As turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Chapecó, visitaram o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental no dia 5 de abril, em um passeio pedagógico. Os alunos foram recebidos pelo policial Luciano Bergonzi, que acompanhou as turmas em uma atividade pela mata. Durante a trilha, os alunos foram orientados pelo militar, que trouxe informações importantes e curiosidades.
Ele falou sobre o impacto ambiental causado pela queima de combustíveis dos carros, sobre o papel das folhas das árvores no processo de filtrar o ar. Quando as crianças observaram um líquido que saía de uma árvore, Bergonzi esclareceu que era a seiva e que a raiz tem a função de colher e levar para a planta os nutrientes que ela precisa.
Os alunos puderam experimentar algumas sensações como, a diferença de temperatura, ouvir o canto dos pássaros. Tocaram e sentiram o cheiro da terra, virgem e fértil! Uma criança disse: “Parece cheirinho de chuva”. Bergonzi explicou que essa terra é adubada pelo processo da decomposição de galhos e folhas, e que nela vivem muitos insetos.
Também observaram alguns animais como: formigas, borboletas e várias espécies de pássaros. Durante o passeio, uma aranha criou um alvoroço entre as crianças, deixando o clima muito animado. A explicação do guia foi de que nós é que estávamos no habitat do animalzinho e não podemos matá-la, pois ela possui uma função na natureza.
As crianças foram apresentadas ainda a um espaço onde os animais que estão machucados e resgatados, possam receber cuidados. Quando estão recuperados são devolvidos para seu habitat natural.
O passeio foi finalizado com a apresentação de objetos ilegais e são considerados crimes ambientais quando utilizados. São eles: tarrafas, redes, armadilhas para pegar passarinhos. Explicou também qual a função da Polícia Ambiental.
O objetivo da visita foi despertar nos alunos uma reflexão sobre as atitudes que devemos tomar com relação à preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, oportunizou aos participantes a vivência prática do que aprendem na teoria.
Outras curiosidade e informações recebidas durante o passeio:
- Que a Araucária existe há bilhões de anos, ela é da época dos dinossauros. Essa planta não teve modificações com o passar do tempo.
- O Xaxim também é uma planta que existe desde a época dos dinossauros. Que cresce menos que uma criança, em média 1 cm por ano.
- Observaram uma árvore conhecida por Camboatá, com um cipó crescendo ao redor, chamado também de figueira. Ficaram surpresos com uma folha que havia somente o esqueleto, uma ruga ou lagarta comeu sua parte carnosa.
- Que a Imbuia é arvore símbolo do nosso Estado.
- Que a árvore Sete capotas tem esse nome por que sua casca é composta por sete camadas.
- A flor Laélia purpurata é a orquídea símbolo de Santa Catarina.
Colaboração: Escola Sesc Chapecó
Professoras: Daniela Schiavini Muller
Coordenadora: Evandra Cristina Sabedot Schneider
0 Comentários