Está em cartaz no Sesc São João Batista, de 17/09 a 25/10, a exposição fotográfica “Bichos do Sul”, sobre animais silvestres presentes na região Sul. A mostra tem curadoria do fotógrafo Zé Paiva, que também é autor das imagens e busca aglutinar a arte da fotografia ao conhecimento científico sobre os animais retratados. A visitação gratuita acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e nos sábados, das 9h às 15h.
Com o intuito de valorizar os animais da região, Zé Paiva desafiou-se a percorrer vários locais da região Sul, entre eles rios, ilhas e florestas, para que pudesse fotografar os animais com espontaneidade em seu habitat natural. A exposição mostra o Tatu Peludo, o Graxaim, a Borboleta, Sapo-Boi e outros. “No Brasil, conhecemos mais animais africanos do que os nativos do nosso país. Esta mostra busca preencher um pouco essa lacuna exibindo animais da região Sul: alguns raros, outros mais comuns, alguns ameaçados de extinção, outros não, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos capazes de cativar nossa simpatia”, declara o fotógrafo. Zé Paiva, ainda jovem, formou-se em Engenharia Mecânica. Após concluir o curso, percebeu que a fotografia era realmente sua paixão. Hoje, possui diversas formações na área de fotografia, já fotografou para o Jornal O Globo e foi agraciado com prêmios em Paris.
A mostra é formada por 12 fotos impressas em grande formato (100x125 cm) e seis painéis de textos com informações sobre os animais, escritos pela bióloga e escritora Márcia Riederer (autora do livro "Animais da nossa terra"). Cada uma traz uma frase do naturalista alemão Fritz Müller, que viveu no Brasil no século XIX. Os painéis foram feitos de madeira de demolição reciclada e a montagem emula uma caminhada na floresta, inclusive com serrapilheira no chão (folhas secas do chão da mata).
Em uma realização do Sesc, a mostra circula pelo Estado desde 2014 e já passou pelas cidades de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Tijucas, Blumenau, Lages, Laguna, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Palhoça, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Urubici, Joaçaba, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul e Tubarão. Até o momento aproximadamente 75 mil visitantes prestigiaram a programação nos 20 municípios.
Texto de apresentação da exposição “Bichos do Sul”, por Zé Paiva
Até a Renascença muitos cientistas eram também artistas e vice-versa. Um exemplo bem conhecido foi Leonardo Da Vinci (1452 – 1519), misto de cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Principalmente depois da Revolução Industrial, a sociedade partiu para um crescente processo de especialização e assim a ciência e a arte foram dissociando-se.
Nesta exposição buscamos aglutinar a arte da fotografia ao conhecimento cientifico sobre os animais retratados. Para tanto buscamos inspiração no naturalista alemão Fritz Müller, que além de cientista era poeta, filósofo, professor, médico, agricultor e exímio desenhista.
No Brasil conhecemos mais animais africanos do que os nativos do nosso país. Esta mostra busca preencher um pouco essa lacuna exibindo animais da região sul: alguns raros, outros mais comuns, alguns ameaçados de extinção, outros não, uns mais conhecidos, outros menos, mas todos capazes de cativar nossa simpatia.
Todos os animais fazem parte de uma imensa teia chamada natureza, que não é algo dissociado do nosso mundo, sejamos urbanos ou não. Pelo contrário, todo equilíbrio da vida na Terra depende da natureza, pois tudo no planeta está interconectado. A isso chamamos ecologia, do latim oikos – casa e logos – estudo, ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente.
Cada animal, desde a enorme baleia, até a pequena formiga, tem seu papel nessa teia da vida. Desse equilíbrio depende nossa sobrevivência no planeta, pois para que a vida seja possível precisamos de água, de ar, de alimentos. Nós também temos um lugar nessa teia da vida, em todas as atitudes do nosso dia-a-dia. É premente que tomemos consciência do nosso papel nesse cenário e não vejamos a natureza como algo distante e belo para ser somente apreciado.
Sobre Zé Paiva
Trocou a Engenharia pela fotografia em 1984. Desde então viaja pelos quatro cantos do mundo criando imagens. É pós-graduado em fotografia pela UNIVALI. Já ensinou fotografia na ESPM, UDESC e FURB. É autor dos livros “Expedição Natureza Santa Catarina”, “Natureza Gaúcha” e “Natureza Tocantins”. Suas fotos foram selecionadas para a coleção Pirelli MASP em 2009. Em 2012 recebeu o Prêmio FUNARTE Marc Ferrez.
Serviço:
Exposição fotográfica “Bichos do Sul”
Local: Sesc São João Batista
Endereço: Avenida Egydio Manoel Cordeiro, s/nº - Centro, São João Batista.
Data: 17/09/2019 a 25/10/2019
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e sábados das 9h às 15h.
Agendamentos de Escolas pelo telefone: (48) 3265.1861
Sesc realiza exposição fotográfica “Bichos do Sul” em São João Batista
19/09/2019 - Atualizado em 19/09/2019 - 822 visualizações
0 Comentários