, 2015).

Na etapa de Educação Infantil, a proposta pode ser definida como uma “fonte de inspiração”, pois ela contempla o mundo mágico da brincadeira em cada linha, pensado para atender essa fase da vida com muito respeito.

“A brincadeira está presente diariamente no dia a dia das nossas crianças. Quando me refiro a brincadeira, cito não apenas o brincar livre, onde a criança é independente para explorar e experienciar diferentes possibilidades brincantes, sem intencionalidade da interferência do professor, mas também aquela brincadeira em que o professor torna-se mediador, para aprimorar o desenvolvimento de novas habilidades”, explica Claudia, da Escola Sesc Tubarão. "Quando o professor possibilita um ambiente seja ele interno ou externo bem estruturado, a criança conseguirá atuar com protagonista, exercendo sua autonomia e conquistando seu espaço", completa. 

No Sesc, tudo é planejado de forma minuciosa para fomentar todas as possibilidades e estímulos. As vivências realizadas no ambiente escolar, sejam elas na parte interna ou externa da escola, são estruturadas para oportunizar o desenvolvimento de novas habilidades, compreensão do novo, aguçar a curiosidade, dando respostas a muitos questionamentos.

“Ouvir o que a criança tem a nos dizer, vai muito além de perguntarmos a ela, o que quer naquele momento. Ouvir é estar atento ao minucioso toque dessas crianças pequenas. Elas nos mostram diariamente como o dia a dia pode ser leve, tranquilo e ao mesmo tempo, aventureiro e cheio de mistérios”.

Após um ano letivo a distância, a interação e brincadeira ganham ainda mais relevância: as crianças retornaram trazendo uma mala cheia de energia para extravasar em diferentes movimentos.

O início desse ano de 2021, foi marcado por um misto de sentimentos. As crianças retornaram trazendo uma mala cheia de energia para extravasar em diferentes movimentos, desde que, estivessem livres para correr, falar, interagir com pessoas e matérias.

“A possibilidade de brincar junto com outras crianças, parecia irreal, mas estava sendo possível novamente”, celebra Janice.

Nessa perspectiva, os planos iniciais segundo a educadora foram: deixar que as crianças brincassem em livre demanda. Deixar que eles reconquistassem suas conexões com outras crianças de verdade, sentindo cada movimento, sentindo cada conflito, sentindo o toque e a satisfação de criar coisas em conjunto.

Para Magali, de Joinville, nesta retomada foi muito importante a realização de atividades concretas, grupais, cooperativas e até mesmo competitivas para ajudar as crianças na socialização, integração, controle inibitório, diminuição da ansiedade e boa apreensão dos conteúdos propostos.

Vale destacar que esses momentos de interações e brincadeiras tiveram que ser reestruturados, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, mas sem perder a essência de oportunizar as crianças a conexão e aprendizagem.

“Aos poucos tecemos novos olhares, aprimorando nossas práticas pedagógicas e inserindo esses momentos que são fundamentais para assegurar a criança um aprendizado rico e significativo. Fomos gerindo esses momentos com sabedoria, dando voz as crianças, e criando juntos, estratégias de cuidado para um com o outro, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos. Não se pode falar em Educação Infantil, sem o brincar. Ambos caminham intrinsecamente, e o professor torna-se um dos incentivadores nesse processo de descoberta e encantamento”, assegura a Claudia, de Tubarão.

Semana da Crianças nas Escolas Sesc-SC

E quando falamos que o Brincar na Educação precisa ter essência, os principais protagonistas são as crianças, é claro!

Desta forma, toda a programação que celebra o Dia das Crianças (12/10) foi pensada para aguçar a imaginação e a criatividade, com a intencionalidade de colocar os alunos como articuladores do processo de descoberta. Desta forma, cada turma festeja com atividades lúdicas ao ar livre, interação e protagonismo.

Festa a fantasia, show de mágica, caça ao tesouro, cabelo divertido, brincadeiras coletivas, piqueniques ao ar livre, oficinas criativas, culinária especial, gincanas esportivas entre as turmas, contação de histórias, cineminha com pipoca, passeios pedagógicos e recreativos, campeonato da tabuada, jogos fazem parte da extensa programação especial realizada por todo o Estado nesta semana.

“Entre tintas, cores e diferentes materialidades, as crianças vivenciam um momento de sensibilidade e olhar artístico, em cada pincelada do pincel, nas misturas das cores, nas sensações que a tinta produzia ao tocar sua pele, as crianças iam entregando-se a proposta, desenvolvendo o olhar atento, perceptivo e ampliando a aquisição de novas aprendizagens”. exemplifica Claudia.

Ou seja, além de promover muita alegria e diversão, as atividades possibilitam aos pequenos o envolvimento em processos de apropriação de conhecimentos e aprendizagens, contribuindo para a construção de significações para a experiência vivenciada.

“Para a criança, a vida não é um ensaio, ela vive intensamente cada minuto, criando e recriando seu mundo através das brincadeiras, então, basta que a Escola e a Família façam-se PRESENTES, entrando nesse mundo todo cheio de fantasia”, completa Janice.

Confira abaixo alguns registros de atividades e conheça melhor o nosso trabalho!

Estamos com matículas abertas para Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Criar Sesc (contraturno escolar) em 25 UnidadesO Edital com todas as informações, calendário e orientações necessárias aos pais e responsáveis está disponível em: www.sesc-sc.com.br/escola

Texto redigido com a colaboração de:

Berenice Sant'Anna Cota, Escola Sesc Tijucas
Claudia Alexandre de Souza Amâncio, Escola Sesc Tubarão
Janice Schmitt, Escola Sesc Blumenau
Magali Larson, Escola Sesc Joinville



Escola Sesc Florianópolis Prainha

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Tijucas

Escola Sesc Laguna

Escola Sesc Laguna

Escola Sesc Laguna

Escola Sesc Laguna

Escola Sesc Laguna

Escola Sesc Florianópolis Prainha

Escola Sesc Araranguá

Contraturno Escolar em Canoinhas

Contraturno Escolar em Canoinhas

Contraturno Escolar em Canoinhas

Escola Sesc Blumenau

Escola Sesc Blumenau

Escola Sesc Blumenau

Escola Sesc Blumenau

Escola Sesc Blumenau

Escola Sesc Araranguá

Escola Sesc Araranguá

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .