
Com foco na construção de vínculos saudáveis e no cuidado com o desenvolvimento emocional dos bebês, o Sesc Santa Catarina lança o Projeto Afago, uma iniciativa da Rede Sesc de Ensino que reafirma o compromisso com uma educação afetiva voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
Presente em dez unidades do estado — Araranguá, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Palhoça, São Bento do Sul e São João Batista —, o projeto tem como objetivo fortalecer os laços entre bebês, educadores e famílias, integrando ações educativas e de saúde mental desde os primeiros meses de vida.
Por meio de formações quinzenais com o especialista Fábio Bisol Brum, as educadoras estão aprofundando os conhecimentos sobre o desenvolvimento psíquico e emocional da criança na primeira infância, entendendo as necessidades dos bebês para além dos cuidados físicos.
Além das ações internas com a equipe pedagógica, o Afago também promove momentos de escuta, troca de experiências e orientações para as famílias, por meio de uma série de encontros online com especialista convidado. As transmissões são abertas ao público e acontecem no canal do Sesc no YouTube, das 19h às 20h.
Confira a programação:
- 28/05 – Quando o colo sustenta o mundo: o poder do ambiente nos primeiros cuidados
- 18/06 – Quando você me olha, eu existo: o bebê e o espelho da relação
- 09/07 – Entre empurrões e descobertas: a agressividade que abre caminho
- 13/08 – Brincando de ser eu: o mundo interno que nasce na brincadeira
- 10/09 – Quando machuco e depois cuido: os primeiros gestos de empatia
- 24/09 – De mãos dadas com o mundo: a aventura de crescer com segurança
Cada tema busca lançar luz sobre os aspectos emocionais e afetivos da primeira infância, reforçando a importância das interações sensíveis e atentas no cotidiano familiar e escolar. A proposta é que as famílias se sintam acolhidas e compreendidas, e possam reconhecer no Sesc um parceiro no cuidado com o bem-estar integral das crianças.
Os links de acesso aos encontros serão enviados pelas unidades participantes diretamente na agenda eletrônica das crianças.
Com o Projeto Afago, o Sesc reforça que educar também é cuidar, acolher e criar espaços de afeto e escuta — elementos essenciais para que cada criança possa crescer segura, saudável e feliz.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários