O artigo “Biossólido no estabelecimento de espécies herbáceas e nos atributos químicos e microbiológicos em solo impactado pela mineração de carvão”, escrito por Natália Caron Kitamura, professora de Ciências da Escola Sesc Jaraguá do Sul, foi publicado na revista Engenharia Sanitária e Ambiental, na edições impressa e digital. O texto é fruto da pesquisa feita para o seu mestrado, no curso de Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O estudo foi realizado em campo, na região carbonífera de Treviso/SC, a fim de avaliar a aplicação de diferentes concentrações de biossólido de lodo de esgoto como uma alternativa de uso em programas de recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração de carvão, avaliando-se os atributos químicos do solo e o estabelecimento de espécies herbáceas como a aveia, a ervilhaca e o azevém. O objetivo é buscar uma alternativa para solucionar dois problemas ambientais: a disposição final do lodo de esgoto e a recuperação de áreas extremamente impactadas pela atividade de mineração.
A professora das turmas do Ensino Fundamental II considera a pesquisa científica de extrema importância para o desenvolvimento humano e da ciência. "A partir dela torna-se possível produzir o conhecimento e estabelecer respostas a questionamentos e problemas nas mais diversas áreas e que necessitam ser solucionados", destaca.
Também enaltece a participação feminina neste segmento. "De acordo com dados do CNPq, a participação de cientistas críticas, criativas e talentosas vem crescendo desde o século XX e construindo uma nova mentalidade entre homens e mulheres que desafiam o campo da pesquisa científica".
Disponibilizamos também clipping do artigo publicado na edição impressa. Confira!
0 Comentários