Muitos motivos fazem com que a trajetória escolar seja interrompida precocemente. Ajudar os pais, autoestima, filhos que chegam antes do tempo… Cada um dos 36 alunos que se formaram no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do Sesc Prainha, na última sexta-feira, 06/12, carrega em sua história as marcas dessa lacuna. Porém, agora chegou a vez de ultrapassar as barreiras e começar a escrever uma nova história.
É o caso de Maria Helena de Jesus Caetano, que aos 53 anos se tornou empreendedora. A chegada dos filhos, e o então marido, a impediram de terminar os estudos na idade regular. Quando precisou voltar para o mercado de trabalho, após 15 anos aposentada, buscou uma profissionalização e precisou começar pela conclusão do Ensino Médio. Foi aí que o Sesc entrou na sua vida:
“Cheguei a cento e poucos quilos, deprimida, sem motivação. No início achei que aquele não era o meu lugar. Mas aos poucos fui fazendo amigos. A professora Estefânia nos desafiou a enfrentar os nossos medos e eu levei muito a sério. O professor Alisson me colocou para ler livros obrigatórios, e encontrei alguns que abriram muito a minha mente. Eu já fazia salgados, mas o professor de matemática me incentivou a montar um plano de negócios e hoje toda a minha família trabalha comigo no meu empreendimento.”
A história de Priscila Oliveira Gomes de Melo, 33 anos, é a de muitos jovens que precisam interromper os estudos para auxiliar os pais na renda da família. Apesar dos desafios, conseguiu tornar-se autônoma e hoje tem um pequeno negócio de doces e biscoitos. Mesmo após entrar na EJA, precisou mais de uma vez pausar os estudos para trabalhar. “Retornei e finalmente conseguir concluir o meu objetivo. Tenho o sonho de cursar medicina, então não vou parar nunca de estudar”, ela conta.
A Educação de Jovens e Adultos do Sesc tem o objetivo de possibilitar a continuidade dos estudos para aqueles que não conseguiram obter o diploma na infância e adolescência. Nas salas de aula, o Sesc adota metodologias educacionais sociais e construtivas que valorizam a cidadania de acordo com a realidade de cada aluno.
Durante o curso, o Sesc realiza ações nas salas de leitura e bibliotecas, em mostras de artes plásticas, ações esportivas, culturais, de lazer e saúde, bem como cursos de geração de renda que são integradas aos estudos. São ações que também contribuem para formação completa dos indivíduos e por consequência, das comunidades como um todo.
Para Daniela da Silva Quintana, 39 anos, cozinheira no Hospital Universitário, os professores fizeram toda a diferença nessa conquista: “Eu nunca tinha visto uma escola assim, eles dão todo o suporte ao aluno, especialmente porque muitos trabalham o dia inteiro. Todos os professores são muito atenciosos, desde os professores até a direção, são excelentes”.
Daniela conta que foi mãe na adolescência, e por conta disso não conseguiu concluir o Ensino Médio. Foi o seu genro, que também estuda no Sesc Prainha, que a incentivou a retomar os estudos e concluir esta etapa. “Como aqui em Florianópolis temos muitas oportunidades de estudos, técnicos, faculdades, decidi concluir o Ensino Médio para conseguir começar um curso superior. Meu plano é prestar vestibular para Enfermagem e continuar na área em que atuo hoje, porém em um outro nível”, ela completa.
Foi também uma aluna da EJA do Sesc que convenceu Rodrigo Nunes da Silva, 36 anos, a aproveitar a oportunidade. Sua esposa, Tatiana Feijó da Silva já havia concluído o Ensino Médio no Sesc Prainha, e incentivou que ele fizesse o mesmo. “Na época, eu a incentivei muito a estudar, e a vida dela mudou muito, pra melhor. Na semana que vem teremos mais uma formatura na família, pois ela agora vai concluir o Magistério!”, conta Rodrigo, que acabou de ser contratado para trabalhar como motorista em um supermercado.
A formatura da EJA foi acompanhada por um auditório lotado de familiares e amigos que, emocionados, celebraram juntos esta conquista.
3º ano A
Ana Virginia Duarte Henrique
Eduarda Santana Ferreira Vieira
Francinne Gomes Ribeiro
Giovanna Bang Souza
Isadora Desessards Orlandi
Janaina De Sousa Silva
Juliana Correa Madeira
Karollina Dos Santos Pereira
Ketlin De Oliveira Nunes
Leandro De Azambuja Neto
Maria Eduarda Meira
Natalia Lima De Souza
Natanaeli Pereira Machado
Pedro Henrique Machado Baisi
Ruan Hames Pereira
Sophia Rosa Da Silveira
Tainara Varella Dos Santos
Vitoria Mariano Da Silva
3º Ano B
Ana Karollyne Silva Bezerra
Bruna Elizalde Machado
Carla Catiucia Viana Dorneles Oliveira
Christian Paim Faustino
Daniela Da Silva Quintana
Ederson Antonio Tenconi
Gabriel Emilio Do Rosario
Gisele Lourdes De Matos Nicolau
Guilherme Da Silva Saldanha
Guilherme Henrique Ramos
Hadassa Parisotto Furlan
Igor Marcelo Ferreira De Freitas
Joice De Souza Andre
Karyn Ludimila Moreira Queiroz
Leonardo De Oliveira Eleutherio
Leonildes Francisca De Agustinho
Lucas Vicente Gonzaga
Maria Helena De Jesus Caetano
Nelma Bispo De Jesus
Priscila Oliveira Gomes De Mello
Rodrigo Nunes Da Silva
Rossana Carolina Rodrigues
Simone Esteves Cardoso
Tamires Rodrigues David
Sobre a Educação de
Jovens e Adultos do Sesc
Sobre a Educação de Jovens e Adultos do Sesc
A EJA do Sesc atende ao público a partir de 15 anos de idade
e abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Em Canoinhas, Caçador e
Tijucas) e o Ensino Médio (em Florianópolis) com certificação. A inscrição é
gratuita.
Utilizamos uma metodologia de ensino que estimula a
construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando
saberes, aproximando famílias e comunidades. Possuímos uma equipe de educação
capacitada para atender o aluno e seus familiares em suas especificidades.
Respeito e afeto são valores essenciais no processo de aprendizagem.
0 Comentários