Por que os submarinos afundam e os aviões voam? Conheça as Salas de Ciências do Sesc e saiba a resposta


14/08/2017 - Atualizado em 25/08/2017 - 605 visualizações

E se aprender exatas pudesse ser divertido e fascinante? Disse Einstein certa vez que "a vantagem competitiva de uma sociedade não virá apenas da eficiência com que se ensina multiplicação e a tabela periódica, mas também do modo como se estimula a imaginação e a criatividade". Pensando a partir deste pressuposto as Salas de Ciências do Sesc em Santa Catarina vêm trabalhando na busca pela acessibilidade da Ciência e da Tecnologia para toda população, comunicando seus conhecimentos e avanços de modo agradável e simples. 

O
 trabalho realizado nas Salas de Ciências Sesc envolve crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos, grupos de Idosos, turmas de educação especial além de estarem abertas ao público em geral. As Salas são uma iniciativa do Projeto Sesc Ciência, que surgiu em 1987 no âmbito da educação informal como uma alternativa de ensino que objetiva a multiplicação e popularização do conhecimento científico no Brasil. Em Santa Catarina, o Sesc Ciência atua por meio das Salas de Ciências desde 2002.

Por que os submarinos afundam e os aviões voam? Por que a bolinha de tênis tem pelúcia e os chuveiros queimam? Para responder e ensinar de modo a construir o interesse e compreensão por diversos temas a Sala de Ciências utiliza-se da transposição didática, da contextualização e a interdisciplinaridade como base para o trabalho o qual se ressalta, não em forma de aula, mas ao contrário, prezando por uma abordagem diferenciada baseada na metodologia da descoberta.

Para descobrir que da pasta de dente ao sorvete, tudo que nos rodeia é realizado pelo uso da Ciência, usamos uma metodologia onde os mediadores são incentivados a apresentar ao visitante o equipamento ou dispositivo interativo e incitá-lo a proceder à observação do fenômeno a ser visualizado; incentivá-lo, a partir de um leque de perguntas, a despertar sua curiosidade sobre o equipamento ou dispositivo e sobre o fenômeno que se desencadeará. As respostas dos visitantes deverão gerar interesse por saber mais do equipamento/dispositivo e/ou sobre o fenômeno e, sobretudo, despertará a curiosidade, a imaginação e manterá a atenção focada para as etapas subsequentes da visita.

São atendidas em média 14 mil pessoas por ano nas Salas de Ciências do Sesc em Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Criciúma. O atendimento ao público é feito por monitores que estão preparados para abordar temas que permeiam as grandes áreas do conhecimento como: química, física, matemática, geografia e ciências naturais. Além destes também são abordados temas transversais e realizadas ações que contemplam: alimentação saudável, cuidados com o corpo, meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. A visita às Salas e a programação de ações pontuais é feita mediante agendamento. É a Ciência ao alcance de todos! Mais informações pelos telefones: Florianópolis (48) 3229.2204; Criciúma (48) 3437.5224; Joinville (47) 3441.3320 e Chapecó (49) 3319.9100.

Colaboração:
Lucimari de Carvalho, técnica de Educação complementar do Sesc em Florianópolis (Prainha) e Samantha Filippon, Departamento Regional do Sesc.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .