Leitura e criatividade
Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita entre estudantes da Rede de Ensino Sesc-SC, foi dada a largada para o projeto Escola Escritora 2024. A primeira etapa está com inscrições abertas até o dia 12/04, e as oficinas acontecem ainda em abril.
Ao longo do ano letivo, serão quatro etapas, contemplando diferentes linguagens do campo criativo na literatura.
As Escolas Sesc participantes nesta primeira etapa são de Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Rio do Sul, São João Batista e São Miguel do Oeste.
Escola Escritora
A competência escritora é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, por isso, o hábito da leitura e da escrita precisam ser fomentados na escola, observando seu importante papel no desenvolvimento da criticidade, da análise, das competências intelectuais, cognitivas, sociais e culturais.
O objetivo do projeto é realizar e desenvolver oficinas com atividades de escrita, tendo o propósito de fomentar e formar uma comunidade de leitores, assim como explica o Analista de Educação de Ensino Fundamenta, Junior Cesar Mota. “Nas Escolas Sesc, acredita-se que prática da leitura se constitui em ações de sociabilidade, interação, apropriação, transmissão e de representação por meio do ato de leitura, e assim, a Escola Escritora tem como meta criar uma cultura de escrita vinculada a uma cultura de leitura. Neste sentido, os estudantes participantes das oficinas possuem a oportunidade de conhecer diferentes vertentes da literatura e são estimulados a ler e a escrever.”, relata.
Entre as oficinas realizadas em edições anteriores, se destacam a Escrita de Contos, Narração com Livros, Vídeo-Poema, Escrita de Microcontos, Contação de Histórias, Escrita Teatral, Poesia Falada, Escrita de Crônicas, Escrita de Poesia Haicai, Escrita de Roteiro, Desenho de Personagem e Desenho para HQs.
Esta diversidade de possibilidades revela um projeto com foco na criatividade do
estudante a partir dos recursos oferecidos pelo campo da leitura e escrita.
Em 2024, cada Escola Sesc que oferta o Ensino Fundamental terá duas edições do Projeto, mediante cronograma a ser divulgado para as inscrições.
Ele é gratuito e de grande relevância para o processo de ensono e aprendizagem.
Escola Sesc
A proposta do Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos, em uma escola dinâmica, que ultrapassa a transmissão de informação e se compromete com a aprendizagem.
Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc constroem alicerces para uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social.
Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura. A Rede de Ensino Sesc-SC trabalha com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.
Na Educação Infantil, as crianças contam com atividades lúdicas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um.
Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade. Para o Sesc, cada criança é única, a Instituição faz de tudo para que todas elas cresçam em um ambiente de afetividade. O Ensino Fundamental é desenvolvido por profissionais qualificados, com material didático e roteiros digitais repletos de conteúdo e criatividade.
No Ensino Fundamental do Sesc, os projetos valorizam o conhecimento e os anseios dos estudantes para formar visão de mundo com criticidade e liberdade e construir valores mais sólidos. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais.
E, além disso, o aluno participa de atividades artísticas, de ações de sustentabilidade e recebe uma cultura empreendedora. É um ensino mais consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo.
Confira os registros do Escola Escritora 2023
Vem que o Sesc Tem: Aprendizagem e transformação social nas Escolas da Rede Sesc de Ensino
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários