O projeto Interface, desenvolvido pela Rede de Ensino do Sesc-SC, tem como propósito promover experiências de integração entre as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. A iniciativa estimula a convivência entre diferentes faixas etárias, gerando momentos ricos de aprendizagem e socialização.
As atividades do projeto favorecem o desenvolvimento de habilidades como empatia, paciência, escuta, cuidado e cooperação, além de potencializar competências linguísticas, coordenação motora, noção espacial e autonomia.
Na Escola Sesc Chapecó, o projeto teve como foco fortalecer os vínculos entre os estudantes do Maternal I e Pré II e os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Para isso, foi realizada uma atividade especial de integração, que envolveu momentos de massagem e troca de afeto entre as turmas.
O encontro foi marcado por gestos de carinho, sorrisos e acolhimento.
As crianças pequenas demonstraram confiança e encantamento ao interagir com os colegas mais velhos, que retribuíram com cuidado e responsabilidade.
“Os adolescentes falaram que se sentiram muito responsáveis e felizes com a troca. Alguns relataram que lembram com muito carinho do ‘Sesquinho’ e de professoras que fizeram parte da sua trajetória”, compartilhou a professora Kimberli.
Entre os momentos marcantes, surgiram falas espontâneas que expressaram a ternura da vivência: “Quando eu for grande, vou usar uma camiseta igual à tua”, disse Serena, de 2 anos.
Já Inácio, também de 2 anos, olhou para o colega do 9º ano e afirmou admirado: “Que grande você é!”.
A atividade proporcionou um ambiente de confiança, alegria e superação. Cada sorriso e abraço reforçou o valor da convivência entre diferentes gerações e a importância do aprendizado que vai além da sala de aula — um verdadeiro encontro de afeto e construção de memórias.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários