Os Dinossauros como temática de estudo


30/10/2017 - Atualizado em 10/11/2017 - 379 visualizações

O projeto da turma de 5 anos integral da Escola Sesc em São Miguel do Oeste, denominado "Animais Carinhosos" da professora Juliana da Silva surgiu da grande paixão e encantamento que a turma apresenta em relação aos dinossauros. Como de costume, ao iniciar um trimestre, cada criança tem a oportunidade de sugerir uma temática de estudo.

Neste trimestre não foi diferente, cada um recebeu em retalho de folha A4 e pode desenhar algo que ilustrasse seu desejo de aprender. Foi colocado todos em uma urna e a professora fez a contabilização das sugestões, e como era por ela esperado o assunto dinossauro dominou a “votação”. Diante disto a professora resolveu guardar segredo e surpreendê-los.

Resolveu, então, propor uma vivência que lhes remetessem ao cotidiano dos pesquisadores de dinossauros. Sem contar-lhes o assunto central de nosso projeto, enterrou superficialmente, no parque da escola, dezessete figuras de diferentes dinossauros. Em sala, propôs a turma uma inda atenta ao parque, no qual iriam descobrir tesouros valiosos e para isso usaríamos ferramentas mágicas, um pincel de escavação.

Combinou com a turma que com cuidado e atenção fossem usando seu pincel e “varrendo” o terreno do parque em busca de novas descobertas. Na chegada ao parque e à busca ao desconhecido, foi nítido o olho brilhando e a curiosidade latente, a cada pincelada que varria as britas o suspense se acentuava, até que então o primeiro dinossauro foi encontrado, nesse momento a euforia se instalou de vez, empenhados e motivados pela busca do seu dinossauro cada criança procurou determinada pelo parque e todos vibram a cada novo dinossauro que era “desenterrado”.

Ao final das dezessete imagens encontradas, voltamos para a sala e contextualizamos nossa vivência, discutindo sobre as dificuldades encontradas (sol, calor, não saber exatamente onde procurar), a realização ao atingir o objetivo e finalmente a descoberta do que iríamos aprender e descobrir neste trimestre. Nesse mesmo momento conversamos sobre a relevância histórica que tem o trabalho realizado pelos pesquisadores e o quanto contribuem para a formulação de todo o conhecimento que hoje temos acesso sobre os dinossauros.

No dia seguinte, as famílias relatavam o quanto cada criança chegou em casa empolgada com a atividade do dia, contando-lhes a experiência com alegria, chegando alguns a dizer que mal podiam esperar pelo próximo dia de aula, para aprender mais coisas sobre os dinossauros. Esse foi o ponto de partida para um trimestre recheado de descobertas e realizações, projeto este que é trilhado em grupo, um aprendendo e ensinando com o outro.

Colaboração: Juliana da Silva, professora do Sesc em São Miguel do Oeste.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .