Em Santa Catarina, as atividades pedagógicas presenciais seguem suspensas pelo menos até 12 de outubro, como medida de prevenção ao coronavírus estabelecida pelo governo estadual. O retorno dependerá ainda da situação pandemia, pois as condições de saúde precisam ser favoráveis e as escolas devem estar preparadas.
Plano de Ação da Escola Sesc-SC:
Na Rede de Ensino Sesc-SC o plano de ação para a volta das aulas presenciais com segurança foi elaborado de forma colaborativa por representantes das 27 unidades escolares, a partir de muitos estudos, discussões e planejamento. As equipes de trabalho definiram as estratégias em quatro eixos: comunicação, saúde, pedagógico e formação. Cada escola tem suas diretrizes, considerando a estrutura física, os recursos humanos e realidade local.
Os protocolos sanitários e operacionais adotados seguem as orientações do Departamento Nacional do Sesc e dos órgãos competentes, para que as escolas possam receber os alunos e colaboradores com segurança, quando houver condições do retorno. Entre as medidas preventivas elencadas no plano de ação estão: instruções de saúde e segurança, protocolos de limpeza e desinfecção, configuração física adequada de salas de aula e áreas de trabalho, plano de circulação, entrada e saída dos alunos, entre outros procedimentos que evitem a disseminação do vírus. A prioridade continua sendo preservar o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade escolar, assim como o compromisso com a proposta pedagógica e a parceria com as famílias.
Formação das equipes escolares:
Com o objetivo de capacitar as equipes de Educação, o Sesc-SC realizou uma formação on-line, conduzida pelos profissionais responsáveis pelo plano de ação, com o apoio da equipe de Educação do Departamento Regional (DR). Em três encontros, via plataforma Teams, foram compartilhadas informações sobre as estratégias para a retomada, medidas preventivas e de segurança, protocolos sanitários e operacionais, entre outras orientações.
"A Alegria de voltar para escola: atos de formar" foi o tema tratado no dia 03/09, em videoconferências conduzidas pelas equipes das escolas Sesc Palhoça, Tijucas, Chapecó, Laguna e São João Batista. No dia 09/09 representantes da área Saúde do DR e das Escolas de Rio do Sul, São Bento do Sul e Blumenau trataram o assunto "Comunicação e os protocolos de saúde". Para finalizar, no dia 15/09, educadoras das escolas de Brusque, Caçador, Criciúma, Curitibanos, Joinville e Xanxerê, abordaram a temática "A presença dos aspectos pedagógicos". Haverá ainda um encontro para tirar dúvidas, no dia 23/09.
“Sabemos que não será uma retomada de onde paramos, todos voltaremos diferentes de como éramos há alguns meses. Estamos empenhados em criar condições que garantam segurança às famílias no processo de retorno à escola, atendendo às necessidades de saúde e o acolhimento emocional dos alunos, assim como de um espaço para a reconstrução dos vínculos”, salienta o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.
A Escola Sesc está preparada para o retorno, de forma híbrida, com aulas presenciais e virtuais, assim que for autorizado pelo governo estadual. Enquanto não houver a liberação, as atividades seguem a distância na Rede de Ensino da Instituição. Desde o dia 03 de abril, as aulas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecem de forma on-line. Os encontros são conduzidos pelos professores, que trabalham os conteúdos curriculares e transversais, com auxílio de plataformas de ensino e recursos tecnológicos.
Em breve o Sesc divulgará mais detalhes e o calendário pedagógico, que ainda depende da data de reabertura.
Clique aqui para acessar informações sobre as matrículas para o ano letivo 2021.
0 Comentários